Queridos, hoje eu os convido a ler com carinho minhas humildes palavras, trago um pouco de mim, da força e do consolo que Deus me deu e dá, ouçam as musicas, demora eu sei, mas só por hoje façam, reflitam deste amor, se console se preciso, ou saibam como alguns andam por estradas doloridas, mas com a misericórdia do Pai superamos, e se estiver nestas condições, saiba, Deus é contigo, você não está sozinho. Abraços com meus afetos, tua irmã Valquíria.



Estou aqui pra falar de familia, do natal e de como comemoramos...
Relato minha experiência de natais: Costumávamos nos reunir pra comemorar, passávamos meses planejando o natal, discutíamos o cardápio, a decoração, os presentes, quem dos familiares viria e até como acomoda-los. Não pense que havia luxo, ostentação, nada que lembrasse os gastos superflos de hoje; Os brinquedos eram comprados em promoções, as roupas e sapatos também, compras mesmo deixávamos pra o inicio do ano, quando as promoções do estoque de natal, davam alegria em comprar, era quase outro natal. A comida era sempre simples, bolos feito no fogo de carvão, com brasas por cima, o peru tinha sido sevado durante meses pra tal ocasião, o vinho, minha nossa, era de qualidade barata, comprado em garafões grandes; Tinha a tia que fazia sempre rabanadas e uma torta de abacaxi, receita que levou, nunca deu a ninguém, ela gostava de fazer mistério, a tal torta famosa na familia, chama-se "a torta da tia Neta", disputada como ouro nas festas.
Era tanta alegria, claro tinha as famosas discusões familiares que davam assunto pra seis meses, mas até isso faz falta. O tempo como o vento, vem e vai, e aos poucos foi desfalcando os autores e astros desta peça, comedia da vida em familia; essa alegria, essa junção de sangue, essa comunhão, se foi no vento.
Num natal qualquer na arrumação da casa houve um acidente, perdi minha mãe, no meio de tantas perdas... foi o ano sem natal, voltamos do enterro e olhavamos os preparativos da ceia na mesa, prontos pra ir ao forno... o vinho gelando, a cortina na metade, as receitas separadas... não houve natal, não naquele ano.
Mas no seguinte, as crianças, os seres de coração puro, nos pediram o natal, voltamos aos poucos a faze-lo.
Entendemos que temos um compromisso com os que foram, temos um testimunho a dá, somos responsaveis pelo legado de amor, ternura de escrever uma nova história de familia, cada ano, cada experiencia de vida e de morte, é crescimento interior, muralhas de uma fortaleza que levantamos, isso depende de nós, e temos um ajudador o Espirito Santo de Deus, o Consolador que prometeu Jesus.
Escrevo estas palavras, com o coração cheio delas, não soube dizer o sentimento que sinto, mas desejo a todos que sofrem nestes dias, com lembranças, saudades, ou necessidades, que confie em Deus, você não está sozinho, estais coberto de amor do Pai, ganhas o maior presente o Filho, és herdeiro do  céu, dono da terra, e acima de tudo daqui, do que sentes, tens a obrigação de fazer feliz os que te cercam e a ti mesmo.
Hoje minha geração ocupa o lugar dos que se foram, dormem no Senhor, e como eles trabalhamos com o coração pra ensinar aos pequenos o valor da comunhão, o vlor de mesmo sangrando o coração, colocamos sorrisos nos rosto, sim eles esperam alegria, a festa do natal é alegria e comunhão, paz com o irmão, reconciliação, e o mais importante gratidão pelo Filho de Deus entre nós. Creia Ele só participará de sua ceia se houver amor, o banquete que Jesus espera encontra não é de comidas caras ou baratas, mais do deleite de amor, da fartura de comunhão, do vinho do Espirito Santo, Ele deseja que todos sejam fartos, porque esse banquete Ele já nos deu, é só compartilhar.


Amados eu não sei se consegui dizer tudo, mas deixo certo que "Podemos Todas as Coisas Naquele que nos fortalece", seu nome é Jesus!, o autor e consumador da vida, neste natal quando Ele chegar a sua porta, abra e o abrace, ele encherá seu coração do mais puro amor, da mais bela misericordia e de consolo que só nele encontramos. Deus abençoi a todos em nome de Jesus, beijos.      Feliz Natal.




25 comentários:

Daniel Savio disse...

Te entendo bem, é o clima de familia que permeia a época, de apesar das confusões, todos estão para o mesmo ideal...

Fique com Deus, menina Hanukká.
Um abraço.

Maria Rodrigues disse...

Amiga que maravilhosa mensagem de Natal.
Agradeço as suas mensagens e quero também desejar um Natal cheio de Luz, Amor e Paz para si e toda a sua familia.
Que Deus ilumine Hoje e sempre o seu caminho.
Beijinhos
Maria

Anônimo disse...

Valquiria: linda mensagem de Natal o natal é a festa da Familia, mas devia ser natal todos os dias Adorei ler este texto tão lindo. Voltei Depois de duas semanas cheias de emoções e alegria, com o meu retiro Espiritual a minha Ordenação de Diácono e o casamento do filho e o baptizado do Neto tudo está mais calmo para eu poder fazer as minhas visitas aos blog que sou seguidor. Desejo a ti e familia um lindo e Santo Natal.
Beijos
Santa Cruz

Don Juan disse...

Ola, obrigada pelo poema sobre o nascimento de Jesus e retribuindo , desejo-lhe um Bom e Santo Natal.

Beijo

Maria Rita disse...

Venho retribuir sua linda visita e também lhe desejar um Feliz Natal, que Jesus abençoe a ti e toda a sua família. Obrigada pelo carinho!

Beijos pra Ti

Braulio Pereira disse...

olá querida amiga

obrigado pelo seu carinho lá

lindo poema de amor e fraternidade entre os povos


FELIZ NATAL

abraço!!

Bia disse...

Puxa vida!Que lindo!Lhe desejo um lindo Natal, cheio de amor, ao lado daqules que ama e que te amam!!
Um beijo com meu carinho,
Bia

wcastanheira disse...

Sua página é muito interessante, gostei de passear por aqui, q DEUS renasça no nosso coração e possa ser uma realidade misericordiosa no coração da humanidade, pra vc minha linda bjos, bjos e bjosssssssssss

Janaina Cruz disse...

Val, eu fiquei encantada com seu blog, tão caprichadinho, tão cheio de luzes, dá vontade de sempre voltar, por isso, eis-me aqui, a seguir-te. :)

José Sousa disse...

Adorei seu post! Gosto de ler o que escrevem, pois só assim aumenta minnha sabedoria.
Tmbém gostei de seu blog. Parbéns.

Um abração.
Um Feliz Natal.

Maré Viva disse...

Que as bençãos dos céus caiam sobre ti também e toda a tua família, nesta época de Natal e em todos os dias do Novo Ano.
Teu coração é cheio de beleza.

Beijos de carinho.

Luna disse...

Não são faceis as perdas ainda mais quando acontecem em datas tão lembradas e a serem comemoradas, mas... quem parte vai continuar o seu aprendizado, não é porque não vemos que não existe, mas sei que não é facil, mas... o natal é a festa da familia e ela continua neste plano tridimensional, temos a obrigação de continuar a união na terra

um bom natal
beijinhos

Penélope disse...

Suas mensagens sempre tão profundas e belas!
Feliz NATAL e um NOVO ANO cheio de PROSPERIDADES, PAZ e HARMINIA em Cristo, NOSSO SENHOR.
Abraços, amiga

MEU DOCE AMOR disse...

Olá Valquiria:

Um belo texto de Natal,onde a família é importante.É o centro de tudo.Mas a Família são também os nossos"irmãos".E Esta Família é também de grande importancia para mim.

As pessoas que partem, entram numa outra dimensão.Nós ainda nesta permanecemos e devmos continuar com aquilo que os nossos ancestrais nos deixaram.E tenho a certeza que eles ficam muito felizes.

Peço desculpa pelas minhas ausencias, por causa do trabalho.Agora estou mais leve e venho visitar-vos a todos.

Desejo-te igualmente um Natal com muita Harmonia e um Ano de 2011 cheio de Paz e que transmutemos o negativo, para que pssamos juntos trilhar o caminho que nos abençoa a todos.E esse caminho é aquele que Cristo nos deixou...

Beijinho doce ,agradecendo as tuas amáveis visitas e esperando sempre o teu retorno envolto num bonito sorriso:)

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; o natal hoje perdeu o verdadeiro sentido e isso me deprime um pouco e principalmente porque é uma data que lembramos os entes queridos que se foram. Mas temos que superar e Deus é quem nos ajuda nesses momentos.
Deus lhe abençoe!
FELIZ NATAL! Boa semana! Beijos

Marilu disse...

As festas natalinas chegaram e mais do que nunca é hora de falarmos de paz, de vivermos em plenitude a mensagem de Cristo; Natal é sinônimo de família, de união de aproximação das pessoas,e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou. Tenha um lindo e abençoado Natal. Beijocas

Saozita disse...

Querida amiga Valquíria que linda mensagem de Natal, se enquadra e descreve muito bem na nostalgia dos tempos modernos, que desvirtuam a época e os motivos da celebração em família.
Hoje o Natal, parece ter perdido a magia de outrora, somos bombardeados pelos midia com apelos consumistas e extravagantes!
Antes eramos felizes com bem menos e o Natal era um dia mágico.
Tento fazer para que assim continue sendo em minha casa.

Querida amiga, um Feliz Natal para ti e para os teus, assim como um Bom Ano Novo, com amor, paz, harmonia e saúde.

Beijinhos com carinho e amizade.

Sãozita

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Valquiria querida!
Que postagem maravilhosa!

Lendo as novidades por aqui
e deixando beijinhos, abraços e um pensamento:

"Minha concepção do natal, seja ele à moda antiga ou mais moderno, é algo bastante simples: amar uns aos outros. Mas, pense comigo, por que nós temos que esperar pelo Natal para agir assim?" (Bob Hope)

★ ┊    ★ ┊┊   ★ ┊  ★ ┊    
┊   ┊ ☆   ☆┊ ┊     ★┊  
  ★ ┊    ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊ ☆ ☆ 
☆┊   ☆   ★ ┊    ★ ┊┊ ☆   
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊★┊ ★
☆┊ ☆   ★ ┊    ★ ┊ ☆
_______________☆
_____________☆★☆
____________☆★ ★☆
__☆_☆_☆_☆_★ ★ ☆ ☆ ☆ ☆☆
____☆★ ★ ★ _____ ★ ★ ★☆
_____☆★ ★ __,,★,,,__★ ★☆
_______☆★ __( ◡␣◡) __ ★☆
_____☆★ ★_ (")..(") __★ ★☆
____☆★ ★ ★ ______ ★ ★ ★☆
__☆_☆_☆_☆_★ ★ ☆ ☆_☆_☆☆
____________☆★ ★☆
_____________☆★☆
______________ ☆

BOAS E LINDAS FESTAS!!! Um 2011 espetacular!!!
Com carinho,
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas & um só coração!

Hana disse...

Valquiria, mesmo não tendo tempo de estar sempre ao seu lado nos post, admiro vc como ser humano lindo, sempre com posts como sementinhas a germinar o bem, conheço seu coraçãzinho, e hoje vim desejar o mesmo que todos, sem ser repetitiva mas já sendo, não esqueço da sua amizade 9 meses de blog e sempre vc e esta lá dando um palavravirnha de incentivo, por isso e e pela pessoa que vc é, desejo tantas coisas lindas pra vc neste Natal e no ano que esta chegando...sei que será especial do jeitinho que vc merece.
com carinho
Hana

Anônimo disse...

Um Feliz Natal cheio de Paz e Amor e que o Deus Menino nos conceda as maiores Graças Santificantes...

Um Ano de 2011 cheio de Felicidade, Saúde e Pão a todos que chamam por nós!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga.
Imagino o quanto você; e vocês sofreram essa perda.
Admiro a sua força e otimismo.
A vida parece um bolo gigante, onde vários ingredientes doces e amargos se misturam.

Feliz Natal e 2011 cheio de luz.

Um grande abraço.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Valquiria
Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Quando puder volte, vou gostar muito.
Te sigo
Bjux

O Árabe disse...

Profundas reminiscências, inesquecíveis lembranças. Belo e sentido texto, Valquíria! Boa semana, amiga; Feliz Natal!

Anônimo disse...

Querida amiga!

Feliz Natal

Feliz Natal

Chegou o Natal

Chegou Natal
Sem estrondos,
Sem alaridos
Nem algazarra …
Simplesmente chegou.
Com alguma timidez,
Envolto no acanhamento de um tempo
Que se faz ligeiro,
Embrulhado em mantos
Tecidos de muitas e cores.
Mas o Natal chegou.
Sem a intimidade de ontem,
Mas com a alegria das festas
E manifestações de “causas e coisas”
Lembrando a época, um tempo
O teu regaço.
Mas o Natal chegou,
Sem a solidariedade sábia de ontem,
Mas com a profusão de vontades
Voluntariosas
Briosas
E tão caprichosas…
Mas o Natal chegou
Com os sabores da tradição
Em mesa posta,
Toalha branca, alvura
Rabanadas, bolos de menina
Coisa fina.
Sonhos doces, formigos e mexidos
Em forno lento
E ao relento das vontades
Alicerçadas no tempero da solidariedade.
Bacalhau, batata, couve da horta
Agitação garrida,
Mimosamente tecida…
Desejada em cada porta.
Bolo-rei, filhós, vinho quente
Amor presente
Em cada rosto,
No mimo posto
Na tua chegada.

Mas o Natal chegou!

Natal de 2010
Maria José Areal

Beijinhos
.

sonho disse...

Desejo te um Santo e Feliz Natal na companhia dos que mais amas...
Beijo d'anjo