Quando Sansão se apaixonou por Dalila, uma mulher de Vale do Sorek, marcou o início de sua queda e eventual extinção. Não demorou muito para que os governantes ricos e poderosos filisteus ao saber do caso e de imediato fazer uma visita a Dalila.  Você vê, Sansão foi juiz em Israel na época e foi tirando grande vingança sobre os filisteus, mas isso é outra história. 
Esperando para capturá-lo, os líderes dos filisteus cada um ofereceu Dalila uma quantia em dinheiro para colaborar com eles em um esquema para descobrir o segredo da grande força de Sansão.
Usando seus poderes de sedução e engano, Dalila persistentemente desgastaram Sansão com seus pedidos repetidos, até que ele finalmente divulgou a informação crucial.  Tendo dado o voto de nazireu de nascimento, Sansão foi separado para Deus.  Como parte desse voto, seu cabelo jamais seria cortado.  Quando Sansão disse a Dalila, que sua força seria deixá-lo se uma navalha fosse usada na cabeça, ela ardilosamente confeccionadas seu plano com os governadores filisteus.
Enquanto Sansão dormia no colo dela, Dalila chamou um co-conspirador para rapar as sete tranças dos seus cabelos.  Moderada e fraca, Sansão foi capturado.
. Ao invés de matá-lo, os filisteus preferiu humilhado por arrancar os olhos e submetendo-o a trabalhos forçados na prisão de Gaza. Como ele escravo na moagem dos grãos, seu cabelo começou a crescer, mas os filisteus descuidados não prestou atenção. And in spite of his horrible failures and sins of great consequence,  E, apesar de suas falhas e pecados horríveis de grande conseqüência, o coração de Sansão já se converteram ao Senhor. Ele foi humilhado. Ele orou a Deus, um primeiro e Deus respondeu.
Durante um ritual pagão de sacrifício, os filisteus se reuniram em Gaza para celebrar.  Como era seu costume, eles desfilaram suas prisioneiro inimigo premiado no templo para entreter a multidão vaia.  Sansão se firmou entre os dois pilares de sustentação central do templo e empurrou com toda sua força. Veio para baixo do templo, matando Sansão e todas as pessoas nela.  Através de sua morte, Sansão destruiu mais de seus inimigos neste único ato de sacrifício, que ele já tinha matado em todas as batalhas da sua vida.
Pontos de interesse da História:
• Sansão chamando desde o nascimento era para começar a libertação de Israel da opressão dos filisteus (ver Juízes 13:5). Lendo o relato da vida de Sansão e sua queda com Dalila, você pode tendem a pensar que Sansão perdeu sua vida. o entanto, mesmo assim, ele cumpriu sua missão de Deus atribuído.
• Na verdade, o Novo Testamento não lista falhas de Sansão, nem seus atos de incrível força. " Hebreus capítulo 11 nomes dele no "Hall of Faith" entre aqueles que "através da fé venceram reinos, administravam a justiça, e ganhou o que foi prometido ... cuja fraqueza tiraram força".  Isso prova que Deus pode usar pessoas de fé, não importa quão imperfeitamente eles vivem suas vidas.
Podemos olhar para Sansão e Dalila, com sua paixão, e considerá-lo ingênuo estúpido mesmo.  Seu desejo por Dalila cegou para suas mentiras e sua verdadeira natureza.  Ele queria tanto acreditar que ela o amava, que ele repetidamente se apaixonou por ela caminhos enganosos.  Após a terceira tentativa de atrair o seu segredo, porque não Samson pegar?  Até o aliciamento quarto, ele desmoronou.  Ele deu dentro Por que ele não aprende? Por que ele dá em tentação e desistir de seu dom precioso?
  Porque Sansão é exatamente como você e eu, quando nos entregamos ao pecado.  Neste estado, podemos facilmente ser enganados, porque a verdade se torna impossível de se ver.
Pergunta para reflexão:
Espiritualmente, Sansão perdeu de vista sua vocação de Deus e desistiu de seu maior dom, a sua força física impressionante, para agradar a mulher que havia capturado o seu afeto. No fim, custou-lhe a visão física, sua liberdade, sua dignidade e, eventualmente, a sua vida. Sem dúvida, como ele estava na prisão, sem olhos e zapped de força, Sansão sentiu como um fracasso.
Você se sente como um fracasso total?  Você acha que é tarde demais para voltar para Deus?
   No final de sua vida, cego e humilhado, Sansão finalmente percebeu que sua dependência total de Deus. Ele estava cego, mas agora pude ver.  Não importa o quanto você se afastaram de Deus, não importa quão grande você falhou, nunca é tarde demais para se humilhar e virar a sua dependência de Deus.  Em última análise, através de sua morte sacrificial, Sansão voltou a erros infelizes em vitória.  Deixe exemplo de Sansão persuadi-lo, nunca é tarde demais.
Bible Story Summary Index
Resumo Index História da Bíblia



Juízes 16-1 a 31.

E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.
E foi dito aos gazitas: Sansão entrou aqui. Cercaram-no, e toda a noite lhe puseram espias à porta da cidade; porém toda a noite estiveram quietos, dizendo: Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos.
Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.
E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
Disse-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Então os príncipes dos filisteus lhe trouxeram sete vergas de vimes frescos, que ainda não estavam secos; e amarraram-no com elas.
E o espia estava com ela na câmara interior. Então ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Então quebrou as vergas de vimes, como se quebra o fio da estopa ao cheiro do fogo; assim não se soube em que consistia a sua força.
Então disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras; ora declara-me agora com que poderias ser amarrado.
E ele disse: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, que ainda não houvessem sido usadas, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Então Dalila tomou cordas novas, e o amarrou com elas, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E o espia estava na recâmara interior. Então as quebrou de seus braços como a um fio.
E disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderias ser amarrado? E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.
E ela as fixou com uma estaca, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão: Então ele despertou do seu sono, e arrancou a estaca das tranças tecidas, juntamente com o liço da teia.
Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.
Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo.
Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.
E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.
Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos.

Sansão e Dalila  A nova minissérie bíblica da Record 
A princípio, a minissérie irá ao ar no início de 2011.