Você sabe quem substituiu judas no grupo dos 12 apóstulos? O Espírito Santo ajuda na escolha.

Estrelas

A importância de ser cheio do Espírito Santo

Após Jesus entregar Sua vida na cruz do Calvário para a redenção da humanidade, Ele ressuscitou e apareceu para os discípulos, comissinou-os a pregar as boas-novas de salvação e enviou o Espírito Santo, o Consolador, para que não ficassem órfãos nem desamparados após Ele ter voltado para junto do Pai.
Contudo, muitos cristãos não aproveitam está bênção para trilhar um caminho reto e triunfante na presença do Senhor. Preferem agir sob os próprios impulsos e esforços, achando que ser cheio do Espírito Santo é apenas confessar o nome de Jesus como único e suficiente Salvador.
É preciso muito mais que isso para ser cheio da presença do Espírito de Deus. Não basta falar em línguas estranhas ou freqüentar os cultos semanalmente. O Senhor espera mais de cada um de nós para revestir-nos com seu poder. Ele deseja que nos tornemos semelhantes a Cristo em nossa maneira de pensar, sentir, falar e agir .
Isto é um processo contínuo, um exercício diário, que visa à santificação e ao crescimento espiritual. Todos os dias somos chamados a despir-nos dos velhos hábitos e assumir a posição de novas criaturas, de filhos de Deus, tendo Jesus como referencial. Só que não podemos fazer isso pelo nosso próprio conhecimento ou poder. Dependemos do agir do Espírito Santo para alcançar este propósito, porque só aqueles que querem ter uma vida sob o controle de Deus é que alcançam as promessas do Senhor em sua totalidade. É hora de ser cheio do Espírito Santo.
Deus, em cumprimento à Sua promessa em Joel 2.28,29 e em Ezequiel 36.26,27, enviou Seu Espírito para habitar em cada pessoa que aceitou Cristo como seu Salvador e Senhor (ver Atos 1.8; 2.1-11). É pela ação do Espírito Santo que o homem é convencido de pecado, de justiça e de juízo, arrepende-se e é santificado, produzindo o fruto do Espírito —que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22,23 ARA) e recebendo dons espirituais e ministeriais, para o crescimento e a edificação dos membros do Corpo de Cristo.
O Espírito Santo é o agente responsável pelo novo nascimento, o nascimento espiritual, a regeneração do ser humano, a transformação deste em nova criatura feita à imagem e semelhança de Cristo, para tornar-se, como Ele, um filho de Deus (ver João 3.5; Tito 3.5). Em outras palavras, é o Espírito Santo quem inspira, aconselha, dirige e consola o cristão. É Ele quem deve operar em nós tanto o querer como o efetuar segundo a boa vontade de Deus (Filipenses 2.13).
Foi pela ação e inspiração do Espírito Santo que os profetas veterotestamentários falaram e agiram, revelando aos homens a mensagem e a vontade de Deus, bem como é pela orientação do Espírito que a Igreja de Jesus age e anuncia o Evangelho.


O Espírito de Deus agia na vida dos crentes do Antigo Testamento e também age na vida dos cristãos nos dias de hoje. Mas de uma maneira mais plena, pois não está mais restrito apenas àqueles que presidem sobre outros, mas a todos que fazem parte do Corpo de Cristo.
Entretanto, existe uma diferença entre ser habitação do Espírito e ser cheio do Espírito. Depois da conversão, o coração passa a ser templo do Espírito. Só que este deve ser o Senhor de tudo, com plena liberdade para operar em nós para a glória de Deus. Ele deseja que vivamos de forma transbordante com a presença do Espírito Santo. Só assim conseguiremos testemunhar com autoridade as boas novas à humanidade e sermos vitoriosos sobre o pecado, o mundo e o diabo.
O Espírito Santo é o nosso combustível, o nosso guia, o nosso intercessor! Podemos ser prósperos financeiramente e ter todos os bens materiais desejáveis, mas se não nos enchermos da presença do Espírito de Deus seremos como um carro sem gasolina. Não funcionaremos e não cumpriremos os propósitos para os quais fomos chamados.
Além disso, devemos ser cheios do Espírito Santo: 1) porque um lugar vazio pode ser mal ocupado, trazendo morte e destruição; 2) porque precisamos de amadurecimento espiritual para atingir a estatura de Cristo; 3) porque só uma pessoa cheia do Espírito Santo é mais do que vencedora e estará apta a encontrar-se com Cristo, quando Ele vier buscar a Sua Igreja.
Em suma, encher-se do Espírito é o segredo da vitória em todos os aspectos da nossa vida. O Senhor deseja que Seus filhos sejam cheios do Espírito Santo agora mesmo. Se não estivermos preparados e revestidos de Seu poder, dificilmente desfrutaremos as bênçãos divinas na terra e, muito menos, no céu, ao lado do Pai por toda a eternidade.
Para alcançar este propósito, a primeira coisa a fazer é ter o desejo de ser cheio do Espírito Santo (Mateus 5.6); é querer ardentemente ter comunhão com Ele, ansiar em ser controlado e fortalecido por Deus. Você quer ser cheio do Espírito Santo? Então busque isso.
(Mensagem extraída do livro A importância de ser cheio do Espírito Santo, do Pr. Silas Malafaia, publicado pela Editora Central Gospel)
Podemos escolher diversas maneiras para seguir a nossa vida, mas a melhor delas é viver de forma abundante com o poder de Deus. E o segredo para alcançar esta bênção está na admoestação do apóstolo Paulo, feita em Efésios 5.18: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5.18).


Resposta do título:Atos 1- 16 a 26.
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

fonte: pesquisa em diversos da net
fotos net.




Estrelas

12 comentários:

Penélope disse...

Que sejamos sempre cheios do ESPÍRITO SANTO!!! AMÈM!
Aprendo sempre que venho aqui.
Um abraço, Valquíria

Vanuza Pantaleão disse...

Amiga querida,
Que saudade de você!
O Espírito Santo não tem definição, Ele é o nosso consolo e conforto nos bons e difíceis momentos.
Como foi sua Páscoa?
Tive um probleminha técnico aqui no PC, mas já está tudo OK.
Te adoro, Val!!!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Valquiria.

É mesmo... Ele espera que tenhamos atitude cristã. Que vivamos na Cristandade, conforme os seus ensinamentos e exemplos.

Um grande abraço.

Sylvia Rosa disse...

Oi Val!!!
Passo e deixo meu boa noite e gratidão pelo carinho da tua companhia...
Quanto a Judas sei que o próprio JESUS foi quem primeiro o perdoou, e ainda hoje o condenamos da mesma forma, quando referimos à atitude de alguém....
Bjs de luz p vc amiga querida!

Lau Milesi disse...

Olá Valquiria, como vai? Muito obrigada por esse momento. Lindíssimo, seu post. Realmente, o Espírito Santo é o nosso combustível.
Muito obrigada pela bela mensagem que você me deixou por ocasião da Páscoa e por sua visita ao meu blog.

Um grande abraço e boa noite!

ONG ALERTA disse...

O maior presente nos foi dado a vida, beijo Lisette.

tecas disse...

Que o Espirito Santo, sempre esteja connosco. É uma delícia ler os seus textos biblicos.
Tem muito amor para dar querida, Val.
Bjito e uma flor

Antônio Lídio Gomes disse...

Valquíria minha querida.
Precisamos deste alento para que prossigamos em nossas caminhada.
Voce com a ajuda de Deus vem fazendo isso também.
Beijos, u abraço.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga Valquíria.

Passei para lhe dar um abraço de boa noite.

Tenha um lindo fim de semana.

...Drika disse...

Oi Valquíria... desejo um ótimo mês de maio, cheio da presença de MAria e são José!
Gostei muito do seu espaço, há muito ensinamento, muitas coisas boas e bonitas, muita luz... grata por partilhar tudo isso!

Um abraço no seu coração! Sigamos sempre perto de Deus!

O Árabe disse...

O Consolador... sempre está conosco, quando dele necessitamos! Graças ao Universo. :) Boa semana, amiga.

Maria Marluce disse...

Olá, aqui estou. Adorei seu espaço. Cada linha percorrida um alento ao meu coração. Que Maria santíssima e o divino espírito santo te ilumine sempre. Sou devota de Nossa senhora da Conceição e no mês de maio só uso azul ou branco assim como o faço aos sábados. Então, que a imaculada conceição te proteja.