O Propósito Eterno de Deus
Duas perguntas têm desafiado a humanidade em toda a história de que se tem conhecimento.  A primeira é: "De onde viemos?".  Gênesis 1:1 apresenta claramente a resposta:  "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1).  Nenhuma outra resposta é tão lógica, e certamente não tem tanta autoridade quanto essa.

A resposta à segunda pergunta é muito mais difícil.  "Por que estamos aqui?"  Sem dúvida, a resposta se encontra na própria natureza de Deus, sobretudo no fato de que "Deus é amor" (1 João 4:8,16).  O amor explica muitas coisas que não poderiam ser explicadas de outra forma, tanto nas questões humanas quanto nas operações de Deus.

A Natureza do Amor

O amor precisa ter um objeto.  E, quanto mais esse objeto parecer conosco, mais nós o amaremos.  Um cachorro é um animal de estimação melhor que um peixinho, porque o cachorro se assemelha mais aos homens em suas reações.

Nenhum cachorro ou outro animal, é claro, se compara ao ser humano.  Adão fez um levantamento de todos os animais criados por Deus e os nomeou, "para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea" (Gênesis 2:20).  Deus fez para ele uma mulher S ossos de seus ossos e carne de sua carne.  Por fim, Adão teve uma ajudadora comparável a ele, um objeto perfeito de seu amor.

Outro fato sobre o amor é que, à medida que cresce, ele deseja uma multiplicação de objetos.  Adão também serve de exemplo para isso.  O seu amor por Eva levou ao nascimento de Caim, de Abel, de Sete e de outros "filhos e filhas".

A Natureza do Amor de Deus

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus . . . " (João 1:1).  Ele era o objeto perfeito do amor de seu Pai, pois era perfeitamente comparável ao Pai.  Seguindo o caráter do amor, no entanto, Deus queria muito mais filhos como Jesus.  Então disse:  "Façamos o homem à nossa imagem" (Gênesis 1:26).  E o fizeram!  Adão e Eva e toda a humanidade são o resultado do propósito amoroso de Deus.

Romanos 8:29-30

Criado à imagem de Deus, o homem adquiriu o poder de escolha.  Deus devia ter sabido que nem todo homem optaria por ser o que Deus esperava dele, mas ele teve o pré-conhecimento de que alguns teriam esse desejo; e "aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).  Esse texto confirma o propósito de Deus para a nossa existência.  Ele queria mais filhos como o primeiro filho.

Atos 17:26-27

"De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós."

Uma das grandes maiores alegrias da paternidade é ver nosso filho pedir a nossa ajuda.  Que pai não teve a satisfação de poder atender, com palavras de segurança e com um abraço tranqüilizador, a um filho que durante a noite lhe chamou com medo?  Qual de nós nunca ficou emocionado de ouvir uma vozinha atrás de nós:  "Estou seguindo as tuas pegadas"?

Deus desejava filhos que procurassem por ele, que o amasse de todo o coração, alma e mente (Mateus 22:37).  Ele queria que fossem seus seguidores como filhos amados (Efésios 5:1).  Ele queria vê-los obedecendo-lhe sempre para o bem deles (Deuteronômio 6:24).  Ele ansiava conceder-lhes "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:17).  E foi por isso que ele nos formou!

O Jardim do Éden

O Éden foi um paraíso enquanto Adão e Eva amavam e respeitavam a Deus.  Era um paraíso, não tanto por causa da perfeição e da beleza física de Adão e de Eva, mas sim por causa da beleza da sua santidade.  Não tanto por causa da falta de cardos e de abrolhos, mas mais por causa da falta de pecado. Não tanto por causa da presença da árvore da vida, mas mais por causa da "presença do Senhor Deus . . . por entre as árvores do jardim" (Gênesis 3:8).  Na verdade, Deus habitava com o homem.  Era o céu na terra.

Satanás viu o plano de Deus e decidiu afastar as criaturas de seu Criador.  Em conseqüência das tentativas de Satanás, a humanidade está longe do que Deus desejava, e o mundo está longe de ser um paraíso.  Mas Deus não abandonou seu propósito.  Ele predestinou os que o amavam para serem chamados, justificados, glorificados e "conformes à imagem de seu Filho" (Romanos 8:28-29).  E, tendo predeterminado isso, isso tem que acontecer, custe o que custar.

A Bíblia é a história da execução do plano de Deus apesar da oposição de Satanás.  É a história do amor vencedor.  Nenhuma decisão que possamos fazer é tão urgente como a decisão de amar aquele que nos amou primeiro e permitir que o seu propósito seja concretizado em nossa vida.

- por Sewell Hall

Acima das desilusões

Na vida todos nós enfrentamos desilusões.
Nos decepcionamos com amigos, parentes, e até conosco mesmo.
Nos desiludimos quando vemos um sonho se transformar em pesadelo, um alvo se transformar numa miragem bem distante, um desejo desaparecer como uma neblina.
A desilusão dói, como um ferimento. Atinge a qualquer um, sem acepção.
Mas o importante é saber que novos sonhos podem ser sonhados, e que um novo dia certamente amanhecerá.
Fomos criados por Deus com a incrível capacidade de nos recuperarmos.
Fomos feitos com a capacidade de sair das cinzas para a glória, do nada para o tudo, da derrota para a vitória.
Como a águia, temos dentro de nós o desejo de voar grandes alturas, portanto também acima das desilusões.
Cada desilusão é um convite a um novo sonho, a uma nova visão da vida.
É um convite a um novo desafio, a um novo caminho...