O PLANO DIVINO ATRAVÉS DOS SÉCULOS - Conheça as dispensações que Deus estabeleceu para Israel, à Igreja e para o mundo.

 

Estudo das Dispensações

(Plano Divino através dos Séculos)   

Para entendermos o que Deus projetou para a terra, para o homem e para os seres espirituais, precisamos entender as dispensações.    

O que são as Dispensações Bíblicas?A palavra ?dispensação? encontra-se quatro vezes no N.T. (Ef. 1:10; 3:2; 3:9; Cl. 1:25). A palavra grega é ?oikonomia?, da qual deriva-se a palavra ?economia?, que significa ?boa ordem na administração, na despesa de uma casa?. Originalmente dispensação significava a gerencia duma casa. (Casa= Oikos) No uso bíblico a dispensação representa a administração que Deus faz em Sua grande ?casa? universal, na qual estão ligados a Ele todas as inteligências, tanto homens como seres angelicais. O estudo das dispensações revela como Deus usa diferentes classes de povo em várias eras determinadas por Ele para alcançar Seus propósitos.

A Bíblia mostra três classes distintas de povo com os quais Deus tem relações: 1) O judeu; (Rm.9:4,5; Jo 4:22; Rm.3:1,2); 2) o gentio (Ef. 2:11,12; 4:17,18) e 3) a Igreja de Deus. (Ef. 1:22,23; 5:29-33; I Pd.2:9). (I Co. 10:32).
A interpretação correta duma determinada passagem dependerá de sabermos a qual desses povos Deus está falando. O texto e o contexto da passagem revelarão a resposta. Temos também três períodos do ministério de Jesus Cristo:
? 1) Como PROFETA > Desde o Éden até a Cruz. Dt. 18:18 Moisés predisse a vinda dum Profeta após dele que seria maior do que ele. Jesus passou por todo o V.T como o ?Anjo do Senhor? ou ?Anjo de Sua presença? (Gn.16:7-14; 22:11-18; 31:11,13; Ex. 3:2-5; 14:19; Jz. 13:2:25.
? 2) Como SACERDOTE > Desde a Ascensão até à Segunda Vinda, (Hb. 7:25; 8:1). Jesus Cristo é agora mesmo o nosso representante no céu, à direita da majestade Divina, onde intercede em nosso favor e ajuda o crente em suas fraquezas. (I João 2:1).
? 3) Como REI > durante o Milênio e em épocas Sucessivas. (Ap. 19:16). Durante mil anos de paz, Cristo reinará sobre o mundo, tendo Jerusalém por capital, onde ele estará estabelecido sobre o trono de Davi, Seu Pai. A Palavra também indica que a Sua regência jamais terminará, dizendo: ?...o seu reinado não terá fim?. Lc. 1:33.
As Escrituras revelam oito alianças entre Deus e os homens:
1) A Aliança edênica. (Gn 1:28). Condicionou a vida do homem no estado da inocência.
2) A Aliança com Adão, que condicionou a vida do homem decaído, oferecendo a promessa dum Redentor (Gn. 3:14-21).
3) A Aliança com Noé, que estabeleceu o principio do governo humano e assegurou a continuação da vida sobre o planeta. (Gn .9:1:17).
4) A Aliança com Abraão, que daria inicio à nação israelita e concedeu-lhe a terra da Palestina . (Gn. 12:1-3).
5) A Aliança com Moisés, que condena todos os homens ?porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus?. Rm. 3:23; Ex. 19:1-25.
6) A Aliança Palestínica, que assegura a restauração e a conversão final de Israel. (Lc. 26; Dt. 28:1 a 30-3).
7) A Aliança de Davi, promessa que se cumprirá em Cristo, o ?Filho de Davi?. II Sm. 7:16; I Co. 17:7; Sl. 89:27; Lc. 1:32,33.
8) A Nova Aliança, que assegura a transformação espiritual de Israel e de todos que crêem em Cristo, tornando-os aceitáveis a Deus.
AS SETES DISPENSAÇÕES
As Escrituras dividem o tempo, pelo qual podemos compreender o período global que começa com a criação de Adão e termina com o aparecimento do ?novo céu e da nova terra? (Ap. 21:1), em sete períodos desiguais, que chamamos de dispensações.
São eles: Inocência; Consciência, Governo Humano; Patriarcal; Lei; Graça e Milenial.
São períodos usados por Deus para mudança no método divino de tratar a humanidade, ou parte dela, no que se refere a duas grandes verdades: pecado e responsabilidade humana.
Cada dispensação pode ser considerada como uma prova para o homem natural e termina sempre em juízo, demonstrando assim o seu completo fracasso. Cinco dessas dispensações, ou períodos de tempo, já se consumaram. Estamos vivendo na sexta, cujo término, segundo tudo faz crer, acontecerá muito em breve. (Pode ser hoje). A sétima, ou a última, ficará para o futuro. ? É o Milênio.
1) O HOMEM EM INOCENCIA > Começou com a criação de Adão (Gn.2:7) e terminou com a sua expulsão do Éden. Adão, criado em inocência, ignorando o bem e o mal, foi colocado no Jardim do Éden com sua companheira, Eva, sob a responsabilidade de abster-se de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal.A Dispensação da Inocência resultou no primeiro fracasso do homem, sendo os seus efeitos os mais desastrosos possíveis.Teve o seu fim com o seguinte juízo: ?O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden?. (Gn 1:26; 2:16,17; 3:6; 3:22-24).
2) O HOMEM SOB A CONSCIENCIA > Pela queda, Adão e Eva adquiriram, e também transmitiram a sua descendência o conhecimento do bem e do mal. Isso proporcionou à sua consciência uma boa base para um julgamento moral correto, o que colocou a sua posteridade sob a seguinte responsabilidade ? fazer o bem e evitar o mal. O resultado da Dispensação da Consciência foi que toda a terra se corrompeu. Assim Deus terminou a segunda prova a que submeteu o homem natural com o seguinte juízo ? O Dilúvio. (Gn.3:7,22; 6:5,11,12; 7:11,12,23).
3) O HOMEM EM AUTORIDADE SOBRE A TERRA (Governo Humano) > Do terrível juízo do Dilúvio, Deus salvou oito pessoas, ás quais deu a terra purificada, com amplos poderes para governá-la. Noé e sua família receberam essa responsabilidade. A Dispensação do Governo Humano resultou na tentativa ímpia do homem em desejar tornar-se independente de Deus e terminou com o seguinte juízo ? A confusão das línguas. ( Gn. 9:1,2; 11:1-4; 5-8).
4) O HOMEM SOB PROMESSA (Patriarcal ou da família) > Dos descendentes dispersos daqueles que construíram a torre de Babel, Deus chamou um homem, Abraão , com quem fez uma aliança. Algumas das promessas feitas a Abraão e aos seus descendentes eram puramente graciosas e incondicionais e já foram, ou ainda o serão, cumpridas literalmente. Outras foram também feitas, mas o seu cumprimento estava condicionado à fidelidade e obediência dos israelitas. Todas as condições determinadas por Deus foram violadas, sem exceção de uma sequer, e a dispensação da Promessa ? patriarcal ou da família, resultou no fracasso da família de Israel e terminou com o seguinte juízo ? A escravidão no Egito. O livro de Gênesis que começa com estas palavras sublimes: ?No principio criou Deus?... termina com esta triste expressão: ?Em um caixão no Egito?. (Gn.12:1-3; 15:5; 26:3; 28:12,13; 13:14-17; Ex. 1:13,14).
5) O HOMEM SOB A LEI > Mais uma vez a graça de Deus vai auxiliar o homem desamparado e redimir o povo escolhido da mão do opressor. No deserto do Sinai, Deus lhe propôs o concerto da Lei. Em vez de humildemente apelar para que continuasse a relação da graça, o povo responde: ?Tudo o que o Senhor tem falado, faremos?. A história de Israel no deserto e em Canaã é um longo relatório de flagrante e persistente violação da Lei e, por último, depois de sem número de avisos, Deus termina a prova a que submeteu o homem pela Lei, em juízo.
Primeiramente, Israel, e logo depois Judá, foram expulsos de Canaã, sendo que a sua dispersão pelo mundo ainda continua. Um pequeno grupo voltou sob as ordens de Esdras e Neemias. Desse grupo, na plenitude dos tempos, nasceu Cristo: ?Nascido de mulher, nascido sob a Lei?. Tanto os judeus como os gentios conspiraram, levando-o à morte por crucificação. (Ex. 19:1-8; II Rs. 17:1-18; 25:1-11; At. 2:22,23; 7:51,52. Rm. 3:19,20; Gl. 3:10).
6) O HOMEM SOB A GRAÇA > A morte de sacrifical do Senhor Jesus Cristo introduziu no mundo a Dispensação da pura Graça, que quer dizer favor imerecido ou Deus dando justiça em vez de exigir justiça, como quando sob a Lei. A salvação perfeita e eterna é agora oferecida graciosamente, tanto ao judeu como ao gentio, sendo a fé condição única. (Jo. 6:29, 47: 5:24; 10:27,28; Ef. 2:8,9). O resultado predito desta prova do homem sob a graça é o juízo sobre o mundo incrédulo e uma Igreja apóstata (Abandona da fé). (Lc.17:26-30; 18:8: II Ts. 2:7-12; Ap.3:15,16). O primeiro evento no fim desta Dispensação será a descida do Senhor dos Céus, quando os santos que dormem serão levantados e, juntamente com os crente vivos daquele tempo, arrebatados ?a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor?. (I Ts. 4:16,17). Depois seguir-se-á o curto período chamado ? A Grande Tribulação?. (Mt. 24:21,22; Sof. 1:15-18; Dn. 12:1; Jr. 30:5-7). Finalmente dar-se-á a descida pessoal de Cristo à terra, com poder e grande glória. Então, haverá os julgamentos, que inaugurarão a sétima e ultima Dispensação. (Mt. 24:29,30; 25:31-46).
7) O HOMEM SOB O REINO PESSOAL DE CRISTO ? MILENIO > Depois dos juízes purificadores ligados à vinda pessoal de Cristo à terra, Jesus reinará sobre Israel restaurado e sobre a terra por mil anos. Esse período é chamado de Milênio. A sede do seu poder será em Jerusalém e os santos, incluindo os que foram salvos na Dispensação da Graça, isto é, a Igreja, serão unidos com Ele na Sua Glória. (At.15:14-17; Is. 2:1-4; Is. 11; Ap. 19:11-21; 20:1-6).
Mas quando Satanás for solto, ?por um pouco de tempo?, encontrará o coração natural tão inclinado para o mal como sempre e, com a maior facilidade ajuntará as nações que irão batalhar contra o Senhor e os seus santos. Esta Dispensação, como as demais, terminará em juízo. O Grande trono Branco será estabelecido e os ímpios mortos ressuscitarão, sendo finalmente condenados. Depois é que aparecerão ?o novo céu e a nova terra?. O começo da eternidade. (Ap. 20:3.7-15; Ap. 21 e 22).
Pesquisa: ?Maneja Bem a Palavra da Verdade?. C.I.Scofield; ?O Milênio?- João de Oliveira; ?A Verdade sobre o Milênio?- Thomas Ice e Timoty Demy; ?O Plano Divino através dos Séculos? Lawrence Olson; ?Escatologia Bíblica ? Antonio Gilberto. A Bíblia ? Diversas traduções.
Written by :

Também podemos buscar: 
Este estudo “Mapa Bíblico Escatológico ” foi elaborado tendo breves citações destas fontes de pesquisa: O Mapa Bíblico Escatológico, DPG, Idealizado pelo Pr. Célio Carlos Macêdo; O Mapa O PLano Divino Através dos Séculos elaborado pelo N. Lawrence Olson, em Lavras, Minas Gerais, Brasil (25/03/1943); O livro O PLano Divino Através dos Séculos, CPAD, N. Lawrense Olson, 25ª Edição/2002; A Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD, Revista e Corrigida Edição de 1995; O livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman, Vida, 28ª impressão 1999, traduzido por N. Lawrense Olson.
Elaboramos um compêndio contendo o estudo “Mapa Bíblico Escatológico”, e disponibilizamos uma compilação deste estudo em dois formatos de editoração eletrônica (1º - Apostila em Word/2003 / 2º A presentação em PowerPoint) e o seu acesso por meio da Web.
Pb. Adilson Yule - Rua Palermo nº 60, Bairro Jardim Italia - CEP 78.060.735 - Cuiabá-MT
www.conhecadeus.com.br e-mail: adilson_yule@hotmail.com  Fone: (65) 3052-3299  / 9981-5466



Capa / Verso - Mapa Bíblico Escatológico
00 - Eternidade Passada Apostila Apresentação
01 - A Sabedoria Apostila Apresentação
02 - A Criação das Hostes Celestiais Apostila Apresentação
03 - A Terra Original Apostila Apresentação
04 - Período das Eras Glaciais Apostila Apresentação
05 - A Terra em Caos Apostila Apresentação
06 - Águas debaixo do Firmamento (céus) Apostila Apresentação
07 - 1ª e 2ª Dispensações - Inocência e Conciência Apostila Apresentação
08 - O Diluvio Apostila Apresentação
09 - A 3ª Dispensação - Governo Humano Apostila Apresentação
10 - 4ª Dispensação Patriarcal - De Abraão a Mosés Apostila Apresentação
11 - A 5ª Dispensação da Lei - De Moisés à Cristo Apostila Apresentação
12 - O Ministério de Cristo - Apostila Apresentação
13 - De Adão a Atualidade - Apostila Apresentação
14 - A figueira (Israel) brotou - Apostila Apresentação
15 - A Grande Tribulação - Apostila Apresentação
16 - O Arrebatamento - Apostila Apresentação
17 - O Tribunal de Cristo - Apostila Apresentação
18 - As Bodas do Cordeiro - Apostila Apresentação
19 - Os Santos Comtemplarão a Glória de Deus - Apostila Apresentação
20 - A Volta de Cristo - Apostila Apresentação
21 - A Ceifa - Julgamento das Nações - Apostila Apresentação
22 - A Terra será purificada para o Milênio - Apostila Apresentação
23 - A 7ª Dispensação - O Milênio - Apostila Apresentação
24 - O Final do Milênio - Apostila Apresentação
25 - O Fim da Terra - Apostila Apresentação
26 - O Grande Trono Branco - Apostila Apresentação
27 - O Juízo Final - Apostila Apresentação
28 - A Nova Jerusalém - Apostila Apresentação
29 - A Eternidade Futura - Apostila Apresentação