Jesus chorou... por a humanidade.

HEBREUS 2- 1 a 18
1.Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
2.Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
3.Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4.Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
5.Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
6.Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
7.Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
8.Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.
9.Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
10.Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
11.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12.Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13.E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
14.E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
15.E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
16.Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17.Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
18.Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.


3. Jesus é o nosso socorro em meio à dor

Hebreus 2.18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.

O texto de Hebreus nos fala que Jesus é poderoso para socorrer aos que são tentados. Mas, por extensão

Ele também é poderoso para nos socorrer em meio à dor. Jesus, não é apenas sensível e solidário à nossa dor. Ele não apenas traduz a nossa aflição diante do Pai. Ele é poderoso para nos socorrer em meio às nossas lutas. Ele é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. O seu poder não mudou. Ele é quem repreende os ventos; Ele é quem cessa a tempestade do mar; que transforma água em vinho; que dá vista aos cegos; que dá voz aos mudos; audição aos surdos; que faz com que a mulher estéril seja mãe de filhos; que cura a lepra, a aids, o câncer; que ressuscita os mortos; que dá livramentos e vitórias ao seu povo. Ele é poderoso para nos socorrer.

O Jesus que chorou, ressuscitou a Lázaro. Jesus chorou quando os aviões se chocaram com as torres do World Trade Center. Jesus chorou quando viu os edifícios em chamas. Jesus chorou quando viu as pessoas em desespero procurando fugir daquele horror. Jesus chorou quando viu os corpos em combustão. Jesus chorou quando viu homens e mulheres se atirando em desespero. Jesus chorou quando viu os corpos despedaçados. Jesus chorou quando viu as lágrimas dos filhos que nunca mais veriam os seus pais; dos pais que nunca mais veriam os seus filhos; dos esposos que nunca mais veriam suas esposas e nem das esposas que nunca mais veriam os seus esposos. Jesus chorou quando viu as lágrimas dos amigos que nunca mais veriam pessoas que amavam.

Jesus chorou quando viu os terroristas partindo para um vôo cego e insano que os conduziria a morte e ao inferno. Jesus chorou por aqueles que morriam por um paraíso que não existe, por um deus que não é deus, por uma palavra que não é verdadeira. Jesus estava agindo naquele dia, fazendo com que carros não pegassem, despertadores não tocassem, que pessoas fossem por outro caminho; que pessoas adoecessem, que pessoas se atrasassem, que pessoas corressem, que pessoas faltassem. No mistério das duas naturezas Jesus é o homem que chora e o Deus que age.





ORAÇÃO


Pai, bem sei que teu coração é fiel
Sei que teus pensamentos são maiores que os meus
Que teu amor e tua bondade transpõe o imaginável
E que nós simplesmente podemos atravessar vales...
Mas contamos com teus benefícios, 
pois sabemos que És socorro bem presente,
refrigério na angustia.
Amado meu, em Ti espero
Perdoa-nos  Deus por tão grande afronta
Teu povo tem pecado contra Ti, quando destrói Tua obra
Quando se enche de engano, e em Teu nome mata, até inocentes.
Pai de bondade, lembra-te do Teu filho na cruz chamando por eles
 e dizendo:" Pai eles não sabem o que fazem"
Deus querido, também nós pecamos quando deixamos
de te dar Glória e render-te graças.
Perdoa-nos amado Deus,
por nossas obras que em nada dignifica Tua palavra,
Perdoa-nos por não reconhecer que não há outro Deus além de Ti,
Que nascemos de Ti e iremos a Ti, 
Porque Tu és Deus e Senhor de todas as coisas.
Por Tua misericórdia e amor eu agradeço em nome de Jesus,
por todos os que Te amam e o tem no coração.
amém.