O Espírito Santo esta descendo agora Derramando tanta paz Em nossos corações...Conheça mais do Espírito Santo de Deus, e dos frutos que Ele produz.




Os Discípulos e o Fruto do Espírito Santo

Texto Bíblico: - Gálatas: 5:22-23 - Muitas vezes nós nos preocupamos muito com os dons espirituais, negligenciando a outra face da mesma moeda que é o fruto do Espírito. Ambos devem andar juntos, seguindo lado a lado, na mesma direção, simultaneamente. Caso não ocorra, algo está errado. Muitos valorizam apenas os frutos (obras) esquecendo-se dos dons. Outros dão ênfase somente aos dons, não se preocupando com o fruto. O discípulo de Jesus deve seguir os passos do Mestre, deixando-O guiar em todas as situações, sem nunca envergonhá-LO. Abaixo temos um cacho de uvas que é o amor, composto de oito uvas que oito são facetas desse fruto.
I - AMOR (ÁGAPE)
O amor é a base da vida cristã e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus é ágape, muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doação sem a preocupação da retribuição, do retorno. É o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (João:3:16) - É o amor altruísta, não egoísta nem egocêntrico, que ama até os inimigos. O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra. Não é sem motivo que o batismo no Espírito Santo é muitas vezes relatado e chamado de batismo de amor, pois literalmente ondas de amor nos invadem e nos impulsionam a um novo relacionamento com Deus e com o próximo. (Dádiva de Deus)
II - ALEGRIA.
Alegria é o profundo regozijo do coração, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfação no Senhor", independente das circunstâncias. Sua fonte está na graça de Deus. O discípulo pode ter momentos de tristeza, "...pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo" (Salmo: 30:5). Mesmo durante as mais duras provações, podemos experimentar a alegria.
Leia João:16:22 - A ausência de Jesus provocaria "Tristeza" nos discípulos, mas a sua presença lhes traria "Alegria". A nossa "Alegria" ninguém poderá tirar, pois temos em nós o Espírito de Jesus, o Óleo da alegria (Salmo: 45:7).
III - PAZ
Paz é uma atitude de serenidade, calma e força, tranqüilidade e quietude de espírito, produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações. Jesus nos prometeu essa paz; Ele disse: "A minha paz vos dou ..."Ela deriva de nossa perfeita confiança (FÉ) em Deus, guarda os nossos corações da ansiedade, vem pela palavra de Deus e devemos buscá-la.
Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confissão, mas o Espírito nos traz de volta com a oração de confissão e leitura da Palavra de Deus. Exemplo em Jesus:- (João 14:27 e 16:33).
IV - LONGANIMIDADE
Longanimidade é a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação. Provérbios 16:32 nos diz: A irritação, a ira, a vingança, são obras da carne opostas à longanimidade. Na linguagem popular, é ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, demoras e pecados. De acordo com Lucas 6:35
V – BENIGNIDADE
No verso acima (Lucas: 6:35) vemos que Deus é benigno até para com os maus e ingratos. A benignidade está associada à idéia de amabilidade, brandura, compaixão e misericórdia. (Leia Mateus:25:40) - Jesus disse que quando fazemos através do amor ágape manifestado na benignidade, desinteressadamente a um pequenino irmão, nós estamos fazendo Para o Próprio Jesus.
VI –BONDADE
Bondade é o carinho com que tratamos as outras pessoas, querendo sempre o bem dos outros, transmitindo a bondade e a misericórdia com que o Senhor nos tem tratado. No Salmo 23:6 - nos diz que certamente a Bondade e a Misericórdia me seguirão todos o dias da minha vida.
VII – FIDELIDADE
Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter cristão, caráter este que nos faz fiéis em tudo. Sendo o discípulo fiel no pouco, também o será no muito e sobre o muito será colocado (Leia Mateus 25.21). Esse fruto nos leva a sermos fiéis ao Senhor, ao próximo e a nós mesmos.
Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; entregando-os a Deus todo o nosso trato, acordo, negócios com próximo, e com os nossos compromissos financeiros, contribuindo com as causas justas e recuperação espiritual.
Fiéis com nós mesmos, não nos vendendo por preço algum, não abrindo mão dos valores espirituais da Palavra de Deus. (Leia Apocalipse: 2:10) - Os que permanecerem Fiéis até a morte, receberão a Coroa da Vida.
VIII – MANSIDÃO
Mansidão tem muito a ver com brandura e humildade. O discípulo cheio do Espírito abrigará também esse fruto em seu coração. Vemos na vida de Pedro claramente essa diferença, o Pedro impulsivo e até violento antes do Pentecostes, em contraste, o amável e submisso após. Também o Moisés de antes de ter uma experiência íntima com Deus, agindo de forma brusca e violenta, e após tornando-se o homem mais manso de toda a terra (Números: 12:3). A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.
IX - DOMÍNIO PRÓPRIO
Domínio próprio expressa autocontrole, autodisciplina, temperança e moderação. Devemos buscar no Espírito Santo forças para nos controlarmos. Para um rio violento gerar energia é necessário que seja represado, contido. Para usar-se um cavalo precisa-se antes domesticá-lo, doma-lo. Domínio próprio é o controle Total de nossas línguas, que muitas vezes afiadas e apressadas, nos levam a fazer o mal. Domemos nossa língua e domaremos todo o nosso ser.
Falemos somente o bem, desejando e confessando coisas boas e seremos bons. Nós recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a começar por em nós mesmos. Auto-controle no agir, no falar e alimentar-nos de palavras que edificam e não destroem.

CONCLUSÃO

Nós, discípulos de Jesus devemos dar lugar em tudo ao Espírito Santo, nas atitudes, nas palavras, nas ações e comportamentos. A vida cristã é um todo e somos conhecidos de Deus através dos nossos frutos. Toda árvore boa dá bons frutos. Mateus: 7: 15 a 20.
Através do amor ágape recebido de Deus exerceremos em harmonia os dons e o fruto do Espírito. "Convém que Jesus cresça e eu diminua", palavras de João Batista (João 3:30), e agora nossas também.

Referencias: 
Gálatas,5- 22,23.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.

João-3, 16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterno.

Salmo 30-5
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

João-3, 22
Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.

Salmo 45-7
Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.


 João 14-27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
e João 16-33
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Provérbios 16- 32
Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.

Lucas 6 - 35
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Mateus 25- 40
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Salmos 23 - 6
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Mateus 25- 21
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Apocalipse 2 -10
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Números 2-3
E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

Mateus 7- 15 a 20
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
João 3- 30
É necessário que ele cresça e que eu diminua.



Espírito Santo
O Espírito Santo esta descendo agora
Derramando tanta paz
Em nossos corações

O Espírito Santo sempre nos acalma
Nos momentos que passamos,
Pelas provações

O espírito santo é tão maravilhoso
Que renova a sua vida
Basta você crêr
Seu poder é tão divino e precioso
Que sentimos sua presença
Mesmo sem te ver

Guarda-me o pai
Com a unção do teu espírito
Sua palavra diz que eu sou mais que vencedor
Guarda-me o pai
Como a menina dos teus olhos
Seja o meu escudo
Minha proteção, meu salvador









 





***********************************************************
Valquiria Calado

15 comentários:

Armindo C. Alves disse...

Obrigado pela visita.
Estou na mesma sintonia. Ele é o meu guia. Com Seus ensinamentos traço o meu rumo e vivo os meus dias.

Abraços.

São disse...

Sabe que nos Açores existe uma enorme devoção pelo Espírito Santo?

Um sereno final de semana desejo.

Magia da Inês disse...

♥♥ Olá, amiga!
Passei para rever seu cantinho...e me abastecer de paz...
Bom fim de semana!♥
Beijinhos.
♥♥ Itabira
Minas ♥♥

✿ܓ ✿ ܓ Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ✿ ܓܓ ✿

MA disse...

Bella entrada de post amiga.

Mil gracias por dejar tu huella bloguera en mi blog , tu blog amigo.

Abrazos de MA.

Everson Russo disse...

Um belissimo final de semana pra ti amiga...beijos carinhosos.

Sonia Pallone disse...

Obrigada pela preciosa visita ao meu cantinho. Saio daqui, revigorada de boas energias. Bjs.

poetaeusou . . . disse...

*
que o Espirito Santo
derrame sobre nós
a tolerancia e o perdão, para que exista um mundo melhor !
,
brisas serenas, ficam,
,
*

Maré Viva disse...

"O Espírito Santo esta descendo agora
Derramando tanta paz
Em nossos corações"

Que assim seja para todo o sempre!

Marilu disse...

Querida amiga, tem um selinho no Devaneios para você, espero que goste. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

Penélope disse...

Amiga, tem um selo para ti, lá no Infinito.
Beijinhos

tulipa disse...

Muito obrigada pela ajuda que me deu com os problemas que tenho tido, mas...pouco consegui, porque não fui eu que criei o blogue e não sei mexer em nada.
Não sei que configurações foram criadas e infelizmente a pessoa que o fez já faleceu, uma sobrinha com 26 anos...ela é que me ajudava sempre.

O que conta é a sua intenção, fico-lhe muito grata.

Não entendo nada de 1ª emissão...

Bom final de semana.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para te deixar um beijinho com carinho.

Sonhadora

Anônimo disse...

O amor pode florescer
e dar frutos ou florescer
e perfumar a saudade...

Valquiria Cordeiro

BOM FDS e Beijos Meus!M@ria

Anônimo disse...

Boa dia minha querida.
Muito obrigado pela sua visita,seja sempre bem vinda.
Adorei seu blog,possui um brilho próprio e confesso: Deslumbrante.
Parabéns pela postagem.
Beijo grande e um lindo dia.

Canto da Boca disse...

Que bela forma de começar meu sábado, vindo aqui ler esses ensinamentos e receber as bênçãos do Espírito Santo!

Bons dias para ti!

Beijo!

;)