O chamado, disponibilidade e amor gerando missão.


1 Samuel 3:7–10

7 Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar Samuel pela terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem.

9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.

10 Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.


Quando criança, Samuel serviu no tabernáculo sob os cuidados do sumo sacerdote, Eli. Certa noite, Samuel recebeu uma revelação do Senhor na qual lhe foram declarados os julgamentos que recairiam sobre Eli e sua família por causa da iniquidade deles. Samuel contou a Eli sua visão, e Eli reconheceu que o Senhor havia falado por intermédio de Samuel. À medida que Samuel cresceu, o Senhor continuou a falar por intermédio dele, e as pessoas o reconheceram como profeta.

O nascimento de Samuel foi um milagre, sua vida foi um portento e sua morte, o fim de uma era. Samuel foi o maior profeta, o maior sacerdotes e o maior juiz do período dos Juízes. Sua mãe orou por ele antes dele ser concebido e ele tornou-se um homem de oração. Sua conduta foi irrepreensível. Jamais deixou de exortar o povo e até mesmo de confrontar o rei. Nas turbulências da nação, nunca se esqueceu de orar pelo povo. Ninguém, jamais, conseguiu encontrarem sua vida qualquer brecha para acusá-lo ou desmerecer seu ministério.

...

Nenhum comentário: