Chaves para descobrir a vontade de Deus

Um dos desafios para os cristãos em sua jornada espiritual é descobrir a vontade de Deus.
 Como teremos a certeza de que estamos fazendo a vontade de Deus?
  • Deus revela sua vontade através da Bíblia, onde descobrimos exemplos de pessoas que plenamente sabiam a vontade de Deus para suas vidas. Do estudo da Bíblia podemos conhecer o caráter de Deus, aprender e aplicar um processo prático para descobrir que Deus espera que:
 “Sejamos e façamos”
 Essas 2 palavras são importantes. A vontade de Deus primeiro envolve quem nós estamos nos tornando – maturidade de nosso caráter espiritual e emocional – e segundo o que estamos fazendo com nossas vidas.
 Pela Palavra, a pessoa que Deus quer é aquela que seja semelhante ao caráter de Cristo e que esteja se movendo para a maturidade espiritual
 Mais frequentemente vemos que o foco está no que se está fazendo , não no que está sendo.
A Bíblia fala claramente que Deus quer que demos frutos do coração, Ele não está preocupado com nosso ativismo.O ponto principal é: “Que tipo de pessoa nós estamos sendo?”
 Provérbios 3: 5-6 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”
II Timóteo 2: 21 “Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.”( Se foca no coração e no caráter )
  •  Se estamos conectados com Deus e crescendo na sua graça, Ele promete direcionar nossos caminhos e nos guiar para onde vamos dar os frutos que Ele tem esperado de nós.
 Procurar a vontade de Deus é a melhor e a mais sábia coisa que podemos fazer. Por que?
  •  Deus é capaz de ver o fim através do começo
Ele vê a destruição ou a vida que não podemos ver. Ele sabe as avenidas que abrirá com fenomenais oportunidades para nosso crescimento para sermos vasos de honra.
  • Deus é capaz de nos ajudar porque Ele nos criou e formou como somos.
Ele entende que somos únicos, nossa personalidade, nossas fraquezas. Vivendo a vontade de Deus poderemos cumprir o propósito pelo qual fomos criados.
  • Deus é capaz de nos guiar fielmente para altos propósitos.
Muitas pessoas vivem de forma medíocre, preferem a zona de segurança a arriscar altos propósitos. Fazem boas coisas, mas não conhecem o melhor de Deus.
  • Deus é capaz de remover impurezas e influências que podem nos destruir.
Quando buscamos a vontade de Deus, Ele vai revelando, de acordo com a nossa capacidade de suportar, o que não lhe agrada.
  • Ele é capaz de nos tirar de decisões e situações que podem diminuir nosso potencial.
Toda pessoa é criada com imenso potencial.
  • Deus é capaz de nos suprir com supernatural recurso que nos permita viver no Espírito.
 Tem um preço a pagar para descobrir. Pegue o caminho que é a Palavra para ir aprendendo a viver diariamente na Sua vontade, essa é a mais recompensadora decisão que podemos fazer.
 Para conhecer a vontade de Deus, devemos conhecê- lo. A Bíblia diz quem Ele é realmente e intimamente.
João 3:16 “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer náo pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 14:6 “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Romanos 10: 9-10 “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”
Apocalipse 3:20 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”
 Se você nunca conheceu o Senhor, saiba que Ele tem um maravilhoso plano para sua vida. Mas primeiro necessita dar seu coração a Jesus. Se não fez, pode fazer orando:
 “Jesus, admito que sou pecadora e necessito de perdão. Me perdoe por todas as coisas erradas que tenho feito. Eu acredito que o Senhor é o filho de Deus e que morreu na cruz por meus pecados. Acredito que ressuscitou da morte. Entre na minha vida. Perdoe meus pecados. Me faça uma nova pessoa. Eu te dou a minha vida. Obrigada por me salvar. Em nome de Jesus, amém.
 A Bíblia diz que agora você faz parte da família de Deus, um de seus filhos , você pode agora confiantemente ter a certeza que Ele irá te guiar numa linda aventura nesta vida e na jornada pela eternidade.
 VAMOS COMEÇAR !!!!!!!!
  Como conhecer a vontade de Deus?
 Como alguém poderia tentar explicar a maravilha das maravilhas que seria conhecer a vontade de Deus?
A verdade é que Deus tem na sua Palavra degraus que nós podemos ir subindo que podem nos ajudar a descobrir Sua vontade.
Vamos compartilhar 12 chaves que são princípio básicos que não podem ser negligenciados se queremos a direção de Deus.
I Coríntios 13:12 “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho mas, então, veremos face a face. Agora o conhecemos em parte, então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.”
(Podemos cometer erros porque ainda não conseguimos ver tudo perfeitamente.Nosso senso de direção pode estar contaminado pelo mundo, pelo pecado e pelo inimigo . Esta é a parte de estarmos vivendo num mundo caído.)
 1 CHAVE – A vontade de Deus é sempre confirmada na Palavra.
  • Os Preceitos da Palavra – Estão claramente definidos nas leis e instruções que Deus deu.
  • Os Princípios da Palavra – Pode uma particular decisão ou direção não estar especificada na Palavra. Pergunte a você mesmo se essa situação que está vivendo está nos preceitos de Deus ou é apresentada nos princípios aplicados através das histórias das Escrituras , que poderão ser para sua orientação.
  • As pessoais promessas da Palavra de Deus - Deus fala pessoalmente, mas devemos cuidar para que a nossa “inspiração” esteja dentro dos preceitos e princípios bíblicos.
 2 CHAVE – Obediência a Palavra e à sua Revelação.
Essencial para descobrirmos mais da vontade de Deus. Se não fazemos o que Ele já nos tem instruído, não devemos esperar que Ele nos de algo mais .Ele quer que sejamos, antes de fazermos.
 3 CHAVE- A vontade de Deus é entendida através da oração.
A oração vibrante, direta, consistente e persistente é essencial para conhecer a vontade de Deus. A oração sintoniza nosso coração com o de Deus. Jesus ensinou a orar.
Mateus 6: 9-10 “Vocês, orem assim: “Pai nosso, que está nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”
- Jesus orou no Getsemani para que a vontade do Pai fosse feita.
 4 CHAVEA vontade de Deus é descoberta através da ajuda das pessoas de Deus.
Características das pessoas que podem ajudar no processo de conhecer a Deus:
- Espiritualmente e emocionalmente maduras – são estáveis e que refletem o caráter de Cristo, objetivas dentro da Palavra, que tem verdadeiro amor e cuidado e compromisso ( seus conselhos são confiáveis).
 5 CHAVE – A vontade de Deus é descoberta através da sabedoria em utilizar experiências anteriores.
-O que a vida tem te ensinado?
-Onde você tem obtido sucesso no passado?
-Que erros voce tem cometido?
 6 CHAVE – Deus nos mostra sua vontade através da confirmação das circunstâncias e eventos.
Circunstâncias e eventos devem sempre ser vistos como uma luz de outros degraus necessários para a direção de Deus.
 7 CHAVE – Deus usa a influência da paixão pela santificação pessoal para nos ajudar a conhecer o que é o melhor.
É importante conhecer o que realmente amamos fazer e se há evidências de Deus ter abençoado esta paixão no passado. Devemos nos submeter a testes de afirmação e confirmação de Deus e dos outros.
 8 CHAVE – Descobrir a vontade de Deus requer paciência.
Muitas vezes este tempo de espera é realmente um tempo de teste. Deus está passando pela prova a condição de nosso coração. Ele está vendo se nos submeteremos a Ele quando não entendemos completamente tudo o que Ele está fazendo. Ele está trabalhando para construir nossa fé Nele.
 9 CHAVE – Descobrir a vontade de Deus nós devemos ter o espírito de gratidão, não de reclamação.
Tessalonissences 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
Muitos cristãos tem experimentado menos do melhor de Deus porque eles nunca confrontaram seu espírito de reclamação. Reclamar custou a uma geração inteira de Israelitas a entrada na Terra Prometida. Este é o custo para nós também.
 10 CHAVE – Descobrindo a vontade de Deus requer espirito de fé , não de medo.
Nossa fé necessita estar em Deus que nos ama e é bom. Ele sempre quer o melhor para nós.
 11 CHAVE – A vontade de Deus sempre involve “chamar para”, não “correr de”.
Deus não aprova a irresponsabilidade. Ele não se agrada de nossas escolhas quando são para correr de coisas designadas para nós, onde necessitamos amadurecer. Se essa é a nossa primeira motivação por mudança, este é um caminho errado.
 12 CHAVE – A vontade de Deus é afirmada na presença da Paz de Deus.
Uma da formas de sabermos que estamos dentro da vontade de Deus é termos Paz. Viver a vontade de Deus, não significa que vai ser fácil ou vai estar livre de problemas. De fato, muitas vezes a vontade de Deus nos leva a caminhos bem duros.
Colossenses 3:15 “ Que a Paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
- Deus quer que conhecemos a sua vontade. Se seguimos as chaves que Ele tem nos dado em Sua Palavra, podemos estar certos de que nos guiará.


 “Querido Senhor,
Eu sei que você me ama mais do que eu posso imaginar. 
Eu sei que sua vontade representa seu melhor para minha vida. 
Hoje eu oro para seu reino vir e sua vontade ser feita em minha vida. 
Me perdoe pelos erros no meu passado resistente a sua vontade. 
Eu escolho te seguir e cumprir os propósitos que o Senhor tem para minha vida.
Em nome de Jesus, amém.”

Posted in biblia, estudo by agnes at April 20th, 2010.





Mensagem: Voltemos ao Senhor – Nívea Soares