Hoje dia dos pais, eu quero vos apresentar um Pai amoroso, que tem ciumes dos filhos, que os ama, e que tem um céu de luz como casa, e nos espera para um banquete celestial, onde comemoraremos as bodas do cordeiro, com louvores e adoração a o único digno de recebe-lo.


Pergunta: "O que significa que Deus é zeloso (Êxodo 20:5; Deuteronômio 4:24)

Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20.4,5,6) 

Eu achava que todos os tipos de ciúme eram errados (Gálatas 5:20)."


“As obras da carne são conhecidas; prostituição, impureza e sensualidade exagerada, 
MAS o fruto do espírito é amor...


Resposta: É importante entender como a palavra zeloso é usada. O seu uso em Êxodo 20:5 para descrever Deus é diferente de como essa palavra é usada para descrever o pecado de ciúmes (Gálatas 5:20). Quando usamos a palavra zeloso, usamos no sentido de ter inveja de alguém que possui algo que não possuímos. Uma pessoa pode estar com inveja ou ciúme de outra pessoa porque ela tem um carro ou casa melhores (coisas materiais). Ou uma pessoa pode estar com ciúme ou inveja de outra pessoa por causa de alguma habilidade ou talento que a outra pessoa tem (tal como a habilidade atlética). Outro exemplo pode ser que alguém tem ciúme ou inveja de outra pessoa por causa de sua beleza.

Quando estudamos esse versículo, podemos ver que Deus não tem ciúme ou inveja porque alguém tem algo que Ele quer e não possui. Êxodo 20:4-5 diz: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso..." Note que nesse versículo Deus está falando sobre ser zeloso (ciumento) se alguém der a outra pessoa algo que pertence a Ele.

Nesses versículos, Deus está falando de pessoas fazendo imagens/esculturas e adorando esses ídolos ao invés de dar a Deus o louvor que pertence somente a Ele. Deus é muito possessivo do louvor e culto que pertencem somente a Ele. É um pecado (como Deus afirma nesse mandamento) louvar e servir a qualquer outra coisa que não seja só a Ele. Então, em resumo, é um pecado quando desejamos, ou somos ciumentos ou invejosos de alguém porque ele tem algo que não temos. É um uso diferente da palavra zeloso (ciumento) quando dizemos que Deus é zeloso. Do que Ele tem ciúme pertence só a Ele; louvor e culto pertencem a Ele apenas, e por isso devem ser dispensados somente a Ele.

Talvez um exemplo prático vai nos ajudar a entender a diferença. Se um marido visse um outro homem paquerando com sua mulher, ele está certo em ter ciúme, pois só ele tem o direito de paquerar com sua mulher. Esse tipo de ciúme não é pecado. Pelo contrário, é completamente apropriado. Ser zeloso/ciumento de algo que pertence a você é bom e apropriado. Ciúme é pecado quando desejamos algo que não pertence a nós. Culto, louvor, honra e adoração pertencem somente a Deus, pois só Ele é digno. Portanto, Deus é justo por ter ciúme quando nosso culto, louvor, honra e adoração são dados a ídolos. Esse é o tipo de ciúme que o Apóstolo Paulo descreveu em 2 Coríntios 11:2: "Porque zelo por vós com zelo de Deus... "




.



***
**
*