Hoje dia dos pais, eu quero vos apresentar um Pai amoroso, que tem ciumes dos filhos, que os ama, e que tem um céu de luz como casa, e nos espera para um banquete celestial, onde comemoraremos as bodas do cordeiro, com louvores e adoração a o único digno de recebe-lo.


Pergunta: "O que significa que Deus é zeloso (Êxodo 20:5; Deuteronômio 4:24)

Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20.4,5,6) 

Eu achava que todos os tipos de ciúme eram errados (Gálatas 5:20)."


“As obras da carne são conhecidas; prostituição, impureza e sensualidade exagerada, 
MAS o fruto do espírito é amor...


Resposta: É importante entender como a palavra zeloso é usada. O seu uso em Êxodo 20:5 para descrever Deus é diferente de como essa palavra é usada para descrever o pecado de ciúmes (Gálatas 5:20). Quando usamos a palavra zeloso, usamos no sentido de ter inveja de alguém que possui algo que não possuímos. Uma pessoa pode estar com inveja ou ciúme de outra pessoa porque ela tem um carro ou casa melhores (coisas materiais). Ou uma pessoa pode estar com ciúme ou inveja de outra pessoa por causa de alguma habilidade ou talento que a outra pessoa tem (tal como a habilidade atlética). Outro exemplo pode ser que alguém tem ciúme ou inveja de outra pessoa por causa de sua beleza.

Quando estudamos esse versículo, podemos ver que Deus não tem ciúme ou inveja porque alguém tem algo que Ele quer e não possui. Êxodo 20:4-5 diz: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso..." Note que nesse versículo Deus está falando sobre ser zeloso (ciumento) se alguém der a outra pessoa algo que pertence a Ele.

Nesses versículos, Deus está falando de pessoas fazendo imagens/esculturas e adorando esses ídolos ao invés de dar a Deus o louvor que pertence somente a Ele. Deus é muito possessivo do louvor e culto que pertencem somente a Ele. É um pecado (como Deus afirma nesse mandamento) louvar e servir a qualquer outra coisa que não seja só a Ele. Então, em resumo, é um pecado quando desejamos, ou somos ciumentos ou invejosos de alguém porque ele tem algo que não temos. É um uso diferente da palavra zeloso (ciumento) quando dizemos que Deus é zeloso. Do que Ele tem ciúme pertence só a Ele; louvor e culto pertencem a Ele apenas, e por isso devem ser dispensados somente a Ele.

Talvez um exemplo prático vai nos ajudar a entender a diferença. Se um marido visse um outro homem paquerando com sua mulher, ele está certo em ter ciúme, pois só ele tem o direito de paquerar com sua mulher. Esse tipo de ciúme não é pecado. Pelo contrário, é completamente apropriado. Ser zeloso/ciumento de algo que pertence a você é bom e apropriado. Ciúme é pecado quando desejamos algo que não pertence a nós. Culto, louvor, honra e adoração pertencem somente a Deus, pois só Ele é digno. Portanto, Deus é justo por ter ciúme quando nosso culto, louvor, honra e adoração são dados a ídolos. Esse é o tipo de ciúme que o Apóstolo Paulo descreveu em 2 Coríntios 11:2: "Porque zelo por vós com zelo de Deus... "




.



***
**
*

4 comentários:

Mgomes - Santa Cruz disse...

Valquiria: Lindo gosto dos teus posts, voces falam que hoje é dia dos Pais os meus parabens aos papas do Brasil, porque cá não se comemora o dia dos Pais, só o dia do pai a 19 de Março e dia da Mãe no primeiro domingo de maio.
Beijos
Santa cruz

Antônio Lídio Gomes disse...

Walquíria, venho deixar um abraço afetuoso, e esse relato de um pai:

Calvário de um pai desempregado

José Antônio saiu cedo.
Era mais um dia de buscas, tentativas e dinheiro pra condução.
Como sempre, antes de partir para mais uma jornada, tomava seu café com a esposa ou geralmente sozinho.
As crianças ainda dormiam e ele prazerosamente as beijava no rosto ao sair.
Já na rua, ia de agência em agência pra deixar seus currículos e aguardar uma entrevista.
Nas ruas, o tempo passava, e nem um lanche fazia, pois o dinheiro contado, não lhe permitia se dar ao luxo de comer mesmo que fosse um salgadinho.
Numa dessas ocasiões, José Antônio estava, como dizem, na “pindaíba”.
Andou a pé, da Avenida Otaviano Alves de Lima, próximo a um parque gráfico muito famoso, até o bairro da Barra Funda em São Paulo.
Foram dezenas de currículos entregues em agências e na porta de empresas, sempre ouvindo as mesmas promessas de quem os recebia.
Aguarde, aguarde, aguarde... Era um mantra desanimador!
A fome, a sede, e o cansaço apertavam, mas José Antônio continuava. Sua personalidade era de pessoas persistentes e lutadoras.
Até por ter vindo da lavoura no Nordeste, aprendera a superar certos obstáculos.
Nesse trajeto, atravessou ruas, avenidas, fábricas, pequenas favelas, viadutos, construções, e pulou muitas crateras.
Num determinado momento, o sol das 14:00 horas já lhe encharcavam as roupas, e as virilhas de tão assadas lhe roçavam feito uma lixa.
O rosto já estava desfigurado, o coração acelerava, e as pernas não lhe obedeciam mais.
Orava baixinho, que das preces, transformava em pedidos.
Foi quando ao passar por uma calçada movimentada, sentiu-se tonto, com as vistas escurecendo, como que agonizando...
Ao sentir que algo não iria bem, encostou-se num muro, e vagarosamente foi perdendo os sentidos... Desmoronou ali mesmo.
Ainda ouviu sussurros de transeuntes como vozes do além, comentarem:
-Deve estar drogado...
-É um bêbado...
-Deve ser epiléptico...
-Morreu...

Um beijo em teu coração, que as bençãos do Eterno sejam contigo.

lenalima disse...

Abraço e obrigada por estar presente no meu kantinho, alegrando meu dias.
abraços!!!

Evanir disse...

Que bom estar aqui no seu blog!!!
Que bom poder contar com sua amizade!!
Que bom saber que além da presença
de Deus na minha vida .
Tenho amizades fiel como a sua que me da força
e alegria de poder contar sempre com você.
Ter sua amizade é muito importante para mim ,,
porém tenho que fazer por mercer,,
e acima de tudo ser digna da sua amizade.
Que Deus cubra de benção seu Dia.
Siga com Fé, e Deus abrirá portas
onde antes só haviam paredes
A chava da felicidade esta dentro
De nós mesmos.
Abra seu coração e seja faliz.
É preciso ter força,coragem e sonho sempre.
Eu tenho a estranha mania de ter fé na vida.
Beijos no seu coração,,Evanir,,