Há poucas advertências na Escritura mais solenes que esta. O Senhor Jesus Cristo nos diz, "Lembrai-vos da mulher de Ló.

A Bíblia não menciona o nome da mulher de Ló. Ela ficou conhecida durante o episódio da destruição das pecaminosas cidades de Sodoma e Gomorra, quando olhou para trás, desobedecendo à ordem de Deus, ao que foi transformada numa estátua de sal. A narrativa completa encontra-se no capítulo 19 de Gênesis.

Muito tempo depois, Jesus, ao falar da súbita vinda do reino de Deus, proferiu a exortação:

Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, plantavam e edificavam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o filho do Homem se há de manifestar. LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ. (Lc. 17.28-30,32)

Aquela estátua de sal tem muito a nos dizer!

1. BREVE HISTÓRICO DE LÓ.

Ló era sobrinho do patriarca Abraão, a quem Deus havia chamado e lhe feito promessas, ordenando-o que saísse do meio de sua parentela e da casa de seu pai indo para uma terra que o Senhor o haveria de mostrar. Assim, partiu o obediente Abraão, levando consigo a Ló, filho de seu irmão. A separação entre Abraão e Ló deu-se, mais tarde, por conta da contenda entre os pastores de gado de Abraão e os de Ló por não ter a terra capacidade para abrigar os seus rebanhos que eram em extremo numerosos. Diante do conflito Abraão sugeriu a separação e ofertou a escolha ao seu sobrinho dizendo: Não está toda a terra diante de ti? Eis, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se à direita escolheres, eu irei para a esquerda. (Gn. 13.9)

Diante da proposta de Abraão, Ló escolheu ir para a campina do Jordão, ao ver que era toda bem regada e ali armou suas tendas até a cidade de Sodoma.

Ló fez uma escolha circunstancial, por vista e não por fé. A terra podia até ser boa, mas veja o que a Bíblia diz acerca dos habitantes: Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR. (Gn. 13.13).

As conseqüências de sua escolha logo começaram a aparecer, Ló foi levado cativo na guerra de quatro reis contra cinco e foi necessária a intervenção de seu tio Abraão, que comissionou uma milícia de 318 homens e tendo perseguido os raptores, os venceu e trouxe de volta Ló, sua família e sua fazenda.

Apesar desta triste experiência, Ló continuou habitando entre os ímpios de Sodoma. Os moradores daquela cidade eram tão maus que agravaram em muito o seu pecado a ponto de o Senhor determinar juízo sobre ela e a vizinha Gomorra.

Deus, então, anunciou à Abraão que iria destruir Sodoma e Gomorra. Abraão intercedeu a Deus pelos homens justos que porventura pudessem habitar entre os ímpios, tendo ouvido do Senhor que se porventura em alguma das cidades se achassem dez homens justos, por amor dos dez não as destruiria.

Tão pecaminosas eram aquelas cidades que não se tem notícia de que houvesse nenhum justo em Gomorra, visto que Deus não providenciou resgate de ninguém dali.

Já com relação à Sodoma, Deus enviou dois anjos para dali retirar Ló e sua família. Os desdobramentos que seguiram à visitação dos anjos trataremos nos tópicos seguintes.

2. O PESO DO JUÍZO E A PRESSA DA MISERICÓRIDA.

O juízo de Deus estava agendado para vir sobre as cidades de Sodoma e Gomorra.
Disse o Senhor: ocultarei eu a Abraão o que faço... porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado e porquanto o seu pecado se tem agravado muito (Gn. 18.17-20).

Então disseram aqueles varões a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quanto tens nesta cidade, tira-os para fora deste lugar, POIS NÓS VAMOS DESTRUIR ESTE LUGAR, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor e o Senhor nos enviou a destruí-lo. (Gn. 19.12-13)

O juízo de Deus tem hora marcada! A Bíblia diz que ao amanhecer os anjos apertaram com Ló dizendo: Levanta-te! Ló provavelmente ainda dormia desapercebido de que a chuva de fogo batia às portas da cidade aguardando apenas a ordem de Deus para destruir totalmente os vis moradores daquela cidade.

O juízo de Deus é certo sobre este mundo e muitos crentes ainda estão dormindo espiritualmente enquanto a misericórdia de Deus está à avisá-los: Levanta-te! Deixa o sono da mornidão! Desperta e abandona este proceder hipócrita! Deixa esta vida dupla! Para de coxear entre dois pensamentos! Tira da tua vida os embaraços deste mundo que tem te prendido! Levanta-te de entre os mortos!

Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos e Cristo ti esclarecerá (Ef. 5.14).

O tempo do juízo está próximo:

Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do SENHOR, dia nublado; o tempo dos gentios ele será. (EZ. 30.3)
E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Rm. 13.11).

A Bíblia afirma que a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos, posto que se renovam a cada manhã. (Lm. 3.22e). A misericórdia do Senhor chegou antes de seu juízo à cidade de Sodoma. Vemos isto na prática, quando dois anjos chegam a Sodoma, enviados por Deus com a missão de retirar Ló e sua família para não serem destruídos com aquela ímpia geração.

Percebemos que quanto mais próximo o juízo de Deus, mais a sua misericórdia se apressa para livrar aqueles que têm negócio com o Senhor. Diz o verso 16 que como Ló ainda demorava-se, os anjos lhe pegaram pela mão. E, literalmente, lhe conduziram juntamente com sua família para fora da cidade, sendo-lhe o Senhor misericordioso.

O clamor deste mundo pecaminoso que hoje vivemos, tem subido ao céus e o juízo de Deus também já foi direcionado para este mundo. Todavia a misericórdia do Senhor tem chegado antes até nós e a mensagem que ela traz é praticamente a mesma: Levanta-te...separa-te deste mundo pecaminoso para que não pereças na sua injustiça. Escapa-te por tua vida; não olhes para trás e na pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

3. REJEITANDO O CONVITE DA MISERICÓRDIA.

Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros. (Gn.19.14)

Ló entregou a mensagem do juízo e da misericórdia de Deus aos seus futuros genros, mas estes não receberam a palavra e tiveram Ló por zombador.

Eu enxergo nos genro de Ló, duas classes de pessoas:

a) As que ouvem a mensagem do evangelho e não aceitam a palavra;

b) Os filhos de pais crentes que têm tudo nas mãos para escaparem da condenação eterna, pois convivem com uma família escolhida por Deus; são instruídos nos santos caminhos do Senhor; são evangelizados; contudo, dão as costas para o Senhor Jesus amando mais o presente século e seus manjares.

Os futuros genros de Ló ainda não faziam efetivamente parte da família, pois no capítulo 19 versículo 14 a Bíblia registra: Então saiu Ló, e falou a seus genros, AOS QUE HAVIAM DE TOMAR SUAS FILHAS, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros.

No verso oito do mesmo capítulo, Ló diz: Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão... Ora, se as filhas de Ló AINDA NÃO HAVIAM CONHECIDO VARÃO e se os chamados genros de Ló ainda haviam de tomar suas filhas, podemos deduzir que eles eram apenas candidatos a genro e não faziam, ainda, de fato, parte da família.

O convite pra escapar da perdição lhes alcançou de forma especial pelo fato do contato que tinham com a família de Ló, todavia desprezaram a oferta de livramento ao dizerem não à palavra de Deus na boca de Ló.

Os filhos de pais salvos são apenas candidatos aos céus. Eles têm todas as oportunidades do mundo: Conhecem a Palavra; foram instruídos nos caminhos santos do Senhor; a chamada para receber a Jesus como Senhor e Salvador e, conseqüentemente, escapar da condenação, lhes têm alcançado todos os dias e eles têm zombado do evangelho, desprezado assim, o santo convite.

Eu creio que quando o fogo começou a cair sobre Sodoma os genros de Ló lembraram das palavras do sogro e de como agiram mal ao rejeitarem. Da mesma forma, os filhos de pais crentes recordarão os conselhos de seus pais, das pregações alertadoras que ouviram quando eram conduzidos a contragosto para a Igreja e dos hinos que escutaram, como por exemplo: o de nº 169 nas suas primeiras estrofes que diz: Longe do Senhor andava, no caminho de horror, por Jesus não perguntava e nem queria seu amor. No juízo não pensava e nem na minha perdição e nem minha alma desejava a eterna salvação.

Tudo isto será reavivado na mente daqueles que mesmo estando tão perto do evangelho, dele fizeram pouco caso.

A Bíblia diz que a quem muito é dado, muito é cobrado. Jesus repreendeu a cidade de Cafarnaum duramente o período esteve por lá pregando o evangelho e esta cidade tendo presenciado muitos prodígios e maravilhas operados por Ele e não haverem se arrependido e crido, afirmando que, no Juízo vindouro haverá menos rigor para os de Sodoma do que para os daquela cidade que tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Jesus e presenciar seus feitos maravilhosos, tendo se mantido impenitente e incrédula pela dureza de seu coração. Concluímos daí, que com certeza haverá rigoroso juízo para aqueles que conhecendo a palavra, a desprezam. (Mt. 11.23-24)

4. NÃO BASTA ESTÁ FORA DA CIDADE, É PRECISO IR ATÉ O MONTE.

Como Ló demorava-se, os anjos lhe pegaram pela mão. Assim como também sua esposa e filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso e tiraram-no e puseram-no fora da cidade? (Gn. 19.16).

Este trecho fala da misericórdia de Deus que nos toma pela mão e nos tira para fora do mundo. Quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador, já estamos fora da cidade, já nos encontramos fora do alcance do juízo vindouro. Ocorre, porém, que a missão não acaba aí. Ló e sua família já estavam fora da cidade, mas então veio à ordem: E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. (Gn. 19.17).

A ordem, uma vez fora da cidade era para NÃO OLHAR PARA TRÁS e não parar durante toda a campina, marchando apressadamente até o monte, sob pena de perecer. Do mesmo modo, o crente na marcha pela campina da vida deve rumar para o monte do escape que simboliza Jesus sem parar na caminhada cristã ou olhar para trás, desviando-se.

Jesus disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. (Lc. 9.62).

Infelizmente a mulher de Ló olhou para trás. Ela já estava fora da cidade e já havia começado a marchar. No entanto, olhou para trás.

Eu enxergo na mulher de Ló, aquelas pessoas que já aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador (já estão fora da cidade), mas no decorrer da vida cristã se desviam (olham para trás).

5. OLHANDO PARA TRÁS.

Ao sair o sol sobre a terra, assim que amanheceu, Ló e sua família entraram na cidade de Zoar. O senhor então fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. O versículo 26 do capítulo 19 nos conta um triste fato: E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Olhou quando já estavam chegando ao destino. Que triste!

Pedro na sua segunda epístola, inspirado pelo espírito Santo nos revela que a destruição de Sodoma e Gomorra serve para exemplo aos que vivem impiamente (2Pedro 2.6). O fato da mulher de Ló ter olhado para trás e virado uma estátua de sal ao desobedecer às ordens dos anjos de Deus e olhar para trás, serve de exemplo para quem? Certamente para os crentes que tendo começado a jornada rumo à Jerusalém celestial, escapando da condenação deste mundo, em certo ponto da viagem (vida) olham para trás, são vencidos por Satanás por terem o coração preso às coisas que o mundo oferece. Falando sobre este assunto Pedro diz: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidas nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama. (2Pedro 2.20-22).

Por vislumbrar esta possibilidade na vida de cada crente, o apóstolo Paulo exorta: Aquele, pois, que cuida está em pé, olhe que não caia (1Cor. 10.12). Revela, ainda: Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para AVISO NOSSO, para quem já são chegados os fins dos séculos (1Cor. 10.11).

Glitter Para Orkut



"Então o Senhor
fez chover enxofre e fogo,
sobre Sodoma e Gomorra;
E destruiu aquelas cidades
e toda aquela campina,
e todos os moradores daquelas cidades,
e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou
para trás e ficou convertida
numa estátua de sal"
                                              (Gênesis 19.24-26).

Glitter Para Orkut  .A mensagem do Senhor para a sua vida    neste dia é: “Ninguém que lança a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”, portanto “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações…” (Lc. 9.62; Hb. 3.15 a). Amamos vocês e que “o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Nm. 6.24-26.), Tenham uma semana de Paz debaixo das bençãos do Senhor Jesus.

Valquiria Calado