Tiago 5
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados

UM BELO CONTO

"Sua janela esta suja? Havia uma mulher que adorava cuidar da vida dos outros e chamava seu marido pra ver os lençóis do varal da vizinha... olha lá querido como estão sujos encardidos... nossa ela nem lava direito... o marido ficava em silencio... no outro dia a mesma coisa... falava mal dos lençóis da vizinha e das roupas brancas... Um dia ela olhou e até esfregou os olhos e não acreditou no que via... comentou... milagre, a vizinha enfim aprendeu a lavar as suas roupas... o marido respirou fundo e disse... nada disso sua fofoqueira é que eu limpei A janela aqui de casa que estavam super sujas...E você??? Como estão as suas janelas???"
Janelas da alma, esta é a mensagem que irá mudar seu ponto de vista, alimente-se do atual maná que vem do céu para sua vida.

A PRIMEIRA JANELA DA ALMA: AS SUAS MÃOS

Sl 28:4 "Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles merecem".
Neste relato o salmista esta dizendo que Deus retribui segundo o que tem feito tuas mãos, ainda no salmo 24, vemos o salmista perguntar e responder: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade..." Isso me deixa preocupado, pois onde estamos metendo nossas mãos, pois das mãos temos o tato, e o tato é uma maneira de sentir. Hoje os cristãos estão perdendo o tato das coisas de Deus, estão metendo a mão em cumbuca que não conhecem.
As mãos que deveriam segurar a espada que é a palavra de Deus estão segurando sangue alheio, pedras para atirarem em irmãos mais fracos, ao invés de estenderem as mãos para ajudarem. Sim suas mãos são janelas da alma e estão sujas roubando a Deus, pois assim diz em Ml 3:8, roubará o homem a Deus, todavia me perguntais em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Estamos roubando a Deus e gastando do tesouro de Deus.

A SEGUNDA JANELA DA ALMA: SEUS OUVIDOS

Jr 38:20 – "Ouve, peço-te, a voz do Senhor, conforme a qual eu te falo; e bem te irá, e poupar-se-á a tua vida".
Quando damos ouvidos a voz do Senhor sempre iremos nos dar bem. Eu poderia citar várias passagens em que o próprio Deus chama o povo para que dêem ouvidos à sua palavra, pois isto é benção.
Hoje as igrejas não se preocupam mais em lavar as janelas de suas ovelhas. Sabe de uma coisa, quando chego em minha igreja respiro bem fundo, puxando pelas as minhas narinas o cheiro de minhas ovelhas, e assim consigo ver se algumas delas esta mal, estando com algum carrapicho. Pastores irresponsáveis. O meu desejo é que você comece a lavar a janela que são seus ouvidos, pois vejo que o povo esta atrás de uma mensagem de auto ajuda, ou uma mensagem de prosperidade, somente querem receber de Deus, mas não estão preocupados em dar nada a Deus. E o que dizer das músicas mundanas que andam cantando, cristãos que querem estar com um pé na igreja e outro no mundo e acham que vão entrar no céu, idiotas, Elias disse, até quando cochiareis entre dois Senhores? Se Baal é deus, sirva-o, mas se Jeová é Deus é a Ele que devemos servir. Sim, seus ouvidos são janelas da alma.

A TERCEIRA JANELA DA ALMA: SEU NARIZ

João 11:39 – "Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias".
Este é o relato da ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus, e quando o Senhor manda tirar a pedra, a irmã do morto está preocupada com o mau cheiro. Talvez fosse só isso que Marta conseguia sentir maus cheiros, e mais me parece um crente urubu. Hoje tenho visto um povo que não gosta de verdades, e se o pregador fala a verdade eles dizem: "esta mensagem não foi para mim".
Estão perdendo o olfato, já não conseguem sentir o perfume do Espírito Santo, e quando estão em um culto ficam insensíveis ao perfume que está sendo distribuído, suas narinas estão cheias de sujeiras, e não se preocupam em limpá-las.
Se você não está sentindo o perfume é que necessita de uma lavagem e esta mensagem veio para te ajudar a se livrar de sujeiras que te impedem de ser abençoado. Sim com toda a certeza seu nariz é uma janela de sua alma, e eu te pergunto o que você está cheirando? PECADO, cuidado sua janela está suja.

A QUARTA JANELA DA ALMA: SUA BOCA

Pv 18:21 – "A morte e a vida estão no poder da língua"... Este é um mistério que muitos cristãos ainda não perceberam, usam suas língua para ferir seus irmãos, igrejas que mais parecem um galinheiro de fofoqueira, bocas que foram feitas para louvarem a Deus estão servindo ao diabo.
Cuidado meu irmão, cuidado minha irmã, sua língua é semelhante a língua de Deus e não a língua de serpente, use ela como uma ferramenta para o reino de Deus.
Não bastasse, a palavra de Deus nos fala que a boca fala do que o coração está cheio. Agora eu te pergunto do que a sua boca anda falando? De sua boca só sai palavras torpes, palavrões, besteiras. Como você tem tratado aqueles que estão perto de ti? Com palavras que machucam? Cuidado!
Sim, a sua boca é uma janela para sua alma, e se sua janela estiver suja sua alma estará contaminada, por isso eu te convido a continuar nesta mensagem, mas lembre-se, sua língua pode dar vida e poder matar. O que sai de sua boca edifica ou está matando, cuidado, sua boca sem dúvida é uma janela de sua alma.

A QUINTA JANELA DA ALMA: SEUS OLHOS

Mt 6:22 - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz".
Esta janela talvez hoje seja a mais suja entre o povo de Deus, pois querem primeiro ver a novela, e depois sair para o culto, chegam nas igrejas atrasados e querem ser abençoados, idiotas, não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus, pois Deus não compactua com pecado, e seus olhos têm somente observado coisas pecaminosas, e seu corpo não é luz, mas trevas, pois estes são os verdadeiros cegos, estão na luz da igreja, diante da luz da palavra, recebendo a luz da oração do pastor, e não conseguem enxergar um palmo a frete do nariz.
Seus olhos estão contaminando seu corpo. Hoje o diabo não quer que os crentes saiam da igreja, para o diabo é mais negócio que ele fiquem dentro das igrejas, porém devem ficar contaminados, pois assim podem contaminar a outros ou matar alguns que tentem se opor.

CONCLUSÃO

Eu poderia falar muito mais sobre cada tópico, mas vou deixar que o Espírito Santo fale ao seu coração e te faça entender que quando se fala em Jesus vindo buscar uma noiva de vestes brancas, estamos falando de coisa séria.
Por isso eu te convido a pedir um banho no sangue do Senhor, um big de um belo banho no sangue do cordeiro que nos purifica de todo o pecado. Certamente eu não sei como estão suas janelas, mas deus sabe, e neste dia pedirei para que Jeová pegue a bucha que esfrega e remove a sujeira, que é o Espírito Santo, e o sangue do cordeiro e junto lavem as JANELAS DE SUA ALMA, mas você precisa se entregar aos cuidados do Senhor, então Ele fará de você uma outra pessoa.

 Autor: Pr. Alexandre Augusto