A Casa Favorita
 
Nos quatro Evangelhos de Jesus Cristo, podemos observar que, constantemente Jesus se hospedava na casa de Lázaro, Marta e Maria. Havia algo naquela família que atraía a presença de Jesus. Fico pensando o que poderia ser isso?

Aquela casa simples, de pessoas humildes, era a casa favorita de Jesus. Vejo Jesus tão à vontade ali naquela casa que chego a imaginar Ele retirando suas sandálias, ligando a TV, deitando no sofá da sala, abrindo a geladeira para degustar algo... É lógico que isso não acontecia desta maneira, mas aquela casa era um lugar onde Jesus se sentia à vontade, um lugar onde Jesus gostava de estar. Este é o desafio para nós, sermos a casa favorita de Deus!

João, capítulo 12, versos 1, 2 e 3:

"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento".

Quero trazer uma aplicação deste texto para todos aqueles que desejam restaurar o altar de Deus em suas casas.

1- O texto bíblico diz que Marta servia. Isso nos fala de serviço. Jesus disse que, aquele que quiser ser Seu amigo deve fazer as coisas que Ele manda (Jo 15:14). Jamais poderemos ser a casa favorita de Jesus se não nos dispusermos a obedecer a Palavra de Deus. Somente quem tem um coração de servo pode obedecer aos mandamentos do Senhor.

2- Lázaro estava à mesa com Jesus, isso nos fala de intimidade, de família e de comunhão (Sl 128:3). Estar à mesa com Jesus significa ter intimidade com Ele. Devemos conhecer Sua voz, falar com Ele e Ele conosco. Para adquirir um relacionamento com Deus é necessário nascer de novo (Jo 3:5), é preciso que haja uma mudança de vida: ler e obedecer a Bíblia, ter comunhão com a Igreja e praticar a oração são práticas que nos levam a um relacionamento íntimo com Deus.

3- Maria ungiu os pés de Jesus. Isso nos fala de adoração. A adoração é acompanhada de uma entrega espontânea. A Palavra nos diz que Maria ofereceu o que ela possuía de maior valor (vs2). Não estamos falando apenas de valor econômico, estamos dizendo que a adoração a Jesus deve nos libertar de tudo que possa nos prender a este mundo, aquilo que tem ocupado o primeiro lugar em nossa vida. Na adoração oferecemos a Deus o nosso melhor. Quando Maria derramou o perfume sobre os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos a casa se encheu do cheiro doce e agradável de sua adoração.

A disposição para obedecer, a intimidade no relacionamento e a adoração verdadeira é alguns pré-requisitos para que nossa vida seja a casa favorita de Deus. O nosso coração deve ser um altar onde haja serviço, intimidade e adoração, um lugar onde Jesus gosta de estar
.
Autor: Pr. Carlos Garcia Costa


RESTAURANDO O ALTAR DE DEUS

1 Reis 18:30 a 39
Deus age com os remanescentes – ainda que poucos, Deus manifesta naqueles que perseveram. Pois Altar é uma palavra que vem do latim “Altus” e quer dizer “Elevado”- onde Deus é exaltado (honra)
Quatrocentos profetas de Baal contra Elias – vejo aqui que os inimigos se reúnem contra nós. Vejamos os fatores deste episódio:

1-     ARRUMAÇÃO DO ALTAR. Elias clamou a Deus, mas antes eles arrumaram o altar para Deus. Elias chamou o povo para restaurar o altar como um só corpo, uma só equipe, pois quem fica somente vendo, está fora do propósito. Quando ajeitamos a nossa vida, não sabemos explicar, mas Deus faz acontecer algo. Não é fácil edificar um altar (v.31). Altar tem que ser edificado sobre a rocha e Jesus é a nossa Rocha. Quem edifica o altar sobre a Rocha, não cai. Onde nós estamos edificados? A Bíblia diz que mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, mas eu não serei abalado. Se você está edificado em mim ou em algum sistema (pode ser até a visão celular) e não está em Jesus, não subsistirá. Em 1 Samuel 1:2 diz que não existe nenhuma rocha como o nosso Deus. Jesus disse que Ele é a pedra angular e quem estiver nEle não seria abalado.
2-     CONSTRUIR RESERVATÓRIOS EM TORNO DO ALTAR. Ninguém pode servir a Deus se não tiver reservas em Deus. Como exemplo bíblico, temos aquelas dez virgens que esperavam o noivo para o casamento e cinco delas tinham reservas de óleo e as demais não. Quem não tem reservas será envergonhado. Quantos estão conosco e NÃO estão envolvidos com o Reino como no primeiro amor - Falta reserva de azeite (que é o Espírito Santo) para manter na conduta da unidade em servidão – São somente observadores daquilo que Deus está fazendo – Sempre vêem os eventos acontecendo, mas não sabem como. No Salmo 25, o Senhor é cheio de segredos e só revela para os seus íntimos. Se o dia de amanhã for tenebroso, ainda assim venceremos se tivermos reservas no altar. Vemos a vida de Jó, no capítulo 42, que antigamente ele servia a Deus só de ouvir, mas que agora ele via a Deus.
3-     NÃO PODEMOS FAZER O NOSSO SACRIFÍCIO DE QUALQUER JEITO. Não podemos apresentar o nosso sacrifício a Deus de qualquer maneira – não é jogar sobre o altar. Vemos no verso 33 que Elias preparou com carinho e riquezas de detalhes, fazendo assim o melhor para Deus. Como exemplo também, vemos Abraão e os seus sacrifícios – Quando ele preparou os animais para Deus, o cheiro do sangue atraiu as aves que vinham sobre os sacrifícios e Abraão não permitiu que o inimigo viesse atrapalhar seus sacrifícios para Deus. Ele cuidou para que não fosse apenas um cumprimento de tabela e sim uma adoração ao ÚNICO DEUS. O que aconteceu então? Depois de muito tempo de zelo pelas coisas de Deus e apresentadas a Ele, o Senhor se manifestou em fogo vindo do céu. SE TIVER DEDICAÇAO, DEUS RECEBE. Porém se não houver dedicação, não interessa para o Todo Poderoso, pois falta consagração a Deus – todos dão a paz do Senhor na igreja, mas temos que ser muito alem disso – temos que ser separados para Deus (não dos muitos chamados, mas sim dos POUCOS ESCOLHIDOS). Não temos que ficar preocupados com os outros crescimentos e observando as atitudes para apenas comparação conosco. O que importa é CONTINUAR TRABALHANDO. O que mantém uma igreja de pé é Deus. Como exemplo, vemos Moisés que queria ver a Deus de qualquer maneira e de tanto buscar, Deus disse a ele que ninguém poderia ver a Deus, porém Moisés poderia ver através de uma fenda na rocha, pois do outro lado Deus passaria e quando Moisés fez isso, Deus colocou a sua mão para ele não O ver. Como conseqüência disso, quando Moisés foi chegando ao seu povo, o seu rosto resplandecia que teve que ser coberto por muito tempo – a Glória era tamanha, que ninguém conseguia olhar para ele. E também, Deus queria que Moisés fizesse a tenda (tabernáculo) conforme a Sua medida e assim foi feito, então Deus habitou com sua presença – temos que ter as nossas atitudes (sacrifícios) conforme o modelo de Deus (Modelo Jesus). Na nossa igreja NÃO tem imagem nenhuma, mas as pessoas querem ver Deus em alguma coisa, então elas olham para nós cristãos (pequenos cristos).
4-     LAVAR O ALTAR COM MUITA ÁGUA. No verso 34, Elias lava o altar várias vezes com muita água, o que é contrário à resposta esperada de Deus: FOGO. É contraditório lavar com água em abundancia, molhando tudo, quando se espera fogo. Sabemos que água é a Palavra de Deus e Elias usou muita água sobre o sacrifício a Deus. Quanto mais temos a Palavra de Deus em nossas atitudes, mais somos limpos para Deus agir e Ele age com fogo – Quanto mais Palavra de Deus, mais Deus age. A Palavra tem que falar comigo. Temos um exemplo maravilhoso quando Jesus foi junto com dois discípulos para Emaú e no final quando eles reconheceram o Mestre, comentou um com o outro: “Quando Ele falava, ardeu em nosso coração”. A Palavra de Deus tem que mexer contigo e causar transformação cheio de amor.
5-     PROVAR DEUS SOBRE O ALTAR. No verso 37, Elias pede a prova de Deus em seu sacrifício e eu digo que NINGUÉM FAZ PROVA DE DEUS SE SOUBER QUE TEM ALGO A DESEJAR. Não restaurou o altar, não fez o melhor, não consegue provar Deus (como também nos Dizimos e Primícias). Confiar em Deus aconteça o que acontecer e vemos outra demonstração disso no relato o rei Nabucodonosor e os três jovens que foram atirados na fornalha ardente por não se prostarem à estátua do rei e a frase máxima foi: “Cremos que Deus pode nos livrar da morte de fogo da fornalha, porém se Ele não quiser, mesmo assim não o abandonaremos”.
6-     DERRAMAR A GLÓRIA DE DEUS SOBRE O ALTAR. Isso é a presença de Deus sobre suas atitudes (sacrifícios). O manifestar de Deus tem que estar sobre o altar de sua vida (casa, ministério, etc.). Veja que por causa de um só homem (Elias), Deus veio. Se teu altar estiver edificado como no modelo de Deus, Ele se manifesta SEMPRE.
7-     NO ALTAR RESTAURADO, TODOS VEÊM. Elias em seu coração voltado para Deus, atraiu a atenção de uma multidão, que declararam: “O Senhor é Deus e somente Ele é Deus”. Qual tem sido a nossa atitude para que os outros vejam?
Escrito por Ap. Renato Machado    

Faz um milagre em mim - Regis Danese





Senhor amado Deus
Permita-me  entrar em tua presença
atentai teu olhar misericordioso a mim
Abro meu coração e te convido a entrar
faz morada definitiva Senhor

Preciso de Ti
Coloco minha vida no teu altar
como tudo que e tudo que tenho
é tão pouco, e tão deficiente...
sei que me aperfeiçoará
fará em mim a boa obra

Senhor
são tantas as minhas fraquezas
inseguranças e erros
são tantas as necessidades de acertos
sei que andar sozinha eu não consigo
conto Contigo a guiar-me
a segurar-me diante dos abismos
espero em Ti nas decisões a tomar

 Perda-me pelo que sou e faço
quero ter o coração contrito
 a alma submissa
o espírito  adorador
molda-me segundo teu querer
sempre pra glorificar-Te

Obrigada
por Teu amor incondicional
por Teu filho Jesus Cristo
por Teu Espírito Santo que nos conduz
pela promessa de salvação
pela Tua misericórdia de ter-me escolhido
por tudo que fez, faz e farás em mim
em nome de Jesus.
AMÉM

VALQUIRIA
♥♥♥