DANIEL 5
1) Certa noite, o rei Belsazar, da Babilônia, deu um banquete, convidou mil autoridades do país e começou a beber vinho com os convidados.
2) Depois de beber bastante, mandou que trouxessem os copos de ouro e de prata que Nabucodonosor, o seu pai, havia tirado do Templo de Jerusalém. Belsazar queria os copos para que ele, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas os usassem para beber vinho.
3) Trouxeram os copos de ouro e todos começaram a beber vinho neles
4) e a louvar os deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
5) De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede branca do salão do banquete, num lugar iluminado pela luz do candelabro. Ao ver a mão, o rei
6) não sabia o que pensar; ficou pálido de medo e começou a tremer da cabeça aos pés.
7) Depois, gritando, ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos. Logo que eles chegaram, Belsazar disse: -Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante no meu reino.
8) Todos os sábios entraram no salão, mas nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede, nem explicar ao rei o que aquilo queria dizer.
9) O rei se assustou ainda mais, e o seu rosto ficou mais pálido ainda. E nenhuma das altas autoridades sabia o que fazer.
10) Então a rainha-mãe, que tinha ouvido os gritos do rei e dos seus convidados de honra, entrou no salão e disse ao rei: -Que o rei viva para sempre! Não se assuste, nem fique pálido assim,
11) pois aqui no seu reino há um homem que tem o espírito dos santos deuses. Quando Nabucodonosor, o seu pai, era rei, esse homem provou que era ajuizado, inteligente e sábio, tão sábio como os deuses. E o rei Nabucodonosor pôs esse homem como chefe dos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos.
12) Pois Daniel, esse homem a quem o rei deu o nome de Beltessazar, pensa com muita clareza; ele é sábio e inteligente e pode interpretar sonhos, explicar coisas misteriosas e resolver assuntos difíceis. Portanto, chame Daniel, e ele explicará o que está escrito na parede.
13) Levaram Daniel até a presença do rei, e este perguntou: -Você é mesmo aquele Daniel, um dos judeus que o meu pai, o rei Nabucodonosor, trouxe de Judá como prisioneiros?
14) Já me disseram que o espírito dos deuses está em você e que você pensa com muita clareza e é muito inteligente e sábio.
15) Há pouco, estiveram aqui os sábios e os astrólogos, que eu mandei chamar para que lessem as palavras que estão escritas na parede e me explicassem o que elas querem dizer. Porém eles não puderam dar nenhuma explicação.
16) Mas alguém me disse que você pode explicar mistérios e resolver assuntos difíceis. Portanto, se você puder ler o que está escrito e me explicar o que quer dizer, você será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante do meu reino.
17) Daniel respondeu: -O senhor pode ficar com os seus presentes ou então dá-los a outra pessoa. Mesmo assim, eu vou ler as palavras que estão escritas na parede e vou explicar ao senhor o que elas querem dizer.
18) Ó rei, o Altíssimo Deus deu o reino ao seu pai, o rei Nabucodonosor, e lhe deu também poder, glória e majestade.
19) O poder que Deus lhe deu era tão grande, que todos os povos do mundo tremiam de medo na presença dele. Se ele queria, matava uma pessoa; ou, se queria, deixava que vivesse. Elevava uns e rebaixava outros.
20) Mas ele ficou tão vaidoso, tão teimoso e tão cheio de si, que foi derrubado do poder e perdeu toda a sua glória.
21) Foi expulso do meio dos seres humanos, perdeu o juízo e agia como um animal. Morava com jumentos selvagens, comia capim como os bois e dormia ao ar livre, ficando molhado pelo sereno. Isso durou até que ele reconheceu que o Altíssimo Deus domina todos os reinos do mundo e coloca como rei quem ele quer.
22) -E o senhor, ó rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, sabia de tudo isso, mas mesmo assim não tem sido humilde.
23) Pelo contrário, o senhor desafiou o Rei do céu e mandou trazer os copos que foram tirados do Templo dele, a fim de que o senhor, os seus convidados de honra, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem vinho neles. Além disso, o senhor deu louvores a deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem e não sabem nada. Mas o senhor não deu glória a Deus, aquele que tem o poder de matar ou de deixar viver e que decide tudo o que acontece com o senhor.
24) É por isso que ele mandou essa mão escrever na parede estas palavras:
25) "Mene, Mene, Tequel e Parsim".
26) -E agora a explicação. Mene quer dizer que Deus contou o número dos dias do reinado do senhor e resolveu terminá-lo.
27) Tequel quer dizer que o senhor foi pesado na balança e pesou muito pouco.
28) Peres quer dizer que o seu reino será dividido e entregue aos medos e aos persas.
29) Aí o rei Belsazar mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira autoridade mais importante do reino da Babilônia.
30) Naquela mesma noite, Belsazar, o rei da Babilônia, foi morto,
31) e Dario, o rei do país da Média, que tinha sessenta e dois anos de idade, começou a reinar no seu lugar.



 Deus em sua grande misericórdia revela aos pequenos os mistérios de seu grande poder, magnitude e domínio.  As promessas e bençãos dadas aos seus servos, são eternas ninguém poderá revoga-las, mesmo com as mudanças de reinos e poderes terrenos, ainda assim, o que lhe é de direito é nosso.
 Vemos o preço pago pela profanação do Santuário, os últicilios sagrados são violados, a quebra da aliança, o culto aos deuses estranhos, tudo isso ofende o coração de Deus, que faz justiça, e a vida do rei é retiradas, como prova que Deus tem poder sobre o viver e o morrer.
O que mais me impressiona é o temor e tremor, a fraqueza do forte diante do Poder Soberano de Deus.
Diante Dele, diz na palavra, todo joelho se dobrará, toda língua confessará, que Ele é Deus e Senhor sobre todas as coisas; reis e reinados, poderes, céus e terra, tudo que está no mar, e no ar, estrelas e infinito, tudo é de Seu domínio, e feito pra louvor de sua Glória; Até os que Nele não acreditam, treme na dúvida do amanhã, no pós morte, e no perigo, nas dores e incertezas do viver, pedem a força maior... ajuda de Deus!

Em todo meu viver, que eu nunca esqueça de agradecer por tê-lo conhecido, e por ter em quem confiar, que eu possa estar embaixo de Tuas asas Senhor, guardada de toda dor, zelada por Teu amor, em Jesus, amém.
valquiria calado


Tão certo como a luz no amanhecer
Teu sonho é possível sim
A nuvem cinza se dissipará
E nada mais será igual
É a sua vez

Refrão
A mão de deus
Vai escrever
Mais um de seus milagres
Se você crer
Que hoje é o tempo de vencer
Acredite o céu diz que sim

Num calendário que só ele ver
Ele já marcou a tua ascensão
Dê asas e a fé te levará
A lugares que você jamais
Jamais sonhou.