O PLANO DIVINO ATRAVÉS DOS SÉCULOS - Conheça as dispensações que Deus estabeleceu para Israel, à Igreja e para o mundo.

 

Estudo das Dispensações

(Plano Divino através dos Séculos)   

Para entendermos o que Deus projetou para a terra, para o homem e para os seres espirituais, precisamos entender as dispensações.    

O que são as Dispensações Bíblicas?A palavra ?dispensação? encontra-se quatro vezes no N.T. (Ef. 1:10; 3:2; 3:9; Cl. 1:25). A palavra grega é ?oikonomia?, da qual deriva-se a palavra ?economia?, que significa ?boa ordem na administração, na despesa de uma casa?. Originalmente dispensação significava a gerencia duma casa. (Casa= Oikos) No uso bíblico a dispensação representa a administração que Deus faz em Sua grande ?casa? universal, na qual estão ligados a Ele todas as inteligências, tanto homens como seres angelicais. O estudo das dispensações revela como Deus usa diferentes classes de povo em várias eras determinadas por Ele para alcançar Seus propósitos.

A Bíblia mostra três classes distintas de povo com os quais Deus tem relações: 1) O judeu; (Rm.9:4,5; Jo 4:22; Rm.3:1,2); 2) o gentio (Ef. 2:11,12; 4:17,18) e 3) a Igreja de Deus. (Ef. 1:22,23; 5:29-33; I Pd.2:9). (I Co. 10:32).
A interpretação correta duma determinada passagem dependerá de sabermos a qual desses povos Deus está falando. O texto e o contexto da passagem revelarão a resposta. Temos também três períodos do ministério de Jesus Cristo:
? 1) Como PROFETA > Desde o Éden até a Cruz. Dt. 18:18 Moisés predisse a vinda dum Profeta após dele que seria maior do que ele. Jesus passou por todo o V.T como o ?Anjo do Senhor? ou ?Anjo de Sua presença? (Gn.16:7-14; 22:11-18; 31:11,13; Ex. 3:2-5; 14:19; Jz. 13:2:25.
? 2) Como SACERDOTE > Desde a Ascensão até à Segunda Vinda, (Hb. 7:25; 8:1). Jesus Cristo é agora mesmo o nosso representante no céu, à direita da majestade Divina, onde intercede em nosso favor e ajuda o crente em suas fraquezas. (I João 2:1).
? 3) Como REI > durante o Milênio e em épocas Sucessivas. (Ap. 19:16). Durante mil anos de paz, Cristo reinará sobre o mundo, tendo Jerusalém por capital, onde ele estará estabelecido sobre o trono de Davi, Seu Pai. A Palavra também indica que a Sua regência jamais terminará, dizendo: ?...o seu reinado não terá fim?. Lc. 1:33.
As Escrituras revelam oito alianças entre Deus e os homens:
1) A Aliança edênica. (Gn 1:28). Condicionou a vida do homem no estado da inocência.
2) A Aliança com Adão, que condicionou a vida do homem decaído, oferecendo a promessa dum Redentor (Gn. 3:14-21).
3) A Aliança com Noé, que estabeleceu o principio do governo humano e assegurou a continuação da vida sobre o planeta. (Gn .9:1:17).
4) A Aliança com Abraão, que daria inicio à nação israelita e concedeu-lhe a terra da Palestina . (Gn. 12:1-3).
5) A Aliança com Moisés, que condena todos os homens ?porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus?. Rm. 3:23; Ex. 19:1-25.
6) A Aliança Palestínica, que assegura a restauração e a conversão final de Israel. (Lc. 26; Dt. 28:1 a 30-3).
7) A Aliança de Davi, promessa que se cumprirá em Cristo, o ?Filho de Davi?. II Sm. 7:16; I Co. 17:7; Sl. 89:27; Lc. 1:32,33.
8) A Nova Aliança, que assegura a transformação espiritual de Israel e de todos que crêem em Cristo, tornando-os aceitáveis a Deus.
AS SETES DISPENSAÇÕES
As Escrituras dividem o tempo, pelo qual podemos compreender o período global que começa com a criação de Adão e termina com o aparecimento do ?novo céu e da nova terra? (Ap. 21:1), em sete períodos desiguais, que chamamos de dispensações.
São eles: Inocência; Consciência, Governo Humano; Patriarcal; Lei; Graça e Milenial.
São períodos usados por Deus para mudança no método divino de tratar a humanidade, ou parte dela, no que se refere a duas grandes verdades: pecado e responsabilidade humana.
Cada dispensação pode ser considerada como uma prova para o homem natural e termina sempre em juízo, demonstrando assim o seu completo fracasso. Cinco dessas dispensações, ou períodos de tempo, já se consumaram. Estamos vivendo na sexta, cujo término, segundo tudo faz crer, acontecerá muito em breve. (Pode ser hoje). A sétima, ou a última, ficará para o futuro. ? É o Milênio.
1) O HOMEM EM INOCENCIA > Começou com a criação de Adão (Gn.2:7) e terminou com a sua expulsão do Éden. Adão, criado em inocência, ignorando o bem e o mal, foi colocado no Jardim do Éden com sua companheira, Eva, sob a responsabilidade de abster-se de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal.A Dispensação da Inocência resultou no primeiro fracasso do homem, sendo os seus efeitos os mais desastrosos possíveis.Teve o seu fim com o seguinte juízo: ?O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden?. (Gn 1:26; 2:16,17; 3:6; 3:22-24).
2) O HOMEM SOB A CONSCIENCIA > Pela queda, Adão e Eva adquiriram, e também transmitiram a sua descendência o conhecimento do bem e do mal. Isso proporcionou à sua consciência uma boa base para um julgamento moral correto, o que colocou a sua posteridade sob a seguinte responsabilidade ? fazer o bem e evitar o mal. O resultado da Dispensação da Consciência foi que toda a terra se corrompeu. Assim Deus terminou a segunda prova a que submeteu o homem natural com o seguinte juízo ? O Dilúvio. (Gn.3:7,22; 6:5,11,12; 7:11,12,23).
3) O HOMEM EM AUTORIDADE SOBRE A TERRA (Governo Humano) > Do terrível juízo do Dilúvio, Deus salvou oito pessoas, ás quais deu a terra purificada, com amplos poderes para governá-la. Noé e sua família receberam essa responsabilidade. A Dispensação do Governo Humano resultou na tentativa ímpia do homem em desejar tornar-se independente de Deus e terminou com o seguinte juízo ? A confusão das línguas. ( Gn. 9:1,2; 11:1-4; 5-8).
4) O HOMEM SOB PROMESSA (Patriarcal ou da família) > Dos descendentes dispersos daqueles que construíram a torre de Babel, Deus chamou um homem, Abraão , com quem fez uma aliança. Algumas das promessas feitas a Abraão e aos seus descendentes eram puramente graciosas e incondicionais e já foram, ou ainda o serão, cumpridas literalmente. Outras foram também feitas, mas o seu cumprimento estava condicionado à fidelidade e obediência dos israelitas. Todas as condições determinadas por Deus foram violadas, sem exceção de uma sequer, e a dispensação da Promessa ? patriarcal ou da família, resultou no fracasso da família de Israel e terminou com o seguinte juízo ? A escravidão no Egito. O livro de Gênesis que começa com estas palavras sublimes: ?No principio criou Deus?... termina com esta triste expressão: ?Em um caixão no Egito?. (Gn.12:1-3; 15:5; 26:3; 28:12,13; 13:14-17; Ex. 1:13,14).
5) O HOMEM SOB A LEI > Mais uma vez a graça de Deus vai auxiliar o homem desamparado e redimir o povo escolhido da mão do opressor. No deserto do Sinai, Deus lhe propôs o concerto da Lei. Em vez de humildemente apelar para que continuasse a relação da graça, o povo responde: ?Tudo o que o Senhor tem falado, faremos?. A história de Israel no deserto e em Canaã é um longo relatório de flagrante e persistente violação da Lei e, por último, depois de sem número de avisos, Deus termina a prova a que submeteu o homem pela Lei, em juízo.
Primeiramente, Israel, e logo depois Judá, foram expulsos de Canaã, sendo que a sua dispersão pelo mundo ainda continua. Um pequeno grupo voltou sob as ordens de Esdras e Neemias. Desse grupo, na plenitude dos tempos, nasceu Cristo: ?Nascido de mulher, nascido sob a Lei?. Tanto os judeus como os gentios conspiraram, levando-o à morte por crucificação. (Ex. 19:1-8; II Rs. 17:1-18; 25:1-11; At. 2:22,23; 7:51,52. Rm. 3:19,20; Gl. 3:10).
6) O HOMEM SOB A GRAÇA > A morte de sacrifical do Senhor Jesus Cristo introduziu no mundo a Dispensação da pura Graça, que quer dizer favor imerecido ou Deus dando justiça em vez de exigir justiça, como quando sob a Lei. A salvação perfeita e eterna é agora oferecida graciosamente, tanto ao judeu como ao gentio, sendo a fé condição única. (Jo. 6:29, 47: 5:24; 10:27,28; Ef. 2:8,9). O resultado predito desta prova do homem sob a graça é o juízo sobre o mundo incrédulo e uma Igreja apóstata (Abandona da fé). (Lc.17:26-30; 18:8: II Ts. 2:7-12; Ap.3:15,16). O primeiro evento no fim desta Dispensação será a descida do Senhor dos Céus, quando os santos que dormem serão levantados e, juntamente com os crente vivos daquele tempo, arrebatados ?a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor?. (I Ts. 4:16,17). Depois seguir-se-á o curto período chamado ? A Grande Tribulação?. (Mt. 24:21,22; Sof. 1:15-18; Dn. 12:1; Jr. 30:5-7). Finalmente dar-se-á a descida pessoal de Cristo à terra, com poder e grande glória. Então, haverá os julgamentos, que inaugurarão a sétima e ultima Dispensação. (Mt. 24:29,30; 25:31-46).
7) O HOMEM SOB O REINO PESSOAL DE CRISTO ? MILENIO > Depois dos juízes purificadores ligados à vinda pessoal de Cristo à terra, Jesus reinará sobre Israel restaurado e sobre a terra por mil anos. Esse período é chamado de Milênio. A sede do seu poder será em Jerusalém e os santos, incluindo os que foram salvos na Dispensação da Graça, isto é, a Igreja, serão unidos com Ele na Sua Glória. (At.15:14-17; Is. 2:1-4; Is. 11; Ap. 19:11-21; 20:1-6).
Mas quando Satanás for solto, ?por um pouco de tempo?, encontrará o coração natural tão inclinado para o mal como sempre e, com a maior facilidade ajuntará as nações que irão batalhar contra o Senhor e os seus santos. Esta Dispensação, como as demais, terminará em juízo. O Grande trono Branco será estabelecido e os ímpios mortos ressuscitarão, sendo finalmente condenados. Depois é que aparecerão ?o novo céu e a nova terra?. O começo da eternidade. (Ap. 20:3.7-15; Ap. 21 e 22).
Pesquisa: ?Maneja Bem a Palavra da Verdade?. C.I.Scofield; ?O Milênio?- João de Oliveira; ?A Verdade sobre o Milênio?- Thomas Ice e Timoty Demy; ?O Plano Divino através dos Séculos? Lawrence Olson; ?Escatologia Bíblica ? Antonio Gilberto. A Bíblia ? Diversas traduções.
Written by :

Também podemos buscar: 
Este estudo “Mapa Bíblico Escatológico ” foi elaborado tendo breves citações destas fontes de pesquisa: O Mapa Bíblico Escatológico, DPG, Idealizado pelo Pr. Célio Carlos Macêdo; O Mapa O PLano Divino Através dos Séculos elaborado pelo N. Lawrence Olson, em Lavras, Minas Gerais, Brasil (25/03/1943); O livro O PLano Divino Através dos Séculos, CPAD, N. Lawrense Olson, 25ª Edição/2002; A Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD, Revista e Corrigida Edição de 1995; O livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman, Vida, 28ª impressão 1999, traduzido por N. Lawrense Olson.
Elaboramos um compêndio contendo o estudo “Mapa Bíblico Escatológico”, e disponibilizamos uma compilação deste estudo em dois formatos de editoração eletrônica (1º - Apostila em Word/2003 / 2º A presentação em PowerPoint) e o seu acesso por meio da Web.
Pb. Adilson Yule - Rua Palermo nº 60, Bairro Jardim Italia - CEP 78.060.735 - Cuiabá-MT
www.conhecadeus.com.br e-mail: adilson_yule@hotmail.com  Fone: (65) 3052-3299  / 9981-5466



Capa / Verso - Mapa Bíblico Escatológico
00 - Eternidade Passada Apostila Apresentação
01 - A Sabedoria Apostila Apresentação
02 - A Criação das Hostes Celestiais Apostila Apresentação
03 - A Terra Original Apostila Apresentação
04 - Período das Eras Glaciais Apostila Apresentação
05 - A Terra em Caos Apostila Apresentação
06 - Águas debaixo do Firmamento (céus) Apostila Apresentação
07 - 1ª e 2ª Dispensações - Inocência e Conciência Apostila Apresentação
08 - O Diluvio Apostila Apresentação
09 - A 3ª Dispensação - Governo Humano Apostila Apresentação
10 - 4ª Dispensação Patriarcal - De Abraão a Mosés Apostila Apresentação
11 - A 5ª Dispensação da Lei - De Moisés à Cristo Apostila Apresentação
12 - O Ministério de Cristo - Apostila Apresentação
13 - De Adão a Atualidade - Apostila Apresentação
14 - A figueira (Israel) brotou - Apostila Apresentação
15 - A Grande Tribulação - Apostila Apresentação
16 - O Arrebatamento - Apostila Apresentação
17 - O Tribunal de Cristo - Apostila Apresentação
18 - As Bodas do Cordeiro - Apostila Apresentação
19 - Os Santos Comtemplarão a Glória de Deus - Apostila Apresentação
20 - A Volta de Cristo - Apostila Apresentação
21 - A Ceifa - Julgamento das Nações - Apostila Apresentação
22 - A Terra será purificada para o Milênio - Apostila Apresentação
23 - A 7ª Dispensação - O Milênio - Apostila Apresentação
24 - O Final do Milênio - Apostila Apresentação
25 - O Fim da Terra - Apostila Apresentação
26 - O Grande Trono Branco - Apostila Apresentação
27 - O Juízo Final - Apostila Apresentação
28 - A Nova Jerusalém - Apostila Apresentação
29 - A Eternidade Futura - Apostila Apresentação

12 comentários:

Phivos Nicolaides disse...

A mãe natureza bonito... Eu desejo um final de semana maravilhoso, repleto de felicidade, de coisas deliciosas de alegria e de muita paz.

tecas disse...

Gostei de conhecer o « Plano Divino através dos séculos», pelo Pr.Lineas Dominicamo. Porém, detentores da Verdade, é só mesmo Pai e Filho. Muito de lê, muito se escreve mas, os designos Divinos estão nas mãos do Espírito Divino, desde o ínicio da criação.Não leve isto como uma censura ou crítica.Creio no Espirito Supeior e no Deus que veio ao mundo para nos salvar, com a minha fé...sem as religiões criadas pelo homem. Bjito amigo, querida amiga Val.

Anônimo disse...

Valquiria: Gostei da postagem, mas há uma coisa para mim, é sagrada pode-se escrever muitas e muitas coisas sobre Deus e seu filho Jesus Cristo, mas a verdade disso tudo só Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo a que sabe, a ciencia vai até onde vemos com os nossos olhos ou seja o horizonte, a partir dai os teologos podem escrever muitas coisas e fazerem muitos estudos que nunca atingiram a verdadeira verdade de Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Ou acreditamos em Deus sem o ver ou não acreditamos, por isso a que está escrito que Jeus Cristo disse feliz daquele que acredita sem ver.
Beijos
Santa Cruz

Everson Russo disse...

Um domingo cheio de carinho e paz e uma semana de muitos acontecimentos bons....beijos e beijos e beijos.

helia disse...

Um texto interessante e útil pelas informações que transmite, a quem ,como eu ,as desconhecia ".
" Dispensações Bíblicas", é a 1ª vez que tomo conhecimento através do seu blog! Agora fiquei curiosa e vou tentar saber mais.Obrigada pela partilha.

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Valquiria, excelente blog. Estou aqui a baixar umas apostilas...Parabéns.Grande abraço!
Se gosta de poesias e vejo que gosta, passe por aqui... Luz e Paz!

Helenice Priedols disse...

Vim agradecer teu carinho, Valquiria. Belos dias pra ti.
Abraços.

PAZ e LUZ

Bia disse...

passando para desejar uma linda semana!

beijos!

Bia

Vinicius.C disse...

Olá!!

Seu blog é uma coisa... tanto para ler tudo que não sei, acredite aqui passo a saber!

Um beijo enorme espero sempre ve-la no Alma.

Nilson Barcelli disse...

Gostei deste plano...
Beijos, querida amiga Valquiria.

Daniel Savio disse...

Eu não sabia destes dados, mas são bons para nos situar num plano maior de Deus...

Fique com Deus, menina Valquiria Calado.
Um abraço.

Ana Tapadas disse...

Um plano para reflexão e vida recta.
beijinho