PRA NOSSA MEDITAÇÃO UM ESTUDO BÍBLICO SOBRE A LUZ (VERDADE) E SEU REFLEXO NO NOSSO VIVER.

A luz


Gêneses 1:3 (RA) Disse Deus: Haja luz; e houve luz.


Gêneses 3:8 (RA) Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
Dallas Willard declara: "Quase todos os atos e intenções maus começam com a premissa de que podem ser encobertos pelo engano". O reino das trevas é construído sobre mentiras, segredos e escuridão. Ele exige a ausência de luz para que sobreviva. Portanto, apesar de toda a aparência de poder, o reino das trevas é estruturalmente muito fraco. Se você acender a luz, as baratas correram para debaixo da geladeira.
Um bom exemplo disso é o recente escândalo com o banco BCCI. Todo mal cometido pelo BCCI só poderia ter ocorrido porque centenas de participantes "mantiveram segredo". Uma brecha no sistema trouxe tudo à luz. Um fio foi puxado e todo o sistema se revelou.


O PECADO CRESCE NAS TREVAS


(formação das primeiras estrelas)


Jó 24:13,15,17 (RA) Os perversos são inimigos da luz, não conhecem os seus caminhos, nem permanecem nas suas veredas... Aguardam o crepúsculo os olhos do adúltero; este disse consigo: ninguém me reconhecerá; e cobre o rosto... Pois a manhã para todos eles é como sombra de morte; mas os terrores da noite lhes são familiares.
Isaías 29:15-16 (RA) Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem as escuras, e dizem Quem nos vê? Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.
Isaías 28:15 (RA) Porquanto dizeis: ... não chegará a nós porque por refúgio temos a mentira, e debaixo da falsidade nos temos escondido.
Salmo 139:7,11-12 (RA) Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite... as trevas e a luz são a mesma coisa.
Jeremias 23:24 (RA) Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor; porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
Jeremias 16:17 (RA) Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniquidade aos meus olhos.


A LUZ COMO JUIZ


(SUPERFÍCIE SOLAR)


A mesma luz que faz uma planta crescer, endurece o barro. A luz é a mesma, mas as consequências são completamente diferentes.
João 3:19-21 (Phi) "O julgamento é este: a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas ao invés da luz porque suas obras eram más. Todo aquele que pratica o mal odeia a luz e se mantém longe dela, pois tem medo que suas obras sejam expostas. Mas todo aquele que pratica a verdade aproxima-se da luz para que fique claro que tudo o que ele faz é feito em Deus.
SEGREDOS SÃO TEMPORÁRIOS; VOCÊ PODE CONTAR COM A LUZ
Mateus 10:26-27 (NVI) "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.
Marcos 4:22 (Jer) "Pois nada está oculto, senão para ser divulgado; e nada mantido em secreto, senão para ser trazido à luz".


O QUE A LUZ ILUMINA?



( ESTRELAS REVOLTAS EM GÁS, NASA)


Salmo 90:8 (RA) Diante de ti pusestes as nossas iniquidades, e sob a luz do teu rosto os nossos pecados ocultos.
Jó 12:22 (RA) Das trevas manifesta coisas profundas, e traz à luz a densa escuridade.
Jó 28:11 (RA) ... e traz à luz o que está escondido.
Daniel 2:22 (RA) Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
1 Cor. 4:5 (Phi) ... Ele trará a luz do dia tudo o que no presente está escondido nas trevas, e ele exporá os desígnios ocultos do coração dos homens.


TROPEÇANDO NAS TREVAS?


(MORTE DE UMA ESTRELA)


Imagine-se em uma sala escura. Na sala há esculturas grotescas, objetos pontiagudos pendurados no teto, montanhas de sujeira no chão e móveis velhos nos quais você pode tropeçar. No escuro é impossível imaginar que há algo de errado com esta sala. Contudo, a luz revelaria que na verdade esta sala é horrível; e então não poderíamos fingir! A dor que sentiríamos não seria melhor para os nossos "olhos" quando a luz fosse acesa, do que a dor que sentiríamos se tropeçássemos? Se a luz estivesse acesa tudo seria exposto; poderíamos andar pela sala sem acidentes; a sala poderia ser limpa; e poderíamos até encontrar coisas bonitas e de valor lá, que poderíamos apreciar e usar. Se a luz é acesa, nós a apreciamos ou corremos para "apagá-lá"? Nós a aceitamos, mesmo que nos faça sofrer?
Isaías 59:9-10 (RA) Por isso está longe de nós o juízo e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não tem olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e entre os robustos somos como mortos.
Jó 12:25 (RA) Nas trevas andam as apalpadelas, sem terem luz, e os faz cambalear como ébrios.
João 12:46 (NVI) Eu [Jesus] vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
João 11:9-10 (RA) Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
Hebreus 4:12-13 (Phi) Porque a palavra que Deus fala é viva e ativa; corta mais agudamente do que qualquer espada de dois gumes; penetra o lugar onde a alma e o espírito se encontram, até às intimidades mais profundas do ser humano; examina os próprios pensamentos e motivações do coração do homem. Nenhuma criatura pode se esconder da vista de Deus; tudo esta nu e exposto diante dos olhos daquele a quem teremos que encarar.
João 12:35 (NVI) Disse-lhes então Jesus: "Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.
Salmo 32:5 (RA) Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
1 João 2:9-11 (Phi) Aquele que declara estar "na luz" mas odeia seu irmão continua, de fato, em completa escuridão. O homem que ama seu irmão e vive na luz, não tem razão alguma para tropeçar. Mas o homem que odeia seu irmão tem seu acesso à luz bloqueado e procura as apalpadelas seu caminho no escuro sem saber para onde ir, pois a escuridão o tornou cego.


A PRIMEIRA OBRA DO ESPÍRITO SANTO

(FOTO EM DETALHE, DO BERÇÁRIO DE ESTRELAS,NASA)


João 16:7-9, 12-13 (Phi) "... pois se eu não fosse embora, o Ajudador divino não poderia vir a vocês. Mas se eu for, eu o mandarei para vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do significado do pecado, da verdadeira bondade, e do juízo. Ele exporá o pecado deles, porque eles não creram em mim". ... "Eu tenho muito mais para dizer a vocês, mas agora vocês não o podem suportar. Contudo, quando aquele sobre o qual eu falei vier - o Espírito da verdade - ele guiará vocês a toda verdade..."
Salmo 69:5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas.
Quando um alcóolatra admite que tem problemas com bebidas, metade do problema é resolvido. O resto é alcançado através de grupos de ajuda, como Alcoólatras Anônimos. O alcóolatra tem que encarar seus companheiros e encarar seu comportamento de frente. Para todos nós a única cura é nos movermos e nos mantermos na luz. Na luz experimentamos perdão, amor, cura e comunhão. Rejeitar a luz é o mesmo que rejeitar a Deus.
1 João 1:5-10 (Phi) Aqui está, então, a mensagem que deles ouvimos, e agora proclamamos a vocês: DEUS É LUZ e nenhuma sombra de escuridão pode existir nele. Conseqüentemente, se dissermos que temos comunhão com ele e continuarmos vivendo em trevas, estaremos tanto falando como vivendo uma mentira. Mas, se realmente estamos vivendo na luz na qual ele existe eternamente, teremos verdadeira comunhão uns com os outros, e o sangue que seu filho Jesus derramou por nós nos mantem purificados de todo pecado. Se nos recusarmos a admitir que somos pecadores, estaremos vivendo em um mundo de ilusão e a verdade se tornará uma estranha para nós. Mas, se admitirmos livremente que pecamos, veremos que ele é digno de confiança e justo - ele perdoa nossos pecados e nos faz totalmente limpos de tudo que é mau. Pois, se dissermos que "não pecamos", o fazemos um mentiroso e nos desligamos do que ele tem a dizer a nosso respeito.
Tiago 5:16 (Phi) Vocês deveriam adquirir o hábito de admitir seus pecados uns aos outros, e orar uns pelos outros, para que vocês sejam curados.
A tentação é a de rejeitar a dor na consciência, a dor que sentimos quando encaramos nossos pecados e imperfeições. Parece melhor agüentar dor do pecado e evitar a luz - a luz da bondade que nos mostra como somos, a luz do escrutínio que nos expõe, a luz da verdade que penetra o nosso engano.
Portanto, confessamos nossos pecados em secreto a Deus, e pedimos o Seu perdão. E ele nos perdoará; mas provavelmente nós continuaremos a pecar e nos encontraremos envolvidos com o círculo vicioso do pecado. Precisamos mais do que perdão, precisamos de cura. A palavra de Deus é mais clara do que queremos encarar:
Tiago 5:16 (RA) Confessai, pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados...
Tiago 5:16 (Wey) ... para que sejais sarados.


CONFISSÃO É BOM PARA A ALMA?



(BURACO NEGRO CERCADO POR ANÉIS)


Se Deus é luz, é melhor que nos acostumemos a Ele. Mas quando nos Dirigirmos para a luz, nossas obras serão expostas. Nós temos que levar o custo em consideração. Ele já sabe, mas agora outros também saberão.
Na luz de Deus, o orgulho se derrete como cera, e o impulso da carne é querer correr para se cobrir. Mas, se resistirmos a tentação de "diminuirmos a luz", ai sim Deus iluminará as fraquezas nas quais "tropeçamos". Isto faz parte da "verdade" que "nos libertará".
Salmo 51:5-6, 16-17 (RA) [Davi] Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que tu comprazes na verdade no íntimo, e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria... Pois não te comprazes em sacrifícios, do contrário eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus...
Prov. 28:13 (RA) O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.


VIVENDO NA LUZ



(NOVAS ESTRELAS EM FORMAÇÃO, NASA)


Lucas 18:13-15 (NVI) "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou um pecador'. Eu lhes digo que este homem... foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
Atos 19:18 (NVI) Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.
1 Timóteo 5:20 (NVI) Os [presbíteros] que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.
Rom. 13:12 (BLH) A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz.
NÓS PERTENCEMOS AO DIA
1 Tessalonicenses 5:5-8 (NVI) Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Salmo 119:105 (RA) Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.
2 Coríntios 4:2-6 (NVI) Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos;... Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.


SEJA LUZ



(ESTRELA JOVEM,NASA)


Efésios 5:8-14 (Phi) Outrora vocês eram "trevas" mas agora, como cristãos, vocês são "luz". Vivam, pois, como filhos da luz. A luz produz no homem tudo o que é bom, justo e verdadeiro. Deixem suas vidas serem provas vivas das coisas que agradam a Deus. Afastem-se das atividades infrutíferas das trevas; deixe a vida de vocês expor sua futilidade. (Vocês sabem a que tipo de coisas estou me referindo - detalhar seus feitos secretos é muito vergonhoso para ser mencionado). Pois a luz é capaz de mostrar todas as coisas como elas realmente são. É até possível que a luz transforme em luz as coisas sobre as quais é refletida.
2 Samuel 22:29 (RA) Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas.
Salmo 27:1 (RA) O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Mateus 5:14-15 (Phi) "Vocês são a luz do mundo - é impossível esconder uma cidade construida no topo de um monte. Os homens não acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de um balde. Eles a colocam num velador e todos que estão na casa são iluminados".
Prov. 4:18-19 (RA) Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos e como a escuridão: nem sabem eles em que tropeçam.
João 8:12 (NVI) ..."Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".
João 1:15 (Phi) A luz continua brilhando nas trevas e as trevas nunca a apagaram.
Daniel 12:3 (RA) Os que forem sábios, pois, resplandecerão, como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas sempre e eternamente.




Seal 
( ACRÉSCIMOS DE FOTOS DA NASA)












PAI AMADO, NA HUMILDADE DO MEU CORAÇÃO
 PROSTO-ME DIANTE DE TUA SANTIDADE
CLAMANDO POR TUA MISERICÓRDIA E PROVIDÊNCIA
SEI QUE COMO FAZES COM AS ESTRELAS
PODES FAZER EM MIM, FAZ-ME RENASCER
DENTRO DE UM ABRAÇO TEU DE SANTIDADE 
TENHO RECORRIDO AO TEU NOME
E TENHO FEITO VOTOS...
TU, E SOMENTE TU CONHECE-ME INTEIRA
 TOMA-ME COMO VASO, REFAZ-ME
SEGUNDO TEU QUERER E TUA BONDADE
PRA QUE TE SEJA AGRADÁVEL
 E ENCHE-ME SEGUNDO A TUA VONTADE
PRA QUE EU POSSO SER VAROA VALOROSA
E EM MIM BRILHE TEU ESPIRITO
 GLORIFICANDO TEU  SOBERANO  NOME
POR TEU AMOR EU TE AGRADEÇO 
NO NOME DE JESUS
AMÉM.









3 comentários:

helia disse...

Uma linda oração para ler e meditar nesta tarde de sábado! Vídeos e imagens maravilhosos!
Um lindo blog! Gostei muito.

Linasolopoesie disse...

CIAO VALQUIRIA.
Che bellissimo blog il tuo .
Penso che avrai scritto qualcosa di interessante . Avrei tanto voluto leggere il post , ma non conosco la tua lingua e perb tanto non ho visto che hai postato il traduttore in italiano.
Visto che adesso ci siamo messe in contatta spero la prossima volta di trovarlo , così ti dirò il mio parare .
Ora ti faccio gli auguri di una serana Domenica e di un felice ferragosto.
Un bacio dalla tua nuova amica Italiana Lina

Evanir disse...

Muitas Vezes Deus Tira Alguem Que
Amamos Tanto.
Mais Esse Mesmo Deus Traz Alguem
Que Aprendemos Amar..
Por Isso NÃo Devemos Chorar
Pelo Que Nos Foi Tirado
E Sim ..Aprender A Amar O
QUE Nos Foi Dado ..
Nada Que È Nosso Vai Embora Para Sempre.
A Você Com Muito carinho um
feliz Domingo (DIA DOS PAIS)
Beijos No Coração.
Evanir