Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:4-5








VOCAÇÃO NA BÍBLIA

A palavra VOCAÇÃO é muito usada e, quase sempre, usada indevidamente. É comum identificarmos vocação com tendência pessoal ou profissional. Antes de tudo é bom ver a origem e o sentido desta palavra. Vocação vem da palavra latina vocare = chamar. Vocatio = chamamento, chamar, eleger, escolher.

Então, se vocação é chamamento, deve haver alguém que chama e alguém que é chamado. Portanto, não é simples tendência ou inclinação pessoal, mas é chamada. E, se alguém chama, chama para alguma coisa, não chama atôa...

Estamos falando de vocação numa perspectiva de fé e de Igreja. Então podemos definir a vocação como: o chamado que brota do mais íntimo do ser humano, onde ressoa a voz de Deus. Portanto, vocação aqui tem uma dimensão essencialmente religiosa.

Vamos tentar refletir um pouco sobre a vocação na Bíblia, a vocação num enfoque bíblico e religioso. E o fazemos sem nenhuma preocupação interpretativa ou exegética, mas simplesmente segundo o texto.

A. A vocação no Velho Testamento

Podemos dizer que a vocação é um fato bíblico. O nosso Deus é um Deus que fala, que escolhe e chama pessoas para o serviço, para missões concretas e determinadas. Esta sempre foi a convicção presente na consciência do povo bíblico. Deus conduz a história e a iniciativa é sempre dele. Javé elege Israel porque o ama (Dt. 7,6-8). - Não foram os discípulos que escolheram Jesus, mas foi ele que os escolheu. "Não foram vocês que me escolheram, mas foi eu que escolhí vocês. Eu os destinei para ir e dar frutos, para que o fruto de vocês permaneça" (Jo. 15,16). A vocação é profundamente pessoal - Deus conhece e chama. Aliás é convicção bíblica que Deus conhece e chama as pessoas desde o ventre de sua mãe. "Eu ainda estava no ventre materno e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome" (Is. 49,1).
O Velho Testamento fala de diversos tipos de vocação. Em contexto histórico concreto Deus escolhe pessoas para missões específicas. Encontramos na vocação bíblica alguns elementos característicos de toda vocação. Podemos dizer que duas coisas são fundamentais:

Ø toda vocação comporta o envio para uma missão,
Ø toda vocação exige ruptura com o passado.

Deus chama patriarcas, reis, sacerdotes, profetas, homens e mulheres...

A primeira grande história de vocação na Bíblia e a vocação de Abraão (Gn. 12, 1...). Abraão é chamado o pai da fé. Ele é chamado, acredita, deixa o seu povo e parte para o desconhecido.
Vocação de Moisés - num momento difícil da vida do povo hebreu Deus escolhe, chama e envia Moisés (Ex. 3).

Vocação de Samuel (1 Sam. 3).

Como Samuel, Davi é escolhido menino para ser rei e condutor do povo. Deus envia Samuel para ungir quem ele escolhera para ser o seu sucessor. Deus diz a Samuel: "Não se impressione com a aparência e estatura dele. Não é esse que eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração" (1 Sam. 16,7).
No Vellho Testamento o sacerdote é alguém que recebe um chamamento para uma missão especial. Ele é ungido para o serviço do templo (Ex.28,1; 29,1;30,30). "A unção lhes conferirá o sacerdócio perpétuo..."(Ex.40, 15b).

Muito significativa na Bíblia é a vocação-chamamento e envio dos profetas. Os grandes profetas bíblicos falam da própria vocação, dando testemunho do chamado divino individual, direto e imediato.

Ø Vocação de Isaias - Is. 6. Uma visão que se dá em um ambiente de glória...
Ø Vocação de Jeremias - Jr. 1
Ø Vocação de Ezequiel - Ez. 2,8-3 - O profeta come o rolo... doce como mel...
Ø Vocação de Jonas - Jonas 1 - O profeta tenta fugir de Javé para não cumprir a ordem que lhe é dada... - 3, de novo Javé o envia a Ninive.

Quase todos os profetas começam dizendo que a palavra de Javé lhes é dirigida. É a credencial do profeta. Ele não fala nem age em nome próprio. Ele é porta-voz. Nele é Deus que age.
A história do povo de Deus é uma história de teofania. Deus sempre se manifesta e conduz a história. É um Deus presente no caminho, na luta, na vida...

Na história do povo hebreu há duas linhas: a sacerdotal e a profética. Mas os sacerdotes, que deveriam estar a serviço do templo e do povo, acabam formando uma casta, mais comprometida com uma política corrupta do que com a fé.

É interessante observar que os profetas nada têm de oficial ou institucional . O profeta não está ligado ao templo ou à religião oficial. É alguém chamado e enviado para missões específicas. Pela sua coragem de questionar a situação presente e as estruturas que oprimem ele quase sempre foi visado e perseguido. O profeta é alguém que tem coragem de falar e agir, mesmo ferindo as tradições. Ele está comprometido com o Deus de Moisés, o Deus do Exodo,, o Deus que liberta...
Há algo interessante na tradição bíblica: quase sempre o vocacionado coloca obstáculo e resiste ao chamamento:

Ø Moisés diz que é gago e tem dificuldade em se comunicar. Deus coloca Aarão ao seu lado... (Ex. 4,10 segs.)
Ø Isaias diz que é um pecador - tem os lábios impuros... Um anjo toca os seus lábios com uma brasa, para o purificar.
Ø Jeremias diz que é apenas uma criança... Javé responde: "não diga que você é uma criança, você irá para aqueles que eu mandar falar e falará em meu nome..."
Ø Jonas foge...
Ø Maria diz: "eu não conheço homem..."

O vocacionado que assume a missão já não é o mesmo. Ele rompe com o passado. Deixa as redes...

B. A Vocação no Novo Testamento

No Novo Testamento, em Cristo, Deus está muito mais perto de nós. Em Cristo, todos são chamados, vocacionados para a santidade. Aqui Deus nos fala pelo seu próprio Filho (Heb. 1,2). Jesus afirma mais vezes que ele é enviado pelo Pai. Ele é o grande vocacionado para o projeto de Deus no mundo.

Ø Podemos dizer que a primeira vocacionada do NT é Maria (Lc. 1,26 segs.)
Ø João Batista é chamado desde o seio de sua mãe para ser o precursor e o profeta que recebeu não só a missão de anunciar, mas de preparar a chegada do Senhor... O 4º Evangelho diz que "João é enviado por Deus para dar testemunho da luz" (Jo. 1,6-8).
Ø Vocação dos Apóstolos - No início da sua atividade pública Jesus escolheu um pequeno número de homens. Ele chama 12 para o seu seguimento e já lhes deixa entrever a sua missão - "farei de vocês pescadores de homens (Mc. l,16-20). O atendimento é imediato, eles "deixam as redes e o seguem"... Ele chama gente do povo, nem mesmo chama os melhores, pois ele não veio para os justos, mas para os pecadores, Mt. 9,13. Chama para que ficassem com ele.
Ø Chama os 72 - (Lc. 10)...
Ø Chama o jovem rico... (Mc. 10,17-22)
Ø Quem é chamado deve seguir incondicionalmente (Lc. 9,57-62)...
Ø Vocação de Paulo (At. 9,1-30).

Partindo da tradição bíblica de que Deus chama pessoas para um profetismo ou uma missão no seio do povo, a Igreja sempre acreditou que Deus continua chamando para a evangelização e articulação da fé no seio do povo. O nosso Deus não é um Deus que falou no passado, mas que continua falando, comunicando-se conosco, chamando aquele que ele quer.

.
Fr. Humberto Pereira de Almeida OP 
.

JEREMIAS
“Jeová estabelece”

Sacerdote por nascimento - cap. 1:1-5, foi chamado para o ministério aos 21 anos.

Era um homem tímido, relutou em aceitar a missão. Cap. 1:6.


Jeremias faz ligação entre os profetas que anunciaram o cativeiro e aqueles que viveram durante o período do cativeiro.
Jeremias viveu no ano 626 a . C. Século VII.
Se Isaías é o livro do Filho, Jeremias é o livro do Pai.
Jeremias profetizou durante o reinado de cinco reis, num espaço de 41 anos, sem interrupção, até à tomada de Jerusalém. Cap. 42 a 44. Viveu 70 anos depois de Isaías.
Profetas contemporâneos de Jeremias: Habacuque e Sofonias, e no período final, Ezequiel e Daniel.
A vida do profeta Jeremias é a prova da vitória do poder de Deus na fraqueza do homem. LerJeremias 1:6.

O livro é uma combinação de história, biografia e profecia. O profeta Jeremias não se casou.

“Não tomarás mulher, não terás filhos
Nem filhas neste lugar. Jeremias. 16:2.

CONTEÚDO

· Prediz o cativeiro babilônico (70 anos). Cap. 25:11. Ler Daniel 9:2
· O povo segue cativo para Babilônia.
· Jeremias fica com os pobres em Jerusalém.
. Profecia sobre a conquista do Egito por Nabucodonosor. Cap.43:8.
· O povo, em rebeldia, segue para o Egito levando o profeta Jeremias como cativo, onde ele morre.
· Jeremias se destaca dos outros profetas, porque coloca “confissões e sentimentos pessoais” junto com as profecias.


· O profeta deixa transparecer momentos de desespero, cap. 20:7-13; amaldiçoa o dia do seu nascimento. Cap. 15:10-11 e 20:14-18.

· Através de seus sentimentos expressa melhor a tristeza de Deus pelo pecado do povo.Caps. 2:12-13; 9:1 e 13:17.

“Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor”. Jeremias 22:29.
“...como flautas soará o meu coração pelos homens”. Jeremias 48:36.
Jeremias foi fiel no cumprimento do seu ministério sempre em lutas com as oposições sofridas.
Alguns motivos do seu sofrimento:

• Natureza depressiva do profeta;
• Sozinho contra toda a nação.

O rei Jeoaquim desprezando a leitura das profecias, rasgou o livro e o lançou no fogo. Cap.36:22-24.

Perseguições até com risco de vida:

• Pela família - cap. 12:6;
• Pelo povo da sua terra natal - cap. 11:8;
• Pelo sacerdote - cap. 29:1;
• Pelos profetas populares - cap. 23:9, 28:1 e 29:8.

Foi preso várias vezes:

• Acorrentado ao cepo - 20:1-3;
• Ferido - 20:2 e 37:5;
• Preso num poço de lama - 38:6;
• Preso no átrio da guarda - 38:28.

Amaldiçoa os inimigos. Cap. 12:1-6; 18:21-23.

As imprecações têm sentido mais profundo do que simples vingança pessoal; representam, na visão do profeta, a necessidade da vitória de Deus e da manifestação de Sua Justiça ao mundo. A causa de Deus era a causa do profeta os inimigos de Deus eram seus também. A vontade de Jeremias estava totalmente ligada à vontade de Deus.

CURIOSIDADES

O livro contém 85 vezes a expressão “Senhor dos Exércitos”.
As orações de Jeremias e suas lamentações, em relação a própria vida, são conversas íntimas com Deus. Caps. 20:7-12; 17:13-17; 18:18-20.
Jeremias escreve uma carta aos cativos da Babilônia. Ler cap. 29:1-14.

LAMENTAÇÕES

O livro é uma elegia, um poema lírico de sentimentos tristes.

É considerado como um apêndice ao livro de Jeremias.

Autor: O profeta Jeremias.

CONTEÚDO

A destruição de Jerusalém e os sofrimentos do povo, pela fome, espada, miséria e opressão.
Foi escrito no tempo do cativeiro em forma de poema que, exprime a dor pelo abandono da cidade de Jerusalém.



O culto público havia cessado, havia fome e miséria.
Jeremias estava junto com o povo que ficou na cidade desolada.
São 5 poemas com 22 versos cada. Correspondem aos 5 capítulos do livro. O capítulo 3 é maior do que os demais, contém 66 estrofes, cada uma com 3 versos.
Cada verso começa com uma letra que corresponde às 22 letras do alfabeto hebraico.
Na tradução para o português, a poesia perde a sua beleza.
A finalidade do livro é ensinar o povo a não desprezar o castigo de Deus, nem sucumbir quando d'Ele receber justa punição; mas voltar-se para Ele, arrependendo-se, confessando os pecados cometidos, e esperar o perdão e o livramento.

“O Senhor não rejeitará para sempre; pois,


ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão
segundo a grandeza das suas misericórdias; porque não aflige,
nem entristece de bom grado os filhos dos homens”.

Lamentações 3:31-33.

“Por que, pois, se queixa o homem vivente?
Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.
Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los
e voltemos para o Senhor”. Lamentações 3:39-40.

CURIOSIDADE
Até hoje este livro é lido pelos judeus no dia em que relembram a destruição do templo, dia 9 de julho no nosso calendário. 

value="http://www.youtube.com/v/Y21Z8eGmG1o&hl=pt_BR&feature=player_embedded&version=3">