Quando os Valentes se cansam! Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.


ESSE É O DEUS QUE EU CONHEÇO!

Braço de Ferro - Alexandre Silva

 Quando os Valentes se cansam!

 
Você certamente ja assistiu algum desses filmes épicos como, por exemplo, Mel Gibson interpretando Coração Valente, certo? Pois é, imagine você, que cenas iguais a essas retratadas por Hollywood, podem ter sido bem parecidas com a guerra de um grande personagem bíblico, chamado Davi. O texto de hoje está em 2 Samuel cap, 21 vers, 15 a 17.
“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre,( tres kilos e meio) e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi. Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel.”
A vida desse grande rei de Israel sempre foi em ambientes de guerra, sua infância foi marcada por experiências que lhes fizeram um grande guerreiro.
A bíblia nos fala de um dia que foi aclamado em Israel após ter derrotado um gigante amendrontador, e nas ruas da cidade as mulheres cantavam e diziam;
Saul matou seus milhares, mas Davi matou os seus dez milhares!
Elas tinham um bom motivo para compôr essa letra, esse gigante que Davi havia matado tinha três metros de altura, entre 180 a 250 quilos era o seu peso, a ponta de sua lança possuia 8.7 quilos, vestido em uma couraça de escamas pesando 88.2 quilos, um escudo carregado por um segundo homem que pesava 13.5 quilos protegido por um capacete de bronze de 4.5 quilos, sua espada 4.5 quilos, sua lança entre ponta e cabo pesava 10.6 quilos, ou seja, além do peso de um corpo de mais de três metros de músculos, levava ainda 140 quilos de equipamento. Uma verdadeira máquina de guerra, mas Davi o derrotou.
Davi venceu inúmeras batalhas, poucos personagens bíblicos são considerados valentes guerreiros feito ele, derrotou muitos exércitos. Era uma aventura insana comprar briga com Israel naqueles dias, era algo de grande risco, sabe por quê? Porque o exército de Israel possuia um rei chamado Davi!
Sim! Ele era rei de Israel, e rei em época de guerra assumia a posição de general, mas Davi era acima de tudo um guerreiro.
Para você ter uma idéia da potência desse homem na batalha, a bíblia nos informa que os valentes que Davi comandava, eram homens temidos por força e coragem, como por exemplo, um chamado Josebe-Bassebete que em um dia matou oitocentos homens de um exército inimigo, tinha também um outro que se chamava Eleazar, que no final do dia em uma batalha sua espada ficou presa em sua mão, tal era a força e valentia desses homens. E Davi, era maior do que todos os seus valentes. Por esse motivo, Davi mesmo nos conta que ao pedir a Deus permissao para construir o templo para a Arca do Senhor, o pedido lhe foi negado, e o motivo? – Você é um homem de guerra Davi! você derramou muito sangue!
Mas preste atenção nesse próximo fato ocorrido;
Um dia, Davi se encontrava numa dura batalha, e imagino ter sido uma das piores de sua vida. E nesse dia, esse valente se cansou!(…)
E por alguns momentos o guerreiro destemido olhou para o chão, seu suor caia na terra e a respiração de um homem cansado você sabe… é ofegante e lenta.
Ao se apoiar em um joelho, seus olhos se fecharam por alguns segundos, ele levou a mão no seu rosto e secou o suor, buscou uma respiração profunda que o fizesse reanimar e continuar lutando.
Nesse exato momento, a bíblia fala que um filho de Gigante, veja você, nao era se quer um gigante, era um filho de gigante! Posso te afirmar pelo peso da lança, que ele tinha apenas a metade do tamanho de um gigante adulto, sua lança pesava 3.5 quilos, lembra do peso da lança do Golias? Eram mais de 8 quilos, pois bem… esse filhote de gigante viu Davi cansado, e encontrou a chance para apagar a lâmpada de Israel! Porém perto de Davi, estava um soldado chamado Abisai, e este socorreu a Davi, feriu o filisteu e o matou.
Meu amigo, quando um valente se cansa, não precisa ser um gigante para oferecer-lhe risco de vida…basta um filhote de gigante para matá-lo!!
Quando um valente se cansa, fica no alcance de qualquer tamanho de inimigo, era assim que se encontrava Davi naquele dia, é assim que na luta dessa vida nos encontramos muitas vezes, e nesse momento você tem que estar certo que conta com a ajuda do maior dos soldados, do General de Guerra, Senhor dos Exércitos, nosso Rei, Jesus! Porque os valentes, também se cansam.
Gospel Prime