Estamos numa época de eleições, onde escolhemos nossas lideranças, sabemos que Deus já o permitiu- "Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas." Rm 13.1; Neste estudo apresentamos como funciona as autoridades no nível espiritual, e como acarretamos maldições á nossas vidas em rebeliões; Segundo a vontade de Deus, nosso dever é sempre orar e abençoar, pra que a sabedoria se manifeste e os nossos governantes nos abençoi.












Autoridade e submissão

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE
Rm 13:1-7
1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
5 Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.
6 Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo.
7 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

O TRONO DE DEUS ESTABELECIDO SOBRE A AUTORIDADE
Todas as coisas foram criadas pela autoridade de Deus, e as leis na terra são mantidas juntas através da autoridade. A Bíblia diz que Deus sustenta todas as coisas pela palavra, a qual vem da Sua autoridade. Em todo o universo somente Deus é autoridade. Por essa razão nós que queremos servir a Deus,devemos conhecer a autoridade de Deus.

O INÍCIO DE SATANÁS
Ez. 28:13-17
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

A rebelião é a causa da queda de Satanás. Ele violou a autoridade de Deus. Se queremos servir a Deus, nunca podemos violar a questão da autoridade. Faze-lo é seguir o princípio de Satanás. Ele não está com medo de nossa pregação das palavras de Cristo. Ele tão somente teme a nossa submissão à autoridade de Cristo. Somente quando nos lavarmos totalmente do princípio de Satanás podemos aspirar servir a Deus.

A MAIOR EXIGÊNCIA EM TODA A BÍBLIA É A SUBMISSÃO À VONTADE DE DEUS
A maior exigência de Deus para o homem não é carregar a cruz, ofertas, consagração ou auto-sacrifício. A maior exigência de Deus para o homem é a submissão. A obediência é o outro lado da autoridade. A fim de ter a obediência,é preciso primeiro manter o ego fora de cena. Não se deve tentar obedecer com o ?eu?. Somente vivendo no espírito há possibilidade de obediência. Obediência é a mais alta expressão de resposta à vontade de Deus.

A PERCEPÇÃO DA AUTORIDADE SENDO UMA GRANDE REVELAÇÃO
No universo existem duas grandes coisas: crer para salvação e submeter-se à autoridade. Em outras palavras confiar e obedecer. A Bíblia mostra-nos que a definição de pecado é a transgressão da lei.
1 Jo 3:4
4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Romanos 2:12
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
As palavras ?sem lei? significam ?ilegal?. Ser ilegal é desconsiderar a autoridade de Deus e desconsiderar a autoridade de Deus é pecado.
Existem dois princípios no universo: um da autoridade de Deus e o outro da rebelião de Satanás. Embora o rebelde possa pregar, Satanás rirá daquilo, porque naquela pregação existe o princípio de Satanás. Nós que servimos a Deus devemos em determinado momento ganhar este entendimento básico. É como tocar eletricidade. Uma vez que você toca, nunca mais será descuidado com ela. Da mesma forma, uma vez que o homem conhece a autoridade de Deus e é atingido por ela, seus olhos serão iluminados, e será capaz de discernir não somente a si mesmo, mas a outros também. O indivíduo passa a conhecer quem é sem lei a quem não é.

A QUEDA DE ADÃO E EVA
Romanos 5:19
19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.

A QUEDA DO HOMEM DEVIDO À NÂO -SUBMISSÃO

Deus confiou toda a criação à autoridade de Adão para que este a administrasse e fosse autoridade sobre ela. Somente aqueles que se submetem à autoridade podem ser autoridade.
Na ordem da criação Deus criou primeiro o Adão depois Eva .quem quer que seja criado primeiro é a autoridade. Quem quer que seja salvo primeiro é a autoridade. Por essa razão,aonde quer que vamos, nosso primeiro pensamento deverá ser verificar quem é aquele a quem o Senhor quer que submetamos. A queda do homem veio da não submissão à autoridade. Eva tomou a decisão do?eu? , transgrediu a ordem de Deus e desconsiderou a autoridade do representante de Deus. Adão ouviu a Eva e isso foi pior ainda; foi uma desobediência à ordem direta de Deus.

TODO TRABALHO NECESSITA DE SER FEITO A PARTIR DA SUBMISSÃO
Quanto mais submissão um homem tem ,menos atitudes partem dele. Quando o homem começa a buscar o Senhor, há muitos atos e pouca submissão. À medida que progredimos, ao atos diminuem, até que no fim somente resta a submissão. Ao deparar-se com a obra muitos gostam de agir. Não querem ficar parados. Eles não se importam se existe ou não submissão. Por essa razão, muitas obras são feitas pelo ego e não pelo ouvir e obedecer.

OS CRISTÃOS NECESSITAM SUBMETER-SE À AUTORIDADE
Toda autoridade qualquer que seja procede de Deus. Essa é a razão porque tudo é ordenado por Deus. Todas as autoridades estão debaixo do Senhor. O centurião cujo servo estava doente sabia que havia uma autoridade acima dele à qual se submetiam a ele. Por isso, ele apenas precisava que o Senhor dissesse uma palavra, e cria que o problema seria resolvido. Sabia que toda autoridade está na mão do Senhor; cria na autoridade do Senhor. É por essa razão que o Senhor disse que não achou fé maior do que essa. Encontrar a autoridade de deus é encontrar Deus. Um cristão deve se submeter à autoridade.

A PRIMEIRA LIÇÃO DE UM OBREIRO É SUBMETER-SE À AUTORIDADE
O obreiro deve saber quem é sua autoridade. Alguns nunca percebem quem é sua autoridade. Eles nunca se submeteram a ninguém. Para eles tudo é confusão; com eles não há tal coisa como guardar a sua posição. Submissão é a primeira lição para aqueles que trabalham. É, na verdade, a maior parte do seu trabalho.

A NECESSIDADE DE RESTAURAR A SUBMISSÃO
Quão superficial tem sido a submissão pregada até agora! Submissão é o princípio básico. Se a questão da autoridade não é resolvida, nada pode ser bem feito. Fé é o princípio pelo qual recebemos vida,enquanto submissão é o princípio pelo qual conduzimos nosso viver.

NÃO HÁ UNIDADE DO CORPO SEM A AUTORIDADE DA CABEÇA
O corpo é um. A cabeça e o corpo também são um. Somente quando a autoridade do cabeça prevalece é que a vontade de Deus será realizada. Deus deseja que a igreja seja o reino de Deus.

AUTORIDADE É ESCOLHA DE DEUS E NÃO CAPACIDADE DO HOMEM
Deus chamou os três para saírem à entrada do tabernáculo. Arão e Miriã saíram ousadamente, confiando que tinham todas as razões. Eles pensavam que Deus finalmente os havia chamado, e pensaram: ?você, Moisés, casou-se com uma mulher etíope e causou infidelidade na família. Temos muito para dizer a Deus.? Mas Deus disse: ?Moisés é Meu servo. Ele é fiel em toda a Minha casa. Como, pois, não temestes falar contra o Meu servo?
Autoridade espiritual não vem por intermédio da capacidade humana. Antes, ela vem pela escolha de Deus. Os assuntos espirituais são totalmente diferentes dos princípios do mundo. Autoridade é o próprio Deus. Ela não pode ser violada. Qualquer um que fale contra Moisés fala contra a escolha de Deus.

A MANIFESTAÇÃO DA REBELIÃO É LEPRA
Quando a ira de Deus se acendeu, a nuvem apartou-se do tabernáculo e a presença de Deus se foi. Imediatamente Miriã ficou leprosa. Assim que a rebelião interior é manifestada torna-se lepra.

SUBMETER-SE À AUTORIDADE DIRETA DE DEUS E TAMBÉM À SUA AUTORIDADE REPRESENTATIVA
Muitos hoje falam contra aqueles que estão à sua frente. Eles falam contra os irmãos responsáveis na igreja, mas não percebem quão séria é essa questão. Se um dia a igreja receber a graça de Deus, ela separar-se-á daqueles que injuriam o servo de Deus. Ela não falará com eles, porque tais são leprosos. Que Deus seja misericordioso a nós para que vejamos que isso não é uma questão do nosso irmão, mas uma questão da autoridade designada por Deus. Se encontramos autoridade, percebemos que existem muitos incidentes onde pecamos contra Deus. A partir de então nosso conceito em relação ao pecado deve ser mudado. Veremos o pecado do ponto de vista de Deus.o pecado que Deus condena é a rebelião do homem.

1- A SUBMISSÃO DO FILHO

1.1 O SENHOR CRIANDOA SUBMISSÃO
Fp 2:5-11
5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses cap. 2, versículos de 5 a 7 formam uma seção, enquanto os versículos 8 a 11 formam outra seção. A primeira seção é sobre o esvaziar-se de Cristo. A segunda seção é sobre a humilhação de si mesmo. Aqui o senhor humilhou-se duas vezes, uma ao esvaziar-se em Sua Deidade (divindade), e a outra ao humilhar-se em Sua humanidade. Na Deidade existe uma harmonia plena, há igualdade, todavia é maravilhosamente arranjada de tal forma que o Pai seja o cabeça e o Filho se submeta .O Pai se tornou a representação da autoridade e o Filho se tornou a representação da submissão. Ou seja o Pai e o Filho compartilhavam a mesma glória, mas quando o Senhor veio à terra, Ele abriu mão da autoridade e assumiu a submissão.

1.2- OS QUE SÃO ENCHIDOS COM CRISTO SERÃO ENCHIDOS COM SUBMISSÃO
A autoridade e a submissão são estabelecidas por Deus. Por esta razão aqueles que conhecem o Senhor espontaneamente serão submissos.Portanto quem não conhece a Deus ou a Cristo não sabe o que é autoridade ou submissão. Com Cristo existe o princípio da submissão. Portanto , aqueles que são enchidos com Cristo serão enchidos com submissão.
Hoje muitos perguntam: ?Por que tenho de me submeter? ?Ou podem dizer: ?Eu sou um irmão, e você é um irmão. Por que então tenho de me submeter a você ? ? Na verdade os homens não tem o direito de dizer tal coisa. Somente o Senhor era qualificado para dizer isso. Mas Ele nunca disse tal coisa. Nem mesmo houve tal sentimento Nele. Cristo representa a submissão perfeita e Deus é a autoridade perfeita. Hoje alguns pensam que conhecem a autoridade, mas não conhecem a submissão.Podemos apenas pedir misericórdia de Deus para tais pessoas.

1.3 ?APRENDENDO OBEDIÊNCIA POR MEIO DO SOFRIMENTO

Hb 5:7-9
7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência,
8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu;
9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

A verdadeira submissão é encontrada quando, apesar do sofrimento, ainda há obediência. A utilidade do homem não está em se ele sofreu ou não, mas se aprendeu obediência ao sofrer. Somente aqueles que são obedientes a Deus são úteis.

2- COMO DEUS ESTABELECE O SEU REINO
At 5:32
32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

1 Pe 1:22
22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,

2.1- O SENHOR APRENDEU OBEDIÊNCIA POR MEIO DO SOFRIMENTO
Todo os sofrimentos do Senhor não geraram qualquer murmuração ou queixa. Para os que não conhecem a obediência, embora aumente o sofrimento a obediência não aumenta.

2.2- DEUS DESEJA ESTABELECER O SEU REINO,
Você já percebeu o quanto o universo foi afetado que grande problema causou a Deus a queda dos anjos e do homem? Esses dois tipos de criatura rejeitaram a autoridade de Deus. Embora Satanás tenha se rebelado contra a autoridade de Deus, e embora o homem diariamente viole Sua autoridade rebelando-se contra Ele, Deus não deixará que a rebelião continue. Ele estabelecerá Seu próprio reino através da submissão.

2.3- DEUS DESEJA QUE PRIMEIRAMENTE A IGREJA SEJA O REINO DE DEUS
O Senhor espera que a igreja tome a sua posição e se submeta completamente a Ele e também as autoridades constituídas por Ele, retirando de uma vez por todas a rebelião do meio do povo.

2.4- O EVANGELHO NÃO É SOMENTE PARA O HOMEM CRER, MAS TAMBÉM PARA O HOMEM SE SUBMETER.
Rm 10:16
16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?

2 Ts 1:8
8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;

1 Pe 1:22
22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,

Se o homem não reconhece a autoridade, ele não consegue perceber sua rebeldia. Os homens devem aprender a enxergar a autoridade e não as pessoas e os postos que elas ocupam.

2.5- DEUS DESEJA FAZER DAS NAÇÕES O REINO DE DEUS POR MEIO DA IGREJA

Para isso acontecer é fundamental que haja obediência dos discípulos. Se a igreja não quiser aceitar a autoridade de Deus, Ele não tem como estabelecer o seu reino.

2.6- A IGREJA DEVE SUBMETER-SE À AUTORIDADE DE DEUS

A igreja tem que ser a estrada para o reino de Deus , caso contrário Ela se tornará obstáculo. Enquanto houver desobediência no meio do povo, estaremos atrasando sua manifestação. Devemos terminantemente nos libertar de toda rebelião e desobediência, para que possamos assim desobstruir o caminho de Deus.
Se suas ordens forem executadas na igreja, o reino de Deus virá.

3- DEUS DESEJA QUE O HOMEM SE SUBMETA À AUTORIDADE REPRESENTATIVA
Rm 13:1
1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.

1 Pe2:13-14
13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano,
14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.

Todas as autoridades na terra são estabelecidas por Deus
E como tal, elas representam a autoridade de Deus e até mesmo possuem a autoridade de Deus.

3.1- OS SISTEMAS DE AUTORIDADE ESTABELECIDOS POR DEUS

·    NO MUNDO
Quando há presença de Deus, o homem pode conhecer Deus através da Sua presença. Quando não há a presença de Deus, o homem pode conhecer Deus encontrando sua autoridade. No jardim do Éden ,quando a presença de Deus estava lá, o homem podia conhecer Deus. Quando Deus não estava presente, o homem podia se lembrar da ordem de Deus,que era a proibição de comer o fruto.
Se entendermos que a autoridade de Deus está somente Nele mesmo, é muito provável que mais da metade do tempo estejamos ofendendo a autoridade de Deus.
Resistir à autoridade é resistir a Deus.

Êx22:28
28 Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.
Há quatro indícios de submissão na terra:
·    Pagamento de imposto a quem é devido o imposto
·    Rendimentos a quem são devidos rendimentos
·    Temor a quem é devido temor
·    Honra a quem é devido honra

2 Pe 2:10
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades,

Qualquer desobediência a autoridade é desobediência à autoridade de Deus. Quando o Anticristo se manifestar ,ele trará consigo uma distorção entre o bem e o mal, Os bons serão mortos e os maus governarão. Qual será o nosso comportamento? Seremos seus opositores ou ajudantes?

·    NA FAMÍLIA
Ef.5:22-24
22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.
Ef.6:1-3
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Col.3:18,20,22
18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.
20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.(benção especial de Deus vida longa)
22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
1Pe.3:1,5,6
Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,

5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;
6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.

Tito 2:9,10
9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo
10 nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.
 
·    NA IGREJA

1Te. 5:12-13
12 Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam;
13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.

1 Tim.5:17
17 Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.

1Pe. 5:5
5 Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Nós os filhos de Deus devemos ser humildes e submetermos uns aos outros. Infelizmente alguns gostam de se mostrar pretensiosamente sua posição ou autoridade.Isso é baixo e vergonhoso.

1Co. 16;15-16
15 Agora vos rogo, irmãos pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos-
16 que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.

2 Pe. 2:10,11
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades,
11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

Judas vs.9
9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.

Deus uma vez estabeleceu Satanás para ser o cabeça dos arcanjos. Como um dos arcanjos,Miguel esteve uma vez sob a autoridade de Satanás. Miguel não ousou repreender ,contudo ele disse :O Senhor te repreenda .
Isso é o que faz Satanás tremer, isso é que derruba o seu reino.Quando todos tomarmos o caminho da submissão , Deus julgará o mundo.

3.2- DEVEMOS TER CONFIANÇA EM SUBMETER-NOS À AUTORIDADE DELEGADA.
Lc. 10:16
16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Quem rejeita a autoridade delegada rejeita ao Senhor. Mesmo se a autoridade estiver errada não compete a nós julgar , mas o senhor se encarregará de cobrar da autoridade delegada a responsabilidade pelos seus atos. Cabe a nós somente obedecer, pois desobedecer é rebelar-se.

3.3- REJEITAR A AUTORIDADE REPRESENTATIVA É REJEITAR PRÓPRIO DEUS.
Lc.20:9-16
9 Começou então a dizer ao povo esta parábola: Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se do país por muito tempo.
10 No tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no embora de mãos vazias.
11 Tornou a mandar outro servo; mas eles espancaram também a este e, afrontando-o, mandaram-no embora de mãos vazias.
12 E mandou ainda um terceiro; mas feriram também a este e lançaram-no fora.
13 Disse então o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; a ele talvez respeitarão.
14 Mas quando os lavradores o viram, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; matemo-lo, para que a herança seja nossa.
15 E lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha?
16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça!
17 Mas Jesus, olhando para eles, disse: Pois, que quer dizer isto que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular?

Temos de ver a todo tempo que Deus não vem pessoalmente para receber Seus rendimentos. Deus envia representantes para receber Seus rendimentos. Que faremos com Deus? Esperamos que Ele venha pessoalmente? Quando Ele vier pessoalmente, não será pelos rendimentos, mas para o julgamento.

4- AUTORIDADE NO CORPO

1 Co 12:12-21
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.
13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.
17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.
21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

Mt. 18:15-18
15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;
16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.
17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu

4.1- O CORPO É O LUGAR PARA A MAIS ALTA EXPRESSÃO DA AUTORIDADE
A mais alta expressão da autoridade de Deus está no Corpo de Cristo, a igreja.
A cabeça é quem comanda todo o corpo, todos os membros do corpo obedecem a qualquer ordem emitida sem restrições. Assim tem que ser o relacionamento de Cristo com a igreja, obedecer sem restrições às ordens . Devemos ser levados por Deus a uma condição tal qual a do corpo submetendo-se à cabeça. Só então Deus estará satisfeito. Cristo é o dono da autoridade e da submissão. Este relacionamento é especial , não é como no mundo em que existe autoridade separada de submissão.  
Na primeira parte da Sua obra Deus se fez o Cabeça de Cristo. Na segunda parte da Sua obra Ela fez Cristo o Cabeça da igreja. Ele tem de trabalhar até que exista submissão sem a necessidade do tratamento do Espírito Santo. Na terceira parte da sua obra,Deus fará dos reinos da terra o reino do Senhor e do Seu Cristo.A primeira parte já está realizada e a terceira parte está por vir. Hoje estamos na parte do meio. Se o trabalho na segunda parte não estiver completo, a terceira parte não poderá começar.
4.2 É MAIS ESPONTÃNEO E HARMONIOSO OCORPO SE SUBMETER À CABEÇA
Não existe maior harmonia do que a da cabeça com os membros, neste caso há uma submissão consciente e inconsciente.
Ex.: o coração trabalha sem ordem específica, ele trabalha inconsciente.
Isso é submissão em vida. Tudo é feito em perfeita harmonia. O Senhor nos tem colocado no corpo, onde a submissão é perfeita. É fundamental que os membros da igreja estejam sadios, sem qualquer tipo de doença para que o corpo de Cristo possa executar o plano de Deus.

4.3 REJEITAR A AUTORIDADE NOS MEMBROS É REJEITAR A AUTORIDADE DA CABEÇA
A mão direita não controla a esquerda, porém a cabeça controla ambas. As mãos não podem ver ou andar, cada um tem sua função distinta. É impossível que os membros controlem o corpo sem o auxílio da cabeça. A autoridade dos membros é a autoridade da cabeça. Assim também é na igreja, cada membro é autoridade representativa da cabeça cada qual com sua função específica. Se rejeitamos a autoridade nos membros estamos rejeitando a autoridade de Cristo.

4.4- AUTORIDADE SENDO AS RIQUEZAS DE CRISTO
É impossível que cada membro seja um corpo inteiro, cada um deve permanecer na sua posição. Receber as funções de membro é receber as riquezas da Cabeça. As autoridades são as riquezas de Cristo. Receber a função dos outros é receber as autoridades deles, é receber as riquezas de todo o Corpo. Quanto mais submisso mais riquezas. Se rejeitar a autoridade,você empobrecerá.

4.5 ? A AUTORIDADE REPRESENTATIVA É UMA FUNÇÃO DELEGADA
Ninguém ousa dizer que não se submeteria à autoridade do Senhor. Mas existe também autoridade nos membros, temos perceber que estamos todos juntos. Nunca se esqueça, você é apenas um membro e precisa receber função dos outros membros. O ministério estabelecido por Deus é sua autoridade,ninguém deve rejeitá-la.

5- A MANIFESTAÇÃO DA REBELIÃO DO HOMEM
A rebelião no homem é manifestada de três formas: por palavra, em razões e em pensamentos.

5.1-AS PALAVRAS
Judas 8-10
8 Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades.
9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda
10 Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem.

2 Pe. 2:10-12
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades,
11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,

Ef.5:6
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

I ? AS PALAVRAS SÃO A SAÍDA DO CORAÇÃO
Mt. 12:34
34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
Se alguém é rebelde suas palavras revelarão rebeldia.

II - EVA AUMENTA DESCUIDADAMENTE A PALAVRA DE DEUS
Gn 2:16-17
16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Eva aumenta a palavra de Deus:
Gn 3:2-3
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
Se alguém fala descuidadamente , isso prova que ele é um rebelde.

III ? CÃO EXPÔS A FALHA DE SEU PAI
Cão achou a oportunidade para expor os erros de seu pai. Isso prova que ele era insubmisso.
Este fato é a manifestação explicita de rebelião.

IV ? A INJÚRIA DE MIRIÃ E ARÃO CONTRA MOISÉS
Nm.12:2
2 E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.
A rebelião é manifestada em palavras.

V ? A REBELIAÕ ESTÁ RELACIONADA COM O ANDAR APÓS A COMCUPISCÊNCIA NA CARNE.
Os anjos não ousam tratar um espírito iníquo por meios iníquos. Se somos de Deus não podemos injuriar os outros com palavras. O poder de Satanás está estabelecido sobre a iniqüidade. Somente duas coisas levam um cristão a perder seu poder. Uma é o pecado e a outra é falar mal daqueles que estão acima dele.

VI ? DEUS REPREENDE OS REBELDES COMPALAVRAS MAIS FORTES
2 Pe.2:12
12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
Esta é a palavra mais forte na bíblia.

VII ? OS PROBLEMAS NA IGREJA SURGEM FREQÜENTEMENTE DAS PALAVRAS INJURIOSAS
Tg.3:11
11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
Hoje na igreja a maioria dos problemas provém de maledicências. Possa a maledicência afastar-se de entre nós a partir de hoje.

5.2 ? AS RAZÕES
RM. 9:11:24
11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.
14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.
15 Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.
17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.
18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,
24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

I ? AS PALAVRAS DE INJÚRIA ORIGINAM-SE DAS RAZÕES
No mundo todos vivem em razões. Se também vivemos em razões, que diferença haverá entre nós e as pessoas do mundo?

II ? SENDO LIBERTADOS DA RAZÃO PARA SEGUIR O SENHOR
De fato precisamos arrancar nossos olhos e seguir ao Senhor sem racionalidade. Aqueles que se submetem à autoridade não agem pelo que vêem.

5.3 ? OS PENSAMENTOS
2 Cor.10:4-6
4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;
6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
O pensamento é o centro da rebelião do homem.

I ? LEVANDO CATIVOS OS PENSAMENTOS
Dois exemplos de razões para os cristãos não amarem o Senhor :
Os estudantes diriam que estão muito ocupados com seus trabalhos escolares.
Os homens de negócios diriam que estão muito ocupados e não se sentem bem fisicamente.
Satanás usa as razões para manter os homens presos. Porém quando a fortaleza de Satanás é despedaçada não há mais razão, e os pensamentos são levados de volta à obediência de Cristo.

II ? UMA ADVERTÊNCIA AOS TEIMOSOS
Um servo de Deus não deve expressar sua própria opinião; ele deve somente fazer a vontade de Deus. Obedecer é melhor do que sacrificar.
O nosso desejo deve ser somente um: ?Que farei, Senhor ??

III ? O TESTEMUNHO DO REINO TORNADO POSSÍVEL SOMENTE PELA SUBMISSÃO
Se a igreja não é submissa, muito menos o mundo pode ser submisso, é vão desejar que os outros se submetam ao evangelho. Todos temos que aprender a ser restringidos. Nossa boca tem de ser disciplinada a parar de falar, nossa mente de arrazoar e nosso coração de sugerir. Se fizermos isso, um caminho de glória está diante de nós e Deus manifestará sua autoridade na terra.

6 ? O LIMITE ADEQUADO DE SUBMISSÃO À AUTORIDADE
Ex. 1:17
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida.
Dn 3:17-18
17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.
18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

6.1 ? O LIMITE DA OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE REPRESENTANTE
EXEMPLOS NA BÍBLIA
·    A parteira e a mãe de Moisés desobedeceram a ordem de Faraó para que a vida de Moisés pudesse ser preservada. A Bíblia as chama mulheres de fé.
·    Os três amigos de Daniel não adoraram a imagem de ouro do rei Nabucodonosor. Eles desobedeceram a ordem do rei. Todavia se submeteram à fornalha do rei.
·    José fugiu com o Senhor Jesus para o Egito a fim de esquivar-se da matança pelo rei Herodes.

6.2 ? A MANUTENÇÃO DA ORDEM DA AUTORIDADE DEPENDE DE SE CONHECER AUTORIDADE
Se colocarmos dois cachorros juntos, você não pode estabelecer um para ser autoridade e outro para se submeter à autoridade. Isso é inútil. Se um homem não conhece autoridade,é inútil apontar-lhe seus erros.

6.3 ? VIDA E AUTORIDADE
O princípio de nossa vida é o da submissão, assim como o princípio do pássaro é voar e o do peixe é nadar. Se todas as igrejas tomarem o caminho da submissão, esse fatos gloriosos serão revelados diante de nossos olhos.


BIBLIOGRAFIA:

·    Livro Autoridade e Submissão ( Watchman Nee )


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.