O Natal e o Nascimento de Cristo

É pecado celebrar o natal de Jesus em 25 de dezembro?
Antes de responder a esta pergunta, vamos conhecer um pouco a história do natal.
Origem:
É verdade que a data de 25 de Dezembro marcava a celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível), em homenagem aos deus Mitra (da religião Persa) , e que esta festa era estimulada com orgias sexuais e embriagues. No ano de 440 d.c. porém, a data foi fixada para marcar o nascimento de Jesus, já que ninguém sabia a data de seu nascimento.
A questão é:
Esta origem pagã depõe contra os cristãos que hoje celebram o 25 de dezembro em homenagem a Jesus?
Necessariamente, não! O Natal (mesmo tendo uma origem pagã) é um evento que deveria ser celebrado por todos os cristãos ao redor do mundo (sem dogmatizar). Mas por que? Ora, havia uma festa dedicada a um deus falso, Mitra, considerado o Sol Invencível. As atenções eram voltadas para ele (e isto, sim, servia aos propósitos de satanás). Surge, porém, a igreja com uma mensagem inovadora aos pagãos: O Sol Invencível existe, e não é Mitra (uma entidade mitológica); seu nome é Jesus Cristo! Ele foi visto e tocado, pois era real (! João 1;1). Dele falou o profeta malaquias:
“Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o Sol da Justiça, trazendo Salvação debaixo de suas asas”(4:2). A festa mitraica oferecia prazeres terrenos e momentâneos; ao passo que Jesus Cristo oferece Salvação, a libertação do pecado e a vida eterna. “Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (romanos 14:17)
Foi o cristianismo paganizado? Nunca! Jamais! Que nome lhe vem à mente quando mencionamos a data 25 de dezembro: Mitra ou Jesus Cristo? Mitra já foi esquecido, h”muito tempo. O Sol da Justiça veio e venceu, provando que Ele, sim, é verdadeiramente o INVENCÍVEL: Assim, o nome de Jesus foi mais uma vez engrandecido. Onde havia trevas, resplandeceu a luz.
Quanto aos presentes, Os magos que visitaram Jesus levaram presentes, porque, no Oriente não se costumava entrar na presença de reis ou pessoas importantes com as mãos vazias. Este costume ocorreu com freqüência no Velho Testamento e ainda persiste no Oriente em algumas ilhas do pacifico sul.
Há como saber quando Jesus Nasceu?
Bom, Concordo com alguns pesquisadores que observam alguns detalhes bíblicos, supõe que o nascimento de Jesus Cristo foi o cumprimento de uma das mais importantes festas do Velho Testamento – a Festa dos Tabernáculos.
Dizem… Jesus Cristo nasceu na festa doas tabernáculos, que acontecia a cada ano, no final do 7º mês do calendário judaico, que corresponde ao mês de setembro do nosso calendário.
A festa dos tabernáculos ou das cabanas, significava Deus habitando com seu povo. Foi instituída por Deus como memorial para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto em que o Senhor habitou num tabernáculo no meio do seu povo (Lv 23:39-44; Números 8:13-18).
No evangelho de João capítulo 1:14, vemos: “Cristo… habitou entre nós.” Esta palavra em grego é skenoo ou tabernáculko; isto é, a festa dos tabernáculos cumprindo-se em Jesus Cristo, o Emanuel (IS 7:14) que significa Deus conosco. Em Cristo não se cumpriu somente a festa dos tabernáculos, mas também a festa da Páscoa, na Sua Morte (Mat 26:2; 1ª Cor 5:7), e a festa do Pentecostes, quando enviou o Espírito Santo sobre a igreja (ATOS 2).
Ele Não nasceu em dezembro como diz a tradição, mas foi gerado neste mês. Nove meses depois no final do sétimo mês do ano judaico, (setembro) no nosso calendário, quando os judeus comemoravam a festa dos tabernáculos, Deus veio habitar com seu povo. Nasceu Jesus!
Deus Tabernaculou com seu povo. Nasceu Emanuel. Deus habitando conosco.
Os Evangelhos contam que quando Jesus nasceu os pastores de ovelhas guardavam seus rebanhos nas colinas próximas de Belém.
Ali foram avisados por um anjo de que o Salvador tão esperado havia nascido.

Se Jesus realmente tivesse nascido em 25 de dezembro, quando é inverno e faz muito frio naquela região, os pastores não poderiam estar ao relento com seus rebanhos, mas bem recolhidos em abrigos.
Buscando resposta, temos uma pista importante em Lucas 1:36.
Ali o anjo Gabriel falou a Maria, mãe de Jesus, a respeito da gravidez de Isabel, sua prima.

Em Lucas 1:5, está escrito que Zacarias, que seria o pai de João Batista, era sacerdote do turno de Abias.
Como os sacerdotes foram se tornando numerosos, foram divididos em 24 turnos, de modo que todos pudessem revezar-se no trabalho do Templo, ao longo do ano.
Cada turno servia por duas semanas, uma na primeira metade do ano, e outra na segunda, o que dava 48 semanas.
Como o ano hebraico tinha 51 semanas, era completado com três semanas de festas de peregrinação, quando todos os sacerdotes deveriam estar presentes.
O turno de Abias era o oitavo, durante a décima semana, que foi quando Zacarias teve sua visão com o anjo Gabriel.
Ao retornar para casa, Zacarias observou o período de purificação ritual, e João foi concebido na 12ª semana do ano.
Nasceu 40 semanas mais tarde, na época das festas da Páscoa, em 14 de Nisan, por volta do nosso mês de abril.
Lembre que na anunciação a Maria (Lucas 1:36), o anjo disse que Isabel estava grávida do sexto mês, o que mostra que a concepção de Jesus aconteceu seis meses (25 semanas) depois da de João.
Assim, Aquele que é a Luz do Mundo foi concebido na época da Festa das Luzes.

Então Jesus nasceu 40 semanas mais tarde, quando era comemorada a Festa dos Tabernáculos, ou Festa das Cabanas.
Os Evangelhos afirmam que em Belém não havia lugar para José e Maria, de modo que eles tiveram de encontrar pouso num estábulo.
Belém ficava bem próxima de Jerusalém, e não estava abarrotada de gente por causa do censo do imperador romano, que tinha o ano todo para ser feito.

O motivo de haver tanta gente em Belém era a peregrinação do povo de todo o país a Jerusalém para a Festa das Cabanas.
Jesus nasceu num estábulo.
A palavra hebraica para “estábulo” é “sukah”, ou sucote, como em Gen. 33:17.
Assim, é bem provável que Jesus tenha nascido em uma cabana, pelo meio do mês de setembro ou outubro.
Note a comparação: nosso corpo não é um abrigo adequado para Deus, mas Jesus nascendo numa cabana mostra que Deus veio morar numa cabana (corpo) conosco.
Se Jesus nasceu no primeiro dia de Sucote, então foi circuncidado ao oitavo dia, como mandava a Lei Cerimonial, no dia original de uma festividade que se seguia à Festa das Cabanas, chamada “Simchat Torah” (Alegria na Torah), que agora se celebra o dia seguinte no judaísmo rabínico.
Deste modo Jesus haveria entrado no pacto no dia do “regozijo na Torah.”
Queridos leitores, é preciso entender então o que significa a palavra natal, e conforme nosso querido amigo “Aurélio”: relativo a nascimento, onde ocorreu nascimento ou ainda, dia do nascimento.
Diante da realidade da tradição Cristã, e do exposto acima, é inevitável o entendimento que a festa comemorada no dia 25/dezembro, é o natal de nosso Senhor Jesus Cristo ou seja sua festa de aniversário.
Sendo assim, não podemos dizer que o natal é uma festa pagã, pois se comemora o nascimento do autor de toda a vida. Sendo assim, só cabe apresentar aos queridos leitores que existe sim, um trabalho muito grande de satanás para tentar mudar o sentido desta comemoração, portanto cabendo ao verdadeiro povo de Deus, comemorar sim, com proporções cada vez maiores, para que todos saibam qual o verdadeiro sentido do natal.
Então sem radicalismos e extremos:
Antes de tudo, é preciso esclarecer o seguinte:
O Natal não é um artigo de fé; não faz parte do corpo doutrinário da igreja; é questão de ordem pessoal. É preciso que haja espírito de tolerância para com os que não pensam como nós em aspectos secundários de nossa fé (Romanos 14). Os extremos devem ser evitados.

Não se deve dizer a respeito de quem comemora o Natal: “Está em pecado; enganado por satanás.” Por outro lado, quem não celebra o 25 de dezembro não deve ser crucificado por causa disso. Creio, porém, que quem se fecha para essa data, perde uma grande oportunidade, pois nesse dia a maioria das pessoas está sensível a ouvir algo sobre Jesus.
Pergunte-lhes o que acham de Jesus ou o que acham do Natal; qual o real significado; será que o Natal significa comer e beber, cantar e dançar? Diga que o mundo precisa do Pai da Eternidade (Isaias 9:6) e não do “papai Noel”. Anuncie para o mundo o que um anjo disse aos pastores ao nascer Jesus: “Eu vos trago novas de grande alegrai, que o será para todo o povo. Na cidade de Davi nos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, O Senhor”(Lucas 2: 9,10,11).
Medite também quando Paulo chegou em Atenas e encontrou o povo entregue a idolatria; a atitude de Paulo foi sensata e inteligente.
Está em ATOS Capítulo 17.

No amor de Cristo que se derramou por mim e por ti lá na Cruz.
FELIZ NATAL!
Autor: Prof. Rodrigo