Daniel 6-1 a 28

.E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes,
que estivessem sobre todo o reino;

  .E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que    o rei não sofresse dano.
 .Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.
 .Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
 .Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
 .Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: O rei Dario, vive para sempre!
 .Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
 .Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
 .Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.
 .Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
 .Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
 .Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
 .Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
.Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.
.Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar
.Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
.E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
.Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
.Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
.E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
.Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!
.O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
.Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
.E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
.Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
.Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
.Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.
.Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.




Em Daniel 3, o rei Nabucodonosor tentou forçar três jovens a falsa adoração pela insistência de que eles deveriam reverenciar a estátua dourada. Mas, ele não teve sucesso em coagi-los. Agora, no capítulo 6, há uma tentativa de proibir a adoração verdadeira. Nos últimos dias, como o livro de Apocalipse revela, o povo de Deus vai primeiro ser tentado a falsa adoração e então serem proibidos de adorar a Deus verdadeiramente. Mas o povo de Deus não vai se render. A razão para sua fidelidade vai ser a mesma que foi para Daniel e seus amigos – eles vão desenvolver um forte relacionamento pessoal com o seu Senhor. Um relacionamento que é mais importante que qualquer coisa nós teremos quando entrarmos nas cenas finais da história.

NOTAS:
*Daniel com 70 anos, foi designado como um dos três governadores sobre 120 sátrapas que dominavam o país. Sem dúvida, a reputação de Daniel como profeta e fiel administrador era conhecida muito além da Babilônia. A prudência e a instrução de Daniel que Deus concedia a ele, colocavam-no no bom favor para com o rei.


*Somente por deliberação de novas leis humanas que fossem contra a lei de Deus, poderiam fazer Daniel parecer ser corrupto. Este é a maneira como vai acontecer no fim dos tempos. O povo de Deus vai se confrontar com a escolha de permanecer leal as leis de Deus ou prometer lealdade para a nação.



*Pela apelação ao ego do rei, eles propuseram uma lei acima de Daniel. Esta lei tentava substituir a adoração verdadeira de Deus com a falsa adoração do homem. Sua aparência de solidariedade cobriria sua intriga, e o rei não suspeitaria de seus reais motivos.


*Daniel não mudou seus hábitos de oração. Orar foi a razão da grande força de Daniel na Babilônia e Medo-Persia. Se Daniel tivesse mudado seus hábitos de oração sobre pressão, ele estaria negando o seu relacionamento com Deus. Mas, para Daniel, obediência a Deus foi mais importante que sua própria vida.

*Eles foram tão ansiosos para se verem livres de Daniel que não confiaram em ninguém, então eles próprios foram contar ao rei.

*O rei ficou mortificado ao descobrir como ele havia sido manipulado por aqueles homens. O poder de seu reinado tinha sido usado contra ele. Se ele perdoasse Daniel rebaixaria seu poder; se ele perdesse Daniel, perderia o único homem que sabia que podia confiar.




*Os homens retornaram para ter certeza de que o rei cumpriria a lei. Estavam muito firmes e não deixariam passar este assunto em branco. O rei não teve chance. Ele devia atirar Daniel aos leões.



*A vida eterna é conhecer a Jesus. Não existe nada mais importante que um relacionamento com Deus. O segredo do sucesso de Daniel, a razão pela qual ele tinha um profundo relacionamento pessoal com Deus, era porque três vezes por dia ele reservava tempo em especial para comunhão com Ele. Nos últimos dias quando as forças apóstatas proibirem a verdadeira adoração de Deus e imporem falsa adoração e desobediência para a lei de Deus, somente aqueles que tem, como Daniel teve, desenvolvido este relacionamento pessoal com Deus vão ser capazes de resistir as provas desta época. 

*O cristão que está construindo um relacionamento com Deus vai reservar mais tempo para estar estudando as sagradas palavras de Deus. O cristão não vai somente estudar, mas seguirá os princípios da Bíblia e obedecerá os mandamentos de Deus. Não existe uma maneira de crescer espiritualmente exceto através do estudo da Bíblia e da oração. Qualquer cristão que é sério está sendo preparado para o fechamento das cenas da história da terra porque vai estar reservando muito tempo para desenvolver um relacionamento com Deus através do estudo da Bíblia e da oração.