Façamos de nosso domingo um dia de louvor e adoração, e como fazemos isso? por que devemos louvar? como louvar? aqui entenderemos o que é o LOUVOR.

:: Adoração no Tabernáculo de David ::

   DEUS deu a Davi, através dos profetas da época, as ordenanças para a Adoração e Louvor em Seu Tabernáculo
(II Cr 29:25).
E pôs os levitas na casa do SENHOR com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por mão de seus profetas.
A adoração era contínua.
Quatro mil levitas foram separados para louvar a  DEUS com instrumentos musicais. Repartidos em turnos e por famílias, tinham a obrigação de estar em pé a cada manhã e a cada tarde para louvarem o DEUS e oferecerem sacrifícios
(I Cr 23:30). 
E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e semelhantemente à tarde;
Alguns foram separados para profetizarem com instrumentos, em ações de graças e louvores.
(I Cr 25:2-3). 
Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao SENHOR.

Os mais novos aprendiam com os mais experientes, os mestres e os discípulos (verso 8).
Eram sustentados pelos dízimos e ofertas do povo e viviam somente para o culto ao Senhor no Tabernáculo


Formas de Louvor e Adoração no meio do culto a Deus

INTRODUÇÃO


Este é um estudo de interesse daqueles que verdadeiramente desejam aperfeiçoar a forma de servir ao Senhor Jesus, Yeshoua Ha Machiah. Quando realmente buscamos as orientações bíblicas para o culto, modus vivendi, palavras e ações, materializamos declarações que não são produzidas apenas pelos lábios, mas geradas no coração, com fome e sede de mais comunhão com o Deus todo poderoso, Senhor do universo.

Fazer diferença no meio da Igreja, e no meio da igreja local, depende do quanto verdadeiramente buscamos ao Senhor, Sua Palavra, e praticamos. Apenas o nosso talento, por mais maravilhoso que possa parecer aos homens, não é o suficiente para um culto em espírito e verdade. Sem a unção do Espírito de Deus sobre nós, em um estilo de vida de busca contínua, qualquer ação para culto é apenas uma tentativa de presentear alguém que não deseja ganhar nada, só deseja comunhão. Ele, o Adonai Elohim, deseja comunhão conosco, mais nada !
Quero passar rapidamente alguns pontos que o Senhor me levou a estudar nestes dias, adicionando revelações recebidas anteriormente. Estou certo de que não ministro uma doutrina, muito menos esgoto o assunto, mas quero compartilhar algumas coisas preciosas que nos abrirão caminhos para mais revelações do Deus infinito.

SERVOS PARA DEUS
Mateus 9:37 "... A seara é realmente grande, mas os ceifeiros são poucos. Rogai pois ao Senhor da seara que envie ceifeiros para a sua seara."

Não podemos pensar que existe "Clero e Leigo" no Reino de Deus. Por causa desta cultura maligna, herdada através de Roma, muitos crentes pensam que só o pastor é uma autoridade com responsabilidades espirituais. De outra forma, muitos pastores pensam que os demais membros são apenas leigos, auxiliando a "Obra". Com isto, temos muitos músicos, cantores e ajudantes no ministério da música na igreja local que não entenderam que são ministros do altar, são "ceifeiros da seara do Senhor" .

Você que está participando deste congresso precisa tomar uma posição de ministro, autoridade do Senhor, cada dia mais, afim de ser verdadeiramente usado pelo Senhor, e não apenas executar seus talentos.

Peça ao Senhor que mude sua forma de pensar, ver e viver, se assim for necessário, mas não deixe-se levar pela "moda gospel" da música como um entretenimento santo.

Você é um ministro de Deus, e o Senhor está investindo em sua vida neste momento, por isso você está recebendo esta ministração.

Você não é apenas um músico ou cantor que "ajuda" no louvor da igreja. Você é uma autoridade sacerdotal, um servo do Senhor Jesus, deve viver como tal, deve se preparar para o serviço sacerdotal. Desta forma o Senhor vai ungir e dinamizar seus talentos para o cumprimento do projeto soberano do Deus altíssimo.

Oremos:

Senhor, faça de nós, cada dia mais, ministros do Teu Altar, para oferecermos ao Senhor um culto verdadeiro, em espírito e em verdade, afim de que Tu sejas exaltado, e Teu poder se manifeste entre nós, edificando, curando, libertando, salvando vidas para Teu Reino. Amém!

O TRABALHO PRÉVIO DE DEUS
O Senhor trabalha para a efetivação de Seus planos e projetos. Eles são infalíveis, e na verdade já estão todos executados nas regiões celestes. Aguardam apenas o tempo e espaço físico para se materializarem em nós e entre nós.

Veremos os principais recursos preparados pelo Senhor para Sua Igreja, para nossa vida:

01. O SANGUE DE JESUS
O sacrifício de Jesus é o ponto inicial de tudo. Sem este sangue precioso derramado, nada poderia ser realizado. O nosso resgate foi definitivo, fomos comprados uma vez por todas, e somente aqueles que ainda estão cegados pelas mentiras do diabo permanecem em seu domínio.
Todos aqueles que tiveram os olhos abertos para as verdades do Reino de Deus se libertaram para sempre do domínio do pecado e do diabo.

02. A PALAVRA DE DEUS
Depois que recebemos a salvação, precisamos ser alimentados para crescimento. De nada adianta nascermos, mas não crescermos. Por um pequeno tempo o bebê é muito lindo, mas se ele continuar bebê haverá preocupações até que seja constatado uma enfermidade séria, e preocupante, que não o permite crescer e o levará à morte.

A Palavra de Deus é o nosso alimento perfeito. Se não tomamos posse diariamente dos ensinos de Deus para nossa vida, doutrina para a caminhada cristã, exortação para nossa correção e estudo para comunhão com o Santo, nos tornamos bebês doentes e morreremos espiritualmente.
Um crente precisa da Palavra. Estudar a Bíblia, receber ministrações, ouvir palestras ungidas, mensagens do Senhor, tem que ser comum na vida de qualquer crente. Isto tem que ser comum na vida dos músicos que desejam servir a Jesus com seus dons e talentos.

03. A COMUNHÃO DO CORPO
Você pode ter passado problemas e lutas em sua igreja local, mas sem ela você vai morrendo. Você pode não concordar com muitas coisas, mas se sair da igreja, e tomar um rumo independente, você vai morrer espiritualmente. A comunhão com os irmãos, a integração no Corpo de Cristo, sem " ministério independente ", é o segredo para nossa caminhada frutífera em Deus.
Muitos acreditam que o talento que tem é o suficiente para uma "carreira solo" no ministério. Isto é um grande engano do diabo. Se não estivermos ligados ao Corpo, recebendo "Seiva", alimento, exortações, discipulado, direcionamento, submissos a uma autoridade, se não gastarmos tempo para receber ministrações no Corpo, poderemos até realizar excelentes projetos, mas será palha. Pura palha.

04. OS TALENTOS DESPERTADOS
O Senhor Deus coloca em cada um de nós, talentos. Não há uma pessoa sequer, que não possua um talento importante para Deus.
Existem alguns que não enxergam o talento que receberam, e por isso acabam menosprezando o que veio de Deus com valor.
Outros supervalorizam o que receberam, achando-se "os bons".
Muitos colocam em prática os talentos de acordo com suas próprias idéias...
A verdade é que o Senhor nos deu talentos. Ele colocou alguns para tocar, outros para cantar, dançar, escrever, cuidar dos equipamentos, trabalhar no computador... O Senhor tem obreiros capacitados de talentos para todas as áreas. Não podemos nos esquecer de um detalhe precioso:
Os talentos precisam estar ungidos em todo o tempo.

Os talentos por si só são até bonitos, arrancam aplausos e elogios, mas sem unção do Senhor, só produzem PALHA. Lindas Palhas !

PARE PARA UMA REFLEXÃO:
Você já foi agraciado por Deus com algumas coisas: O Sangue, Salvação, A Palavra, discipulado e crescimento, a Igreja, o Corpo, irmãos, talentos. Minha pergunta é: o que você tem feito com cada um destes itens que Deus previamente preparou ?

O Sangue está sobre ti, mas há em tua vida ação direta contra o pecado, o mundo e satanás?

A Palavra está liberada para ti, mas você tem se alimentado continuamente, praticado e crescido ?

A Igreja, o Corpo, os irmão estão diante de você, mas você tem vivido a realidade fraternal do Corpo, se integrando ao ministério da igreja local, e dando frutos entre os irmãos?

Os talentos já estão com você. Eles estão sendo utilizados dentro destes três itens anteriores, em benefício do Reino, ou estão sendo utilizados apenas em teu favor, em favor dos interesses particulares?

Responda ao Senhor, e faça uma avaliação da tua vida até hoje, e o que você deseja para frente.

05. A MÚSICA
Sabemos quase nada sobre música. Estive em Beerkle, a maior escola de música nos EUA, tudo o que se estuda ali sobre música, ainda é nada diante dos mistérios de Deus que serão revelados aos santos.

A Música não é apenas uma arte, não é um hobby, não é um meio de sobrevivência, não é um entretenimento, não é fonte de renda ou fama...
A música é um elemento divino, um instrumento espiritual para condução de ministrações nas regiões celestes.



Cada parte da música trabalha em uma dimensão específica, com um propósito espiritual.
Cada uma das sete notas musicais e suas 5 passagens semitonais trabalham com funções especificas nas regiões celestes para a penetração das mensagens que poderão construir ou derrubar edificações espirituais no reino das trevas e no Reino da Luz.

A composição e o arranjo das notas musicais, incluindo tempo, duração, intensidade, graves e agudos, estabelecem verdadeiras carruagens, ou canções, veículos para o transporte de verdades espirituais, com fins malignos ou divinos.

Além dos arranjos das notas musicais, temos os timbres e os ritmos. Cada timbre (veremos mais, logo abaixo) tem uma função específica, e atua com destreza para executar obras distintas nas regiões celestes. Cada compasso marcado, cada divisão rítmica estabelece uma pulsação e ação das palavras nos céus.

Quando vemos um grande exército sendo estimulado a guerrear com tambores e divisões de marcha, podemos entender como aquele ritmo altera a mente e o coração das pessoas. Uma mensagem é passada com apenas um ritmo. Por este motivo Napoleão usava os músicos na guerra. Por este motivo até hoje todos os exércitos do mundo mantém uma corporação de músicos executando determinadas músicas e canções, times de esporte usam músicas, uma nação tem um hino oficial...

Não temos elementos ou subsídios suficientes para estabelecermos um estudo sistemático sobre a música e suas ações na dimensão espiritual. Talvez não tenhamos nem condições físicas e mentais para tal, por isso o Senhor ainda não nos revelou tudo. Por isso também precisamos depender do Espírito de Deus. É um milagre que acontece: por causa do Espírito Santo, podemos compor músicas, cantar canções, que exercem uma influência poderosa nas regiões espirituais, trazendo libertação, mover do Espírito Santo e muito mais.

Não sabemos como, mas o Espírito de Deus nos toma e nos leva a tocar e cantar dentro do que Ele deseja, sabe e executa, para que os sons, timbres, notas e ritmos sejam "arranjados" de tal forma a permitir uma ação direta nas regiões celestes, em favor do Senhor todo poderoso. Por isso podemos entender porque a música mundana é tão importante. Ela gera milhões e milhões de dólares em todo o mundo, é feita de forma muito perfeita, e é um instrumento do diabo para ministrar coisas que nem alcançamos, para destruição e morte. Isto acontece mesmo com músicas que achamos "bonitas" .

A música foi dada por Deus a lúcifer no céu. Tem o propósito de gerar os frutos do Espírito nas regiões celestes para o fluir de Deus: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO. Gálatas 5:22,23

Ex: Produz alegria - Eclesiastes 2:8 a 10/Sofonias 3:17 (Júbilo = Canções)/Isaias 24:8 Não estou falando de alegria da carne ou da alma, mas FRUTO DO ESPÍRITO

Da mesma forma a música produzida por satanás através da vida de pessoas que não são consagradas a Jesus produz os frutos da carne. Gálatas 5 : 16

Deus nos deu a música. Só precisamos usá-la da forma correta, e por pessoas certas, que estão envolvidas pelo Espírito Santo para executarem os talentos recebidos, gerando atividades no mundo espiritual que resultarão em manifestações do Espírito de Deus entre nós.

06. OS INSTRUMENTOS
Não há dúvidas de que Deus criou os instrumentos. Ezequiel 28:13

É impressionante como Deus deu ao homem sabedoria e inteligência para criar instrumentos tão complexos como um piano com tanta perfeição, gerando sons consagrados e perfeitos. Estes instrumentos tem o poder de gerar timbres que possuem funções específicas em uma orquestra, como um Oboé, mas acima de tudo, agem no mundo espiritual, penetrando os céus com freqüências sonoras características para movimentos exatos nas regiões celestes.

A utilização de cada instrumento pode ser guiada pelo Espírito de Deus para a composição de um momento de louvor com sons, mas também para a execução de músicas que são verdadeiros instrumentos de guerra penetrando os céus para levar palavras de ministração.

Infelizmente o diabo conseguiu anular muito disso na igreja. Não vemos mais aquelas grandes orquestras, músicos de caráter, fiéis a Deus, tocando para o Seu louvor. Vemos muitas vezes um "bando de jovens" querendo exercer seus hobbys do jeito que bem entendem, sem vida, sem unção... Com a renovação espiritual nos anos 60, muitos deixaram seus instrumentos de orquestras, o estudo, a dedicação, e preferiram o improviso, diante de uma vida sem disciplina.
Algumas orquestras que restaram começaram a se encher de músicos mundanos e carnais, e se tornaram apenas um instrumento da glória local de uma organização.

Não importa mais se temos orquestras ou não. Não precisamos nos preocupar em "restaurar as orquestras" e trazer de volta as tradições religiosas. Não é este o objetivo desta ministração. Queremos apenas analisar que o Senhor dá os instrumentos com propósitos específicos para serem utilizados no culto ao Senhor. Precisamos valorizar o irmão que toca o pandeiro, os trompetes, os sinos, pratos, flauta, cada timbre, pois são preciosos ao Senhor.

A combinação de instrumentos, como em uma orquestra ou até mesmo em um pequeno conjunto, visa o equilíbrio sonoro para gerar timbres em todas as regiões - graves, médios e agudos.
Um som devidamente equalizado permite o equilíbrio das freqüências gerando harmonia das três colunas de sustentação sonora para uma perfeita composição das freqüências como uma carruagem , um veículo adequado para a condução das palavras.

Quando estamos em uma reunião e o som é excessivamente agudo, ou grave, desiquilibrado por falta de equipamentos adequados, ou sua operação errada, isto incomoda nosso corpo, alma e espírito, na verdade isto "estraga" o veículo que conduz as palavras. Este som desiquilibrado, de qualidade questionável e mal operado perturba a todos e atrapalha o fluir da música nas regiões celestes.
Pode ser que este som "com defeito" seja também resultado de instrumentos mal executados.

Ter pessoas conduzidas pelo Espírito Santo tocando os instrumentos ou operando todo o sistema de sonorização é estratégico para o culto, pois esta combinação harmoniosa, sustentada não pela nossa sabedoria, mas pela unção de Deus nas vidas, permite o fluir agradável, frutífero das melodias e palavras pelos céus.







A música é como uma nave ou veículo que vai conduzir as palavras, as ministrações nas regiões celestes. Se for bem trabalhada, com instrumentos certos, bem executados, cheios de unção, compondo harmoniosamente as necessidades timbrísticas em equalização correta, cumprirá seu propósito no mundo espiritual.

Por este motivo você vê o inimigo cuidando para que sua música mundana seja tão bem produzida. Os timbres corretos, a composição harmônica e equalização permite o fluir das ministrações nos céus de forma frutífera.

Precisamos cuidar destas coisas na igreja.
Porém precisamos nos lembrar que é melhor termos apenas um violão (composição simples de timbres e freqüências) somente um teclado, ou até mesmo somente as vozes, do que muitos instrumentos, muitos arranjos, mas sem unção do Senhor.
Poderemos ter uma nave muito bonita, um veículo (a música) muito perfeito, uma boa banda, mas vazia. Isto de nada vale, pois o que precisamos é conduzir palavras e ministrações nas regiões celestes, e somente o Espírito de Deus poderá faze-lo.

Veja como Deus já cuidava da diversidade de timbres na Bíblia:

Cimbalos 1 Cronicas 16:5; Salmos 150:5
Trombetas Salmos 98:6; Oseias 5:8
Cítara Daniel 3:5
Flauta Daniel 3:5
Harpa Salmos 137:2; Ezequiel 26:13
Orgaõs Genesis 4:21; Jó 21:12; Salmos 150:4
Flautas 1 Reis 1:40; Isaias 5:12; Jeremias 48:36
Saltérios Salmos 33:2; 71:22
Gaita de foles Daniel 3:5
Tambores 1 Samuel 10:5; Isaias 24:8
Pandeiros Exodo 15:20; Salmos 68:25
Trombetas 2 Reis 11:14; 2 Cronicas 29:27
Violinos Isaias 14:11; Amos 5:23
De madeira 2 Samuel 6:5
De madeira 1 Reis 10:12
De metal 1 Corintios13:1
De prata Numeros 10:2
Do chifre de animais Joshua 6:8
Cordas Salmos 33:2; 150:4
Não há dúvida de que o diabo usa abundantemente a música. Em todo o mundo, desde Lameque e seus filhos( Gen 4:21 ) uma geração perversa tem dominado instrumentos, produzindo música para fins malignos.
Eu estava em uma gravadora nos EUA, e o diretor me mostrou ali uma CD reproduzido por eles para um grupo americano de música satanista. Já haviam vendido, de forma caseira, 4 milhões de CDs com músicas e letras que adoram a satanás.

Mesmo que não venham com esta "capa" tão explícita, vemos perto de nós, todo tipo de música, levando milhares e milhares de pessoas para longe de Deus.

Os instrumentos mexem conosco, com nossas emoções, pensamentos e coração. Cada timbre possui uma característica sublime que toca partes do nosso ser, gera lembrança, emoções em diversos momentos, com todos os assuntos...

Precisamos do Espírito de Deus para nos levar a utilizar instrumentos e sons de forma santa e ungida. Não podemos utiliza-los apenas baseados em nossos talentos, mas na unção do Senhor sobre nós.

Os resultados da execução destes instrumentos, uma vez ungidos pelo Senhor podem ser avaliados mediante a experiência de Davi, sua harpa e Saul.



07. PALMAS

Louvamos ao Senhor com palmas. Na verdade os reis são honrados com palmas.

Desde a antiguidade, quando os súditos estavam felizes com o rei e seu governo, aplaudiam a ele declarando: "seu governo sobre nós é maravilhoso. Não queremos outro rei sobre nós! "Que declaração maravilhosa para o Rei dos reis, para aquele que verdadeiramente governa sobre nós. Quando batemos palmas geramos um som que declara: " Senhor, Tu és muito bom, Teus feitos são maravilhosíssimos! "

Satanás usurpou este som e o direcionou às pessoas, tentando roubar a glória de Deus, porém até mesmo quando estão aplaudindo a homens, mesmo que merecedores de algum louvor, estão declarando com este timbre nas regiões celestes que na verdade o Rei é que é muito bom ! Aleluias. Toda a terra está cheia da glória de Deus. Em todo o universo o louvor ao Senhor nosso Deus flui continuamente, até mesmo sem saber, os povos e toda a natureza adora ao Senhor Deus.

Quando usamos palmas no culto ao Senhor, estamos gerando este timbre característico e impar, que exalta ao Rei dos reis.

Quando cantamos com palmas, estamos cobrindo a música e as palavras de um timbre que vai como um selo de louvor a Deus.

Se vamos aplaudir ao Senhor, que seja com as palmas mais fortes que podemos Lhe dar.
Se vamos cantar com palmas, que não seja mecanicamente ou de forma displicente, mas com honras, de todo o nosso coração.

Salmo 47:1
Salmo 98:8 Os rios batem palmas
Isaias 55:12 As árvores batem palmas

08. GRITOS DE JÚBILO
Por muitos anos o inimigo prendeu a Igreja em uma cultura que não permitia gritos de júbilo.
Falar "aleluia" em um culto era sinônimo de renovado, ou pentecostal, portanto herético.
Até hoje em muitos lugares o povo está preso e não se manifesta espontaneamente com gritos de júbilo. Declarar em alto e bom som " glória a Deus " enche-nos de alegria, inunda o ambiente e o culto do mover do Espírito Santo, contagia a todos.
Com gritos de louvor o Senhor venceu os inimigos de Israel.
O diabo odeia gritos de júbilo, pois assim ele foi vencido muitas vezes.
Esdras 3:11,12 e 13
Josué 6:5
I Samuel 4:5
II Crônicas 13:15
Salmo 47:1
Salmo 98:4

09. BANDEIRAS E ESTANDARTES
Bandeiras são o anuncio gráfico, cheio de cores e formas, que executam no mundo espiritual a entrada de um exército, reino ou missão. Assim como acontece no mundo físico, fincam-se bandeiras marcando territórios, acontece no mundo espiritual. Êxodo 17:15/Isaías 62:10
Isaías 13 - O Senhor nos mostra que as bandeiras + gritos de júbilo = ação do exército em guerra Isaías 5:26 O estandarte do Senho vai à frente.
Salmo 20:05 - No nome do Senhor levantamos bandeiras, pendões.
Salmo 118:11 - No lugar de bandeira temos " o nome do Senhor ". O nome do Senhor é a bandeira, bandeiras anunciam o nome do Senhor !

10. DANÇAS E MOVIMENTOS

Salmo 149:3 - Louvai ao Senhor com danças

A dança tem uma importância muito grande nas regiões celestes. Os movimentos do corpo ou de bandeiras e estandartes, bem como fitas e alegorias geram movimento de luz, que produzidos por corpos santos exaltam ao Senhor Jesus.

A dança estabelece ritmo corporal que altera a mente e todos os sentimentos. Embalam a alma para o domínio do espírito. Se no espírito do homem habita o Espírito Santo, coisas santas serão produzidas. Se habita o espírito das trevas, o corpo será intensamente usado para o pecado. Por este motivo as pistas de danças em todo o mundo estão repletas de pessoas fluindo em sensualidade, carnalidade, e todo tipo de frutos da carne.

Por outro lado, os santo dançando ao Senhor, estabelecem uma onda de louvor produzida por movimentos da luz, e interferem diretamente nas emoções, sujeitando-as ao Espírito de Deus.

Há uma ação direta da dança na vida do que dança. Sua mente, coração e emoções são conduzidos à presença do Senhor com graça e gozo somente experimentados por aqueles que dançam no Espírito. Muitos podem não compreender, mas o Senhor é exaltado, não somente com a dança corporal, mas a dança gerada por um corpo que contém um coração quebrantado em adoração.

A alegria como fruto do Espírito de Deus deseja se manifestar no corpo também. A dança se torna uma forma de expressão e fluir da alegria de Deus em nós.

Quando temos homens e mulheres santos de Deus, dançando em um culto, temos pessoas se manifestando em alegria do Espírito Santo. Quanto mais extravasamos alegria, mais Ele nos enche. Esta alegria só é verdadeira quando estamos tendo íntima comunhão e experiências profundas de vida com Deus. De outra forma é apenas um movimento vazio do corpo que pode gerar frutos da carne.

Salmo 150:4 ADUFES E DANÇAS

É interessante vermos a dança associada aos tambores, chamados aqui de adufes.
São manifestações diretamente ligadas ao corpo. Precisamos ter em mente que tudo que começa no corpo pode nos levar ao pecado, e dificilmente nos levará à dimensão do espírito.
Se vamos dançar, usando os tambores, isto é, o ritmo, precisamos começar no espírito. Precisamos que o Espírito Santo inunde nosso espírito, nosso ser, e que este mover santo se manifeste em todo o nosso ser até o corpo em expressões de dança.

Esta dança gerada pelo Espírito de Deus a começar em nosso espírito na presença do Santo, redunda em louvor ao Todo Poderoso. Esta é a dança ensinada pelo salmista.

Esta dança podemos ter em nossos cultos, agrada ao Senhor, e alegra nosso coração.

Existem duas fontes de problemas nas danças na igreja local.

1. Pessoas talentosas, mas vazias do Espírito Santo.

Esta é uma oportunidade esplendida para o inimigo atuar entre os irmãos, distorcendo o culto ao Senhor. O que deveria ser totalmente envolvido de santidade e unção se torna motivo de problemas e atritos pela falta de dançarinos santos do Senhor.

Se você se dispõe a dançar para Deus, nunca pense em uma arte apenas, mas em uma expressão de louvor e gratidão ao Senhor pelas experiências profundas e marcantes que você está tendo com Ele.

2. Pessoas que assistem apenas.

Enquanto cultuamos ao Senhor, pessoas que não estão nesta dimensão espiritual de culto estão vulneráveis ao inimigo. Uma das formas mais simples do diabo atuar através destas vidas é com análise e crítica. Muitos que não entram em adoração, culto em espírito e verdade, verão todas as coisas com crítica e julgamento. É necessário que tenhamos um amadurecimento, que começa até mesmo com ensinamento e esclarecimento das formas de culto, mas inclui o testemunho vivo daqueles que oferecem um culto ao Senhor com seus talentos.

Pessoas que estão continuamente julgando e criticando as formas de culto prestado por filhos e filhas do Senhor Deus, precisam urgentemente de uma transformação que gera intimidade com o Senhor ao ponto de não enxergarem mais nada à frente, apenas entram em adoração, em culto verdadeiro, e começam a se alegrar com as expressões de outros santos que estão tendo suas experiências com Deus e se manifestam em louvor e gratidão.

A caminhada de um ministério de danças na igreja local ainda é muito árdua.

Primeiro, nem todos estão tendo experiências reais com o Senhor, por isso a dança, bem como qualquer outra forma de culto, se torna vazia.

Segundo, ainda temos muitos "crentes frouxos" que não estão na reunião para cultuar realmente ao Senhor. São religiosos que muitas vezes estão apenas freqüentando seu clube social. Eles não compreendem o mover de Deus.

Porém se tivermos mulheres e homens santos de Deus, executando seus talentos totalmente envolvidos pela unção de Deus, fruto das experiências reais com o Senhor, o Espírito Santo vai se manifestando, e todos serão tocados. O louvor flui com graça, o Senhor se manifesta entre nós, há salvação, há libertação, há cura ...

CONCLUSÃO Meus irmãos, o Senhor nosso Deus é rico em poder, criativo, alegre, e deseja que Seu povo se manifeste assim em um culto verdadeiro. Estas não são as únicas formas de culto. O Senhor é infinito e dá a Seus filhos criatividade e unção. Poderíamos estudar muitas outras formas de servirmos ao Senhor no meio do culto. Mas coloco em estudo este itens, e o Senhor ministrará a você muito mais, à medida da sua dedicação e caminhada com o Senhor.

Só precisamos da direção do Espírito Santo, pois não compreendemos nada das coisas espirituais, mas podemos aprender cada dia mais, e mesmo sem compreendermos, podemos ser tomados por Ele, e executarmos talentos, formas de louvor, atos, palavras, canções e muito mais, permitindo Seu mover sobrenatural entre nós.

Oro para que você não esteja apenas adquirindo conhecimento. O conhecimento intelectual gera apenas coisas físicas. Porém o conhecimento experimental de Deus gera experiências espirituais que nos amadurece, nos enche de autoridade e poder, e nos coloca como ministros do Deus Altíssimo, nas regiões celestes.

No meio do louvor, o Senhor derrotará o inimigo. Seu Espírito atuará abundantemente. Seremos edificados e o Corpo de Cristo crescerá, até que Ele volte e então experimentaremos infinitamente mais do que temos visto, do que sabemos ou do que o Senhor pode nos dar nesta terra.

Louvado seja o nome de Jesus ! 



Sóstenes Mendes Xavier
Igreja Batista Getsêmani, Belo Horizonte / MG
E-Mail: sostenesrhema@uol.com.br